segunda-feira, novembro 04, 2019

Anuário

Em Portugal gosta-se muito de clubes, com todos os exageros conhecidos em volta disso, mas gosta-se muito pouco de futebol e isso ressente-se também no pouco que se publica sobre a modalidade que não sejam os jornais desportivos diários que mais parecem boletins de três clubes do que orgãos de informação que tenham na isenção e no equilíbrio informativo causas principais de cada edição publicada.
E por isso quando a essa (triste) regra surgem excepções é quase dia de festa tal a raridade de se publicar sobre futebol em toda a sua dimensão.
Também porque "pavlovianamente" muito boa gente compra em função de a capa ser vermelha, azul ou verde sem sequer atentarem no conteúdo e no real interesse daquilo que estão a comprar.
Ou seja o que não for dessas três cores tão específicas corre o risco de vender pouco.
Por isso esta obra agora lançada pelo site "zerozero", e que será a primeira de muitas com periodicidade anual como o próprio titulo indica, merece um enorme aplauso e o reconhecimento de todos aqueles que gostando dos seus clubes também gostam de futebol porque é uma obra sobre futebol e não apenas sobre três clubes.
Porque neste anuário de 2018/2019 está todo o futebol que se jogou em Portugal e em representação de Portugal ao longo de toda a época desportiva com um apanhado exaustivo de todas (mas mesmo todas) as competições disputadas.
164 equipas, 20 selecções, 22 associações e 64 competições são nele analisadas.
Futebol, futsal, futebol de praia, clubes e selecções, masculino e feminino, camadas jovens, competições distritais, nacionais e internacionais e tudo isso complementado com dados estatísticos exaustivos matéria em que o "zerozero" é inultrapassável.
É pois uma obra de referência que ao longo das suas 830 páginas contribui poderosamente para que o futebol português tenha História.
E História bem documentada.
Comprei-o em pré venda na FNAC (passe a publicidade), mal foram permitidas reservas, com a vantagem de ser por um valor inferior aos 22 euros que custa em venda ao público e que são bem merecidos face à qualidade do livro.
Depois Falamos.

Sem comentários: