domingo, novembro 17, 2019

Apurados

Portugal sabia que dependia apenas de si próprio para se apurar para o próximo europeu, sétimo consecutivo para a nossa selecção,  mas sabia, igualmente, que esse depender apenas de si tinha de passar por um triunfo para ficar ao abrigo do que se passasse em Belgrado no Sérvia vs Ucrânia.
E Portugal venceu.
Num jogo muito difícil quer pelo péssimo estado do terreno quer pelo arreganho do adversário, mas também pela dificuldade portuguesa em conseguir pegar no jogo, a equipa nacional foi pragmática até ao limite marcando um golo numa execução perfeita de Bruno Fernandes, numa altura em que o golo luxemburguês não surpreenderia,  e depois aguentou a pressão adversária até que friamente num lance de contra ataque o suspeito do costume acabou com as dúvidas e colocou definitivamente Portugal no Europeu.
Tendo feito uma das suas menos bem conseguidas exibições dos últimos anos a verdade é que Portugal tem aquela estrelinha de campeão que brilha mais quando as circunstâncias se tornam mais difíceis e isso aconteceu uma vez mais no jogo de hoje face a um adversário que foi fácil noutros tempos mas que já não o é na actualidade.
Num jogo em que não se pode negar a nenhum dos jogadores o empenho e o espírito de sacrifício creio que Bernardo Silva, José Fonte e Ricardo Pereira terão sido os mais próximos do seu real valor enquanto Bruno Fernandes luziu a espaços e os restantes estiveram claramente abaixo do que lhes é normal com excepção de Rui Patrício que pouco teve para fazer.
Dos suplentes utilizados destaque apenas para Diogo Jota, que animou o ataque e foi decisivo no segundo golo, porque Moutinho pautou-se pela discrição e Rúben Neves entrou apenas para queimar tempo numa substituição que poderia ser destinada a um dos suplentes que ainda não conta nenhuma internacionalização...mas não foi.
Agora com o apuramento concretizado há que preparar bem o Europeu e esperar que o flagelo das lesões ande bem longe dos seleccionáveis.
Depois Falamos

Sem comentários: