quinta-feira, abril 21, 2011

Sonho ou ???


Foto:http://oladov.blogspot.com
Publiquei, hoje, este artigo no jornal "Povo de Guimarães".

Vinte e dois de Maio é uma data presente no espírito, e nos sonhos, de todos os vitorianos face á confirmada presença do clube na final do Jamor.
Decorridos vinte e três longos anos desde a ultima presença, e já agora trinta e cinco sobre a penúltima, esperamos todos que á quinta tentativa finalmente seja possível trazer para Guimarães um troféu que nos vem escapando desde…sempre!
De facto é até algo estranho que sendo o Vitória o clube que é, com um brilhante percurso na história do futebol português, tenha uma relação tão “difícil” com a Taça de Portugal.
Quatro finais perdidas (com Belenenses, Sporting, Boavista e Porto), várias vezes eliminado nas meias-finais e o facto de ver clubes mais pequenos terem já nas suas vitrinas o troféu.
Bastará recordar que Braga, Beira-mar, Leixões ou Estrela da Amadora (depois de nos eliminar numa insólita meia final) já ganharam a Taça por uma vez enquanto outros como Setúbal ou Belenenses já repetiram os triunfos várias vezes.
Mas é esta a nossa história e é com ela que temos vivido.
Vem aí nova oportunidade.
E é sobre esse sonho, que todos esperamos não se transforme em pesadelo, que importa reflectir um pouco.
Tenho como absolutamente certo que por parte dos adeptos estão criadas todas as condições para que o Vitória tenha um apoio excepcional nas bancadas do estádio nacional dividindo-o ao meio com o outro finalista.
Bastará atentar no número de excursões que estão a ser organizadas por todo o concelho, fora dele, e até nas comunidades emigrantes para perceber que os adeptos cumprirão o seu papel.
Como aliás o fazem sempre.
Pelo menos nos momentos decisivos.
Falta o resto.
E o resto é a equipa e os responsáveis técnicos e directivos.
E sejamos claros: A equipa ao longo dos últimos meses pouco ou nada tem feito para corresponder ao apoio dos adeptos e para aumentar o grau de moralização e entusiasmo destes face ao Jamor.
Sucedem-se as exibições frouxas, os resultados desoladores, a perda de pontos absolutamente “impossíveis” de perder ao ponto de parecermos uma Santa Casa da Misericórdia dos mais fracos.
Desde Fevereiro, vai para dois meses, que o Vitória não ganhava um jogo da Liga!
Pese embora ter sido visitado por “potências” como a Académica ou o Setúbal.
Ou de se ter deslocado a casa de equipa “temíveis” como o Portimonense!
E para além das derrotas o que nos choca mais a todos é uma permanente (excepção á segunda parte com o Sporting) falta de atitude, um entrar nos jogos á espera de ver no que dão, um receio quase obsessivo de perder.
Sejamos mais claros ainda: Se não mudarmos de atitude, se não olharmos para o jogo do Jamor com outro espírito, receio bem que face á valia do Benfica (ou Porto) a final se transforme num pesadelo de onde sairemos todos com a moral de rastos.
E a equipa técnica, obviamente, tem as suas responsabilidades nisso.
Porque pese embora a existência de jogadores com lesões demoradas (João Alves,Maranhão, Edson) a verdade é que se desconhece qual a equipa base do Vitória tantas as mudanças de jogo para jogo.
Isto para além de “mistérios” como Targino ou João Ribeiro que passam de titulares indiscutíveis a presenças na bancada e regressam depois á titularidade.
Ou Douglas ostracizado durante grande parte da época quando o rendimento de Edgar deixava muito a desejar.
Já para não falar do empréstimo de William que foi para Setúbal marcar os golos que fazem falta cá. ~
Ou da sub utilização de Rui Miguel o único número 10
do plantel.
É preciso que Manuel Machado assuma um discurso mobilizador.
Que incentive os jogadores e moralize os adeptos.
Como faziam Marinho Peres, Quinito ou Cajuda.
E que se deixe de disparates como o dizer que estando apurados para a Europa tanto faz ficar em quinto ou em décimo primeiro! Porque não faz. Nem é compatível com os patamares de ambição dos adeptos e do clube.
Finalmente a direcção.
De onde vem sinais que também não animam ninguém.
No melhor ano de sempre, em termos de verbas entradas em transferências (Bébé, Assis, Moreno, Paulo Sérgio) assistimos á venda em saldo de Ricardo sob o pretexto de que era preciso pagar salários!
Em Fevereiro e sem hipótese de ser substituído.
Depois a dicotomia de discursos entre Emílio Macedo e Manuel Machado.
Com um a exigir (e bem) o quinto lugar e o outro a responder da forma atrás transcrita.
Denotando um indisfarçável mau estar entre eles que já não vem de agora.
Pode ter a ver com reforços que Machado pediu e não vieram, com reforços (???) que Machado não pediu e vieram (Tony,Crivellaro, João Pedro), ou com pressões de empresários para ser posto a jogar este ou aquele jogador sem que o grupo de trabalho tenha sido suficientemente blindado.
Não sei.
Sei é que este “clima” entre presidente e treinador em nada ajuda ao sonho do Jamor.
E a direcção tem uma especial responsabilidade em criar á equipa todas as condições de tranquilidade para terem sucesso nessa final de 22 de Maio.
Até para que os vitorianos sintam confiança, entusiasmo e se mobilizem ainda mais para a ida ao estádio nacional.
Porque a nossa História o exige e os nossos adeptos a merecem.

4 comentários:

The Blue Factory of Dreams disse...

Parece que aqueles que iam ganhar a Taça, afinal nem à final vão, levaram mais uma tareia condizente.

Em poucos dias, viram-nos ganhar o campeonato e elimina-los da competição que já tinham adicionado ao palmarés por antecipação, na sua própria casa.

É o FC Porto que estará no jamor, estádio que odeio, símbolo do podre centralismo deste país. Frente ao Vit. de Guimarães.

Tenho pena que o vitória chegue lá com esta direcção à sua frente, que vendeu a alma do clube para servir de bengala do benfica numa guerra ao FC Porto, isso impedirá que muita gente de parte a parte não tenha um clima de respeito que podia e devia imperar.

O FC Porto obviamente é favorito, mas cá não se canta de galo antes do jogo acabar, como hoje se mostrou só no fim se fazem as contas.

O Vitória tem uma grande vantagem que é de poder preparar com maior folga esta partida, se o FC Porto for à final da Liga Europa, chegará a esta final de Oeiras com pouco mais de 2 ou 3 dias de descanso.

Pode ter a sua influência.

uma final é uma final. 90 minutos, onde tudo pode acontecer, do lado do vitória será o jogo de uma vida para muitos dos jogadores.

Já agora, como remate, o FC Porto ofereceu-vos a cerejinha de poderem participar na Supertaça do próximo ano.

É uma final mais para o curriculum, não é que merecessem ;), mas é um presentinho bem jeitoso para essas gentes que farão concerteza mais uma bela deslocação seja onde for essa final.

Aveiro, Coimbra,...por aí

luis cirilo disse...

Caro Blue Factory:
Uma final é uma final e por isso só no fim se farão as contas. E nesses tipo de jogos nem sempre o mais forte ganha como se viu ainda ontem no Barcelona-Real Madrid.
Espero que as desavenças directivas não se transmitam aos adeptos e que possamos ter uma verdadeira festa do futebol no Jamor. Estádio pelo qual também não tenho qualquer simpatia.
Por mim a final seria num estado nortenho. Há vários com capacidade para isso.

Anónimo disse...

Porque ironiza dois históricos do futebol nacional como a Académica ou Vitória de Setúbal?

Caro Luis, podia ser um pouco mais modesto, já que estes clubes têm mais Taças que o tão falado Vitória de Guimarães...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Longe de mim a ideia de ironizar com dois clubes, Académica e Vitória de Setúbal,pelos quais tenho todo o respeito e considero históricos do nosso futebol.
Tomara eu que o Vitória tivesse o palmarés do Setúbal que já ganhou taças de Portugal,já ganhou a taça da liga,já ficou em segundo lugar no campeonato.
Ou a Académica primeira vencedora da Taça (esbulhada de outra em 1969 por questões políticas)e quetambém já foi vice campeã.
Agora a realidade mostra que esses clubes tem estado sempre abaixo do Vitória em termos classificativos,em número de adeptos,em médias de assistência.
E por isso apenas os considero num patamar inferior ao Vitória.