segunda-feira, junho 26, 2006

Festa Total



Portugal,mais uma vez á boleia do futebol,está em festa.
Num dos jogos de maior sofrimento,pelo menos no ...sofá,de que temos memória,a selecção soube resistir bem ás várias adversidades que lhe foram aparecendo e conseguiu uma brilhante vitória sobre a "vitima" do costume.
Desde logo fez por merecer.
Jogou quando era de jogar,sofreu quando foi tempo disso e soube compensar erros próprios (meu Deus Costinha,que burrice...) e alheios com um estoicismo e um espirito de equipa á prova de tudo e de todos.
Desde logo de uns holandeses completamente desprovidos de qualquer noção de fair play e de desportivismo.
A agressão a Ronaldo,aquele pormenor inqualificável que viria a dar origem ao primeiro amarelo a Deco e as constantes quezilias provocando os jogadores portugueses mostraram uma Holanda de cabeça perdida.
Por outro lado,num jogo com 16 amarelos e 4 vermelhos,viu-se um arbitro perdido no meio da confusao,que curiosamente esteve bem em 3 das 4 expulsoes e mal nalguns amarelos (o 2º de Deco foi excessivo),perdoou o vermelho directo ao "caceteiro" que lesionou Ronaldo,mas em bom rigor também Figo podia ter sido expulso e Costinha antes do 2º amarelo já tinha feito bem por o merecer.
Agora a Inglaterra.
Nesta fase já não há por onde escolher; vão juntar-se as 8 melhores selecçoes do Mundial e portanto o que resta a cada uma delas é dar o seu melhor.
No caso especifico de Portugal,vai defrontar um adversário com quem não se tem dado mal nos ultimos anos e daí que parta,pelo menos,com alguma confiança de que mais uma vez poderá ser assim.
Motivo de preocupação ,e grande,será a ausência de Deco,já que Costinha tem a substituição bem acautelada por Petit.
Tendo a Inglaterra no centro do terreno o seu ponto forte (Lampard,Beckham e Gerrard) o 20 de Portugal vai fazer muita falta nessa zona nevralgica do terreno.
Uma coisa é certa; jogarão 11 contra 11 (esperemos que o jogo todo) e quem substituir Deco saberá estar á altura daquilo que lhe for pedido.
Para já,num Pais em que a noite foi uma festa imensa,vamos gozar este apuramento para os quartos de final.
Depois Falamos

2 comentários:

Rui Miguel Ribeiro disse...

Realmente não parece o Cirilo que eu também conheço, mas há sempre um momento em que a realidade nos entra pelos olhos e nos obriga a admiti-la. O Costinha é um erro de casting e o Petit fez uma excelente época e merece o lugar.
Parabéns Luís!

Luis Cirilo disse...

Fico muito satisfeito por numa frase ter feito dois amigos benfiquistas tão felizes.
Aproveitem,não é todos os dias...