domingo, junho 18, 2006

Super Homem - O Regresso


O maior dos super herois esta de regresso ao cinema.
Quase 30 anos depois do inicio de um conjunto de filmes em que o Homem de Aço foi interpretado por Christopher Reeve,surge agora,prestes a estrear nas salas uma nova versão.
Desta vez tendo como actor principal,e as comparações vão ser inevitáveis,um quase desconhecido Brandon Rout.
O futuro dirá se esta nova serie vai ,ou não ,ser melhor do que a anterior.
Recordo-me bem de ter assistido ao primeiro filme,ai por 1978,numa sala de cinema que hoje ,como tantas outras,já não existe.
No Porto,no cinema Trindade ali bem perto da Cãmara Municipal.
E também me recordo do encantamento que o filme provocava pela verosimilhança com a realidade,pelos avançadissimos(para a época) meios técnicos com que foi realizado,pela sensação de que o Super Homem ...voava mesmo.
Sou de uma geração que,á falta dos entretenimentos variados que os miudos de hoje tem,dos telemoveis ás play stations,dos mp3 as consolas de jogos,tinham o seu universo de diversao centrado numas futeboladas,nuns brinquedos rudimentares comparados com os de hoje e na leitura de banda desenhada.
Bom não seria tão redutor assim,mas era muito dentro disso.
Cresci a ler o Super Homem,o Batman,o Flash,o Aquaman,O Quarteto Fantastico,o HomemAranha,o Demolidor,o Hulk,a Liga da Justiça,a Legiao dos Super Herois,o Arqueiro Verde,o Lanterna Verde,o Capitão América,etc,etc,
Primeiro a preto e branco,depois a cores,em revistas vindas do Brasil e que tinham grande saida até no mercado das ..."usadas" !
Ainda hoje guardo centenas dessas revistas,ainda hoje gosto de as folhear e recordar os momentos de prazer e entretenimento que ao longo dos anos me proporcionaram.
Mas admito que para mim,na altura miudo de 9,10,11 anos,o Super Homem era o máximo.
O Super Homem,o Superboy,a Supermoça e Krypto o Super Cão.
E os seus tenebrosos inimigos,Lex Luthor e Brainiac á cabeça,que ele vencia sempre fossem quais fossem as dificuldades,fossem quais fossem os obstaculos.
O universo do Homem de aço,seus amigos e inimigos,a sua origem desde o Planeta Krypton até á chegada a Terra,os seus primeiros anos como Superboy,a transição para adulto e passagem a Super Homem povoaram a minha infância de grandes momentos de leitura e imaginação.
E afinal,sejamos francos,quem não gostaria,em qualquer idade,de ser o Super Homem ?
Depois Falamos

Sem comentários: