sexta-feira, outubro 16, 2020

Liga dos Campeões

Nestes tempos tão atípicos, em que uma pandemia transtornou a vida a pessoas, organizações, empresas, clubes e por aí fora, o futebol vai também pagando a sua factura no combate ao covid-19 com a realização de jogos à porta fechada, o encavalitar de umas competições e o adiamento de outra spara tempos que se desejam mais tranquilos.
Até a prova raínha do futebol mundial a nível de clubes, a Liga dos Campeões, tem visto o seu normal curso perturbado e o seu mediatismo algo perturbado porque as pessoas tem outras preocupações bem maiores do que acompanhar competições futebolísticas.
Foi assim que sem o esplendor habitual se realizou um destes dias o sorteio da fase de grupos com os agrupamentos que o quadro evidencia e que proporcionarão a já habitual previsão quanto aos apurados para a fase seguinte.
Então aí vai.
O grupo A parece de fácil previsão com o actual campeão europeu, Bayern de Munique, e o Atlético de Madrid a merecerem amplo favoritismo que os outros dois clubes se encarregarão de tentarem contrariar. Mas seria motivo de surpresa que se apurasse outro que não os dois referidos.
No grupo B o Real Madrid passará e depois a disputa será muito interessante entre Inter, Shaktar e Borússia Monchengladbach, Ligeiro favoritismo para os italianos.
No grupo C, o dos treinadores portugueses, favoritismo para Porto e Manchester City e depois Olympiacos e Marselha tentarão a sua sorte mas creio que sem grandes hipóteses.
No grupo D creio que Liverpool e Atalanta passarão sem grande dificuldades pese embora a presença do "senhor" Ajax.
No grupo E favoritismo total para Sevilha e Chelsea sendo a incógnita saber qual o escalonamento de ambos na classificação. Os outros não me pare terem qualquer hipótese.
O grupo F é dos mais equilibrados com Zenit, Dortmund, Lazio e Brugge a disputarem o apuramento que pode sorrir a qualquer um deles. Penso que o Dortmund é o mais forte, e por isso passará, e logo a seguir a Lazio de Roma.
O grupo G será um quase passeio para Juventus e Barcelona e proporcionará o reencontro de Ronaldo e Messi o que é sempre um aliciante maior para qualquer jogo. Dínamo de Kiev e Ferencvaros (um histórico húngaro de regresso aos grandes palcos) disputarão o terceiro lugar do grupo. 
No grupo H claro favoritismo para PSG e Manchester United mas o Leipzig não pode nem deve ser subestimado porque quem o fizer corr eo risco de uma desagradável surpresa.
Em suma para a fase seguinte aposto em:
Bayern, Atlético de Madrid, Real Madrid, Inter, Porto, Manchester City, Liverpool, Atalanta, Sevilha, Chelsea, Dortmund, Lazio, Juventus, Barcelona, PSG e Manchester United.
Daqui a umas semanas saberemos.
Depois Falamos.

Sem comentários: