domingo, novembro 03, 2019

Eficácia e Eficiência

Em casa, e arredores, anda o Vitória a perder pontos que no balanço final do campeonato poderão vir a fazer falta para a classificação e respectivo apuramento para as provas europeias onde o clube tem de estar sempre.
Foram os empates caseiros com Boavista e Famalicão, foram os empates forasteiros com Rio Ave e Moreirense, em jogos em que o Vitória fez o suficiente para ganhar mas...não ganhou muito por força de inoperância ofensiva e de golos sofridos em lances de bola parada.
E assim foram ao "ar" oito pontos que a serem conquistados colocariam a equipa a um ponto do Porto e a três do Benfica.
Claro que os outros também perdem pontos mal perdidos mas , francamente, com o mal deles pode o Vitória bem!
Em Moreira de Cónegos a equipa voltou a jogar bom futebol (neste campeonato ainda não vi quem jogasse melhor) mas falhando golos "cantados" e sofrendo o empate mais uma vez num lance de bola parada o Vitória perdeu dois pontos e a possibilidade de ultrapassar o Sporting e aproximar-se do Famalicão.
Sendo certo que uma equipa que joga bom futebol está sempre mais perto de obter bons resultados do que aquelas que não o fazem importa que essa qualidade seja acompanhada por eficiência defensiva e eficácia atacante o que nem sempre tem acontecido.
E enquanto alguns se entretém a falar de guarda redes, nalguns casos com uma "sapiência" capaz de admirar os que realmente sabem do assunto, torna-se dia a dia mais evidente que o problema defensivo está essencialmente no centro da defesa e daí sofrerem-se tantos golos de bola parada na sequência de pontapés de canto e de livres.
Por isso defendo, há muito, que em Janeiro a prioridade deve ser o reforço do centro da defesa se entretanto o rendimento dos jogadores que aí actuam não subir de forma radical e não tornar dispensável a ida ao mercado.
No que toca à eficácia goleadora causam-me particular estranheza dois factos: 
Bruno Duarte o mais eficaz dos pontas de lança, até ao momento, é quase sempre a primeira opção para sair sem que daí venha especial melhoria para o rendimento da equipa assistindo-se, isso sim, a alguma perda de agressividade ofensiva.
Por outro lado não se compreende o ostracismo a que Guedes está votado quando o rendimento de Bonatini e André Pereira tem sido mais do que discreto embora exista a expectativa de que ainda possam melhorar.
Acontece que Guedes pertence ao Vitória enquanto os outros dois são emprestados e daí o se perceber ainda menos que não se tente rentabilizar um activo do clube.
Vem aí uma semana importante com a recepção ao Arsenal, onde o que está em jogo é mais o prestigio do que outra coisa qualquer, e depois ao Braga (a quem chamam de há muito o "Arsenal" minhoto e não deixa de ser curioso jogar com original e cópia na mesma semana) desafio  em que está muita coisa em causa  em termos classificativos e não só.
Pelo que se deseja para esses dois jogos mais eficiência a defender e mais eficácia a atacar para de hoje a oito dias podermos falar de uma excelente semana.
Depois Falamos.

Sem comentários: