sexta-feira, junho 30, 2006

Um Tique Soviético



Tem sido minha orientação escrever muito,mas mesmo muito,pouco sobre a vida politica de Guimarães.

Desde logo porque é dificil escrever sobre...nada e em Guimarães,politicamente falando,não se passa mesmo nada.

Por outro lado,considerando os protagonistas existentes,nomeadamente na minha área politica,considero que estão perfeitamente á altura de a representarem no contexto atrás referido.

Ainda assim,aqui e ali,gosto de dizer alguma coisinha,mais que não seja,para me ir mantendo actualizado.

Foi assim que tomei conhecimento,sem surpresa porque em Guimarães já nada me admira,vagamente divertido de uma proposta do vereador da CDU,e director do Vitória,para retirar o nome dos gémeos Castro á pista de atletismo,a propósito de (mais)uma transferência mal explicada de um jogador junior do clube para o Chelsea.

Transferência,aliás,por confirmar !

Só numa terra em que nada acontece podia suceder semelhante "fenómeno";desde logo porque ninguém percebeu se na reunião de Cãmara o vereador falava como...vereador ou como director do Vitória.

O que em si já me parece uma mistura perigosa.

Depois porque,evidentemente,é um assunto com o qual a Câmara nada tem a ver.Desgraçado do municipio,deste ou de outro qualquer,se cada vez que uma instituição nele sediada em conflito com outra instituição da sua área de actividade quisesse fazer da autarquia parceira na resolução do mesmo.

Não lembrava ao diabo,lembrou ao verador da CDU !

Mas depois percebi de onde veio a ideia: o vereador da CDU fez grande parte da sua formação na(felizmente) extinta União Soviética, anterior á perestroika.

Onde era comum reescrever a história,retocar as fotografias,mudar nomes de ruas e factos da história,sempre ao serviço da verdade oficial,do marxismo-leninismo,da justiça revolucionária e da educação ,pelas massas,dos contra revolucionários.

Dai que esta ideia de retirar o nome á pista de atletismo mais não terá sido que um emotivo momento de nostalgia por um passado que não volta.

Sorte terão tido os gémeos Castro na punição revolucionária sonhada; noutros tempos havia sempre uma Sibéria á espreita...

Depois Falamos

1 comentário:

Rui Miguel Ribeiro disse...

Parabéns! É sempre bom ler um texto que retira ao Comunismo a áurea da curiosidade arqueológica simpática e inofensiva com que se vai branqueando os incontáveis crimes cometidos em seu (do Comunismo) nome!
Felizmente, o Comunismo não constitui hoje uma ameaça, mas enquanto nos lembrarmos da sua verdadeira natureza não correremos o risco de o ver regressar das brumas da História.