terça-feira, junho 13, 2006

Populismos...

Muito por força de alguns estados de alma que se foram,artificialmente,criando contra algumas formas de fazer politica da nossa praça,resolveram os bem pensantes tipo Pacheco Pereira,Vicente Jorge Silva,Miguel Sousa Tavares e quejandos,estigmatizar aqueles que consideravam como politicos populistas.
Importará referir que os estigmatizantes,os tais cromos repetidos de todos os telejornais,programas de opinião politica,grandes debates e afins (tipo esse inacreditável "Prós e Contras") nunca na vida ganharam ums eleição em que tivessem ido com a sua a cara a votos.
Se é certo que Pacheco Pereira,por exemplo,ja em tempos foi presidente da distrital de Lisboa (o que hoje deve considerar como uma mancha no seu curriculum !!!) a verdade é que foi positivamente levado ao colo até ao cargo.
Ainda hoje,em Lisboa,há quem se lembre bem da história !
Mas de resto,a verdade é que esses e outros comentadores,a que não foge o omnipresente Professor Marcelo,nunca na vida ganharam uma eleição.
Podem não ser populistas,mas o que não são certamente é populares !
As pessoas até podem gostar muito de os ver na televisão é certo,agora votarem neles para cargos que tenham a ver com o seu dia a dia isso é que nunca.
O que não deixa de ser uma deliciosa ironia.
Vem isto a propósito do mais populista dos politicos portugueses da actualidade,Josè Socrates,se ter apresentado em Colónia antes do Portugal-Angola no mais puro estilo "blasé",de camisinha aberta e declarações politicamente correctas acerca do jogo,de uma forma que enquanto português me desagradou muito.
Desde logo porque estando lá como primeiro ministro de Portugal,já que não se respeita a si próprio devia ao menos respeitar o cargo para que foi eleito e que ali estava a desempenhar.
Não me parece que um primeiro ministro,ainda por cima no estrangeiro num acto em que está Portugal,se deva apresentar de forma tão negligente.
Nem me parece que as declarações sobre um jogo em que participa a selecção nacional devam passar para além de uma clara manifestação de apoio á nossa equipa independentemente de quem é o adversário.
Veja-se aquilo que poucos momentos antes tinha declarado Durão Barroso (que estava lá como presidente da comissão europeia !) e compare-se.
Mas os socialistas portugueses tem essa irreprimivel tentação de se porem de cócoras perante Angola e o seu ditador,que vem de trás,e não tem emenda.
Estilos...
Depois Falamos

Sem comentários: