quarta-feira, abril 27, 2011

Jobs

O tema "No Jobs for the Boys" põe-me "pele de galinha" sinto-me obrigado a confessar.
Porque é um conceito sério, imbuído de bons princípios, e prioritário de aplicar estaremos todos de acordo.
Infelizmente foi exterminado pelo seu criador.
António Guterres.
Que o lançou, na melhor das intenções não o duvido, mas cuja prática posterior o descredibilizou por completo.
Porque o seu governo fez exactamente o contrário do preconizado.
Hoje falar disso não dá um voto.
Apenas associa quem fala a um conceito falhado.
Atentemos na realidade das coisas:
Portugal foi governado nos ultimos dezasseis anos pelo PS (treze anos) e pelo PSD+CDS (quase três anos) pelo que não é sequer comparável o número de nomeações politicas feitas por um e outro partido.
Pelo que se a máquina do Estado está enxameada de "boys" ( e está de facto) é justo que se refira a abissal diferença de responsabilidades entre os dois partidos na situação criada.
Responsabilidade e proveito bem entendido!
Naturalmente que se o PSD ganhar as próximas eleições, como Portugal bem precisa, deverá analisar a situação com prudência e não proceder a uma "limpeza" a eito dos nomeados "rosa" para os substituir pelos nomeados"laranja".
Sem prejuizo de se considerar que essa mudança será imperiosa em muitos lugares porque ninguém, a não ser que atingido por uma ingenuidade fatal, acredita que as politicas de um novo governo deverão ser implantadas, promovidas e defendidas pelos nomeados pelo velho governo.
Precisamente por isso entendo que é perigoso, e desnecessário,ressuscitar a terminologoa guterrista.
Porque para além de atirar um anátema injusto sobre os militantes do PSD (que são os que vão fazer a campanha eleitoral convém não esquecer...)ainda vai fragilizar aqueles que vierem a ser nomeados para funções de responsabilidade politica.
Porque já estarão classificados como meros "boys" antes de poderem provar a sua capacidade,competência e valor.
É uma questão de bom senso e de eficácia politica evitar essa anátema.
Creio que o essencial, para Portugal, é criar condições para que a Administração Publica tenha funcionários altamente profissionais,capazes de cumprirem as suas funções com competência,isenção,ética e sentido de serviço público.
Com regras de nomeação , retribuição e de promoção profissional claras.
É nisso, e em politicas de criar emprego para tantos portugueses sem trabalho,que se devem concentrar as preocupações do PSD em matéria de "Jobs".
Porque o resto é "chover no molhado".
E contribuir para o desprestigio de algo que já está suficientemente desprestigiado.
Depois Falamos

5 comentários:

luis cirilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
luis cirilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
luis cirilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vanda Menezes disse...

acho que tem razão. PPC está a ir por uns discursos que em nada o ajudam. nós militantes temos de ser respeitados porque somos nós que trabalhamos mais para as vitórias do psd. isso não significa que temos direito a lugares depois do partido ganhar. mas também não pode significar que por sermos militantes sejamos logo excluidos. para isso já bastam as listas de deputados

Tobias Torres disse...

é muito penoso ver o próprio presidente do psd a falar da mesma forma como o fez guterres. E a atirar para cima dos militantes do partido a cruz de serem boys e girls á espera de nomeações.
eu sou militante do psd e quero ajudar a ganhar eleições. mas não debaixo destas suspeições de que ando atrás de tacho. se o dr pedro passos pensa isto então que mande os independentes fazer a campanha.esses pelos vistos são os fieis depositários das virtudes. parabéns pela frontalidade do seu texto.