sexta-feira, maio 21, 2021

Selecção

São estes e não outros pelo que é a estes que temos de apoiar e desejar a melhor das sortes na defesa do título europeu brilhantemente conquistado em França.
Dito isto apenas alguns comentários aos escolhidos: Para a baliza nada a opôr porque Rui Patrício e Anthony Lopes dão todas as garantias e Rui Silva é um jovem talentoso. Pessoalmente teria preferido Bruno Varela porque fez um grande campeonato a jogar em Portugal e isso também devia merecer alguma atenção.
Na defesa o reparo para serem convocados apenas três centrais (um com 37 e o outro com 38 anos) todos eles depois de épocas muito desgastantes. Faria todo o sentido um quarto jogador para a posição e aí Rúben Semedo poderia ser a opção. Tal como Paulo Oliveira.
Nas laterais Cancelo é indiscutível mas Nélson Semedo não fez época que o justificasse.
Preferia Ricardo Esgaio ou Diogo Dalot que fizeram excelentes temporadas.
Ou Ricardo Pereira que teve uma lesão grave mas está recuperado e deu um bom contributo para a grande época do Leicester.
Do lado esquerdo Guerreiro é indiscutível mas Nuno Mendes é claramente prematuro.
Grande potencial, grande época no Sporting (nas provas nacionais...) mas é claramente um "produto" inacabado que mistura grandes jogadas com ingenuidades gritantes, más decisões na hora de soltar a bola e posicionamentos defensivos errados.
Na maioria dos jogos do nosso campeonato isso resolve-se mas perante França e Alemanha pode não se resolver.
Mário Rui teria sido aposta mais segura.
No meio campo espanto pela convocação de William Carvalho que teve uma época muitíssimo discreta no Bétis. Com Rúben Neves, Danilo e Palhinha torna-se completamente supérfluo. Nos restantes médios estou de acordo.
Na frente creio que Ronaldo, André Silva, Digo Jota, Gonçalo Guedes e Pedro Gonçalves são indiscutíveis mas discordo por completo de Rafa e Félix.
Rafa não será titular e poderá ser chamado num ou noutro jogo para jogar 20/25 minutos e tentar desbloquear defesas sólidas através de cruzamentos mas nessa matéria, e por esse período de tempo, Ricardo Quaresma é muito melhor e continua a ser o jogador português que melhores cruzamentos efectua.
Com ele a cruzar e tendo na área Ronaldo, André Silva, Diogo Jota, Portugal poderia beneficiar muito da sua presença.
Mas joga no Vitória e já se sabe que quando se trata de jogadores do Vitória Fernando Santos é cego.
E deselegante.
Quanto a Félix estava muito bem na selecção sub 21 na fase final do Europeu.
Não só não justifica a selecção A, neste momento, como a sua presença vai condicionar por factores duvidosamente desportivos as escolhas dos "onzes".
Preferia claramente a opção por um extremo com verticalidade como Nuno Santos ou um ponta de lança clássico como Paulinho. Ou até o jovem Rafael Leão que "cresceu" muito no Milan.
Mas são estes os escolhidos.
Que tudo lhes corra bem.
Depois Falamos.

Sem comentários: