segunda-feira, outubro 12, 2020

Sugestão de Leitura

Este livro, da autoria de Gonçalo Pereira Rosa e José Paulo Fafe mas no qual participam muitos outros ex jornalistas do semanário "Tal e Qual", é uma memória de um jornal que marcou uma época e foi diferente de todos os outros.
Uma época em que o termo jornalismo também significava investigação e em que os jornais estavam muito menos enfeudados ao poder político e económico do que estão hoje como é comummente sabido por quase todos.
Nele se recordam algumas das grandes investigações do "Tal e Qual", alguns dos "furos" conseguidos, muitas das irritações provocadas a sucessivos governos que lidavam mal com a irreverência de um jornal sempre à coca da melhor notícia.
Fui durante muitos anos um leitor regular do jornal, ao longo das várias fases da sua vida, e este livro em que reencontrei textos de que ainda tinha memória e outros que foi saboroso voltar a lembrar foi quase o reencontrar de um velho amigo que já não via há muitos anos.
Pena que fosse apenas em livro e não nas páginas do jornal mas as coisas são o que são e o tempo do "Tal e Qual" já lá vai sem retorno previsível.
Também por isso vale a pena lê-lo.
Porque dele emana jornalismo como hoje é cada vez mais difícil de encontrar.
Depois Falamos.

Sem comentários: