segunda-feira, novembro 04, 2019

Prestígio

O Vitória embora razoável frequentador das competições europeias não tem nelas participando tanto quanto a sua dimensão clubística o faria supor muito por força de uma irregularidade competitiva que vem de há muito e da qual o clube parece não conseguir livrar-se.
Mesmo com essa irregularidade, que em termos nacionais e internacionais permitiu que o vizinho Braga tivesse feito um percurso bem mais positivo na última dúzia de anos, já desfilaram pelo D.Afonso Henriques nas competições europeias alguns cubes de gabarito daqueles de cuja presença resulta natural prestígio para o Vitória.
Barcelona e Ajax à cabeça, pelos seus historiais riquíssimos, mas também Atlético de Madrid, Lázio, Parma, Aston Villa, Sparta de Praga, Hamburgo,  Borússia Monchengladbach, Real Sociedad, Anderlecht, Zenit, Celtic, Sevilha, Marselha, Bétis, Fenerbahçe, Besiktas , entre outros de menor dimensão e palmarés que também defrontaram o Vitória em diferentes competições e com bem diferentes resultados.
Bastará lembrar o Altach!
Quarta feira, a uma hora inacreditavelmente imprópria ( indigna do jogo e da própria competição) , o estádio do Rei será visitado por um dos maiores e mais tradicionais clubes do futebol inglês e mundial que dá pelo nome de Arsenal e que é seguramente um dos mais importantes clubes que alguma vez jogou em Guimarães.
É um jogo para a História e um daqueles jogos que traz prestigio, experiência e visibilidade ao nosso Vitória .
Porque é a jogar com adversários destes que se cresce, se aprende, se ganha dimensão e outra ambição competitiva.
Em Londres, no imponente "Emirates" o Vitória realizou uma bela exibição e durante muito tempo deu a sensação de que poderia regressar a casa com um resultado positivo e o ponto ou pontos que lhe permitiriam outras perspectivas quanto à continuidade em prova.
Por erros próprios tal não foi possível como é sabido.
Espera-se agora neste jogo de quarta feira, que tem tudo para ser mais difícil do que o de Londres (o Arsenal já está avisado do valor vitoriano), outro excelente espectáculo com resultado final mais do agrado do Vitória se tal for possível.
Certo é que será um jogo para recordar.
Depois Falamos.

P.S. Quis a ironia em que o destino é fértil que no domingo o Vitória receba o velho rival de Braga, que de há muito é conhecido pela alcunha de "Arsenal do Minho", o que significa jogar com dois "Arsenais" em quatro dias.
O original e a cópia.
Boa oportunidade para com dois triunfos celebrar essa casualidade tão própria do futebol.

Sem comentários: