sexta-feira, março 17, 2017

São Estes.

Está feito o sorteio.
Não tendo corrido exactamente como eu  gostaria, apenas acertei o Bayern-Real Madrid, traz ainda assim a promessa de quatro confrontos muito renhidos e de resultado imprevisível.
Com a curiosidade de ter acasalado do lado direito do quadro as quatro equipas em teoria mais fortes e do outro as equipas cujas probabilidades de vencerem a prova são, em teoria, menores mas nunca fiando porque fraca nenhuma delas é.
Previsões?
Acho, ante de mais, que o factor casa vai ter uma grande influência nas decisões porque face ao equilíbrio reinante jogar no seu terreno a partida decisiva pode ser determinante para o apuramento.
Quer isso dizer que Leicester, Mónaco, Real Madrid e Barcelona vão ser os apurados?
Nem pouco mais ou menos.
Caso a caso:
Creio que no Atlético de Madrid-Leicester os madrilenos merecem ligeiro favoritismo não só por terem melhores valores individuais mas também porque tem uma experiência europeia incomensuravelmente superior nomeadamente na Liga dos Campeões.
Mas pode não ser o suficiente porque na ronda anterior os ingleses eliminaram o Sevilha que além de ter os predicados enunciado a favor do Atlético até vai à sua frente na liga espanhola.
No Borússia Dortmund-Mónaco creio que os alemães são favoritos.
Mas o Mónaco, de Leonardo Jardim, passou brilhantemente o Manchester City de Pep Guardiola e não lhe tendo tocado uma dos "tubarões" achará com toda a legitimidade que pode seguir em frente  na competição. Este é dos quatro jogos o único em que acho que o resultado da primeira mão pode ser decisivo. Se o Mónaco regressar de Dortmund com um resultado que deixe tudo em aberto teremos eliminatória até ao ultimo minuto.
Bayern-Real Madrid, eliminatória entre duas equipas do topo mundial, é daquelas de prognóstico impossível ou quase.
Dependerá muito do momento de forma de cada equipa, das estrelas que existem em profusão de ambos os lados e do desgaste que a época terá provocada em cada uma delas.
E aí parece-me haver ligeira vantagem do Bayern.
Porque já tem a liga alemã resolvida a seu favor e pode gerir o desgaste dos seus jogadores enquanto o Real Madrid terá um terrível mês de Abril (o que também se aplica a Atlético e Barcelona) em que para além dos alemães terá jogos decisivos para a liga precisamente com Barcelona e Atlético.
Ainda assim, e apesar de tudo, acho que o RM é ligeiramente favorito.
Tudo que disse a propósito de Bayern e Real pode ser dito também relativamente a Juventus e Barcelona.
Desde serem equipas do topo mundial à situação nos respectivos campeonatos.
Juventus como o Bayern com o titulo praticamente ganho e Barcelona como o Real ( e Atlético) com um difícil mês de Abril face aos jogos decisivos que terá de fazer.
Eliminatória tremendamente equilibrada em que o factor casa e a inspiração dos super talentos do Barcelona poderão ser factores decisivos. Poderão...
Em suma apostaria numas meias finais com Atlético de Madrid, Borússia Dortmund, Real Madrid e Barcelona.
Mas aposto muito mais nos dois primeiros que nos dois últimos.
Porque Bayern e Juventus garantem um equilíbrio nas suas eliminatória que Leicester e Mónaco terão dificuldade em conseguir.
Depois Falamos.

2 comentários:

Mr.Karvalhovsky disse...

"A Juventus vai jogar contra o Barça na Champions.
Depois de dois jogos a jogar contra dez, cheira-me a dois jogos a jogar contra catorze..." LOL

luis cirilo disse...

Caro Mr Karvalhovsky:
É o mais provável se em cada um dos jogos o treinador do Barcelona fizer as três substituições regulamentarmente permitidas.