sexta-feira, março 03, 2017

Hernâni

Recordo-me bem da chegada de Hernâni ao Vitória, em Janeiro de 2013, depois de ter dado nas vistas no Atlético na primeira metade da temporada.
Veio para a equipa B, mas já de olhos postos na A, como reforço de inverno mas o seu sucesso não aconteceu de imediato quer por força de uma lesão quer porque a equipa B num ano dramático acabaria por descer de divisão de forma completamente desnecessária.
Ainda assim nessa segunda metade da época fez cinco jogos (e um golo) pela equipa B e três jogos pela equipa A.
Nesse tempo já tinha obviamente o talento, a velocidade e a capacidade técnica mas faltava-lhe a maturidade e a experiência que só o tempo permite adquirir.
Na temporada seguinte continuou pela equipa B (com 26 jogos e 9 golos) com esporádicas aparições na equipa A (quatro jogos e zero golos) mas continuando a adiar a afirmação de um talento que muitos, mas não todos, lhe reconheciam sem qualquer dificuldade.
Recordo bem a criticas que lhe faziam em páginas de facebook, em blogues e em fóruns de debate vitorianos, nalguns casos com uma violência absolutamente estúpida pondo em causa a sua valia, a sua qualidade, a utilidade da sua contratação.
Mas foi em 2014/2015 que Hernâni mostrou em pleno a qualidade do seu futebol.
Ainda fez um jogo pela equipa B mas depois Rui Vitória fez dele titular da A onde na primeira metade da época, a tal em que chegamos a Janeiro em segundo lugar, fez 21 jogos e marcou 4 golos numa equipa que ao tempo trazia os adeptos em euforia tais as perspectivas que se lhe abriam.
Chegados a Janeiro de 2015 foi transferido para o Porto, demasiado cedo e por valores baixíssimos, onde ainda disputou 10 jogos e marcou 2 golos mas deixando um vazio na equipa vitoriana (ele e Traoré também transferido mas para o Basileia) que não foi preenchido
Em 2015/2016 o Porto optou por emprestá-lo a Olympiacos da Grécia onde se sagrou campeão participando em 26 jogos e marcando 8 golos marcas que fariam supor a sua permanência no plantel portista para esta época.
Estranhamente isso não aconteceu e Hernâni voltou ao Vitória, uma "casa" onde notoriamente se sente feliz, para mais uma época de sucesso com exibições e golos que trazem os adeptos tão contentes com o que ele vem fazendo como tristes por saberem que no final da época se irá uma vez mais embora.
Mas até lá espera-se que dê um contributo à dimensão da sua categoria para a equipa conseguir o quarto lugar e vencer a Taça de Portugal.
Não será certamente pelo que dele depende  que isso deixará de acontecer.
Depois Falamos

P.S. Sem falsas modéstias estou muito satisfeito pela afirmação de Hernâni como um jogador de topo do nosso campeonato.
Porque sempre acreditei nele!

16 comentários:

Mr.Karvalhovsky disse...

Foi pena aquela venda completamente disparatada pró Porto.
Saiu muito cedo.
Mais uma vez, a falta de visão e o pensamento pequeno, ficaram evidentes, embora na altura com a desculpa de termos de realizar dinheiro com urgência (diziam eles)...

luis cirilo disse...

Caro Mr Karvalhovsky:
Com os cinco jogadores que vendemos ao Porto (Ricardo, Tiago Rodrigues, André André, Hernâni e Soares) o passivo devia estar a zero e ainda devia ter sobrado dinheiro para investir na equipa. Um dia se apurará até que ponto estes negócios foram maus para o Vitória.

Anónimo disse...

Luís, às vezes não o entendo. Se somos Vitorianos e sabemos de algo assim tão grave que prejudica o Clube, denunciamos! Mais não seja junto dos sócios para que saibamos quem é esta gente que sobrevive à custa do Clube.
Mas há coisas piores Luís. Muito piores. Não se consegue é provar. Para já...
José Vieira Castro

luis cirilo disse...

Caro José Vieira de Castro:
Afirmar que o Vitória vende jogadores por verbas abaixo do seu valor é uma constatação fácil de fazer por quem quiser analisar os factos de forma isenta.
As razões para esses negócios, por esses valores, não as conheço mas também não é preciso conhece-las para saber que foram maus negócios.
Podemos todos fazer as suposições que quisermos.
Mas como você próprio diz, e bem, sem se conseguir provar o fundamento do que se supõe não se pode fazer nada. Para já...

Anónimo disse...

O Andre Andre foi vendido ao Porto por 1 milhao e meio. Os 50% do tozé foi comprado pelo mesmo valor. Alguem explica Estes negocios? H.M.

Saganowski disse...

Nos últimos anos (desde que em 2013 esta direcção está no clube/SAD), o Vitória realizou algumas vendas de valores consideráveis. A saber: Traoré, João Pedro, Soares, André André, Ricardo, Tiago Rodrigues, Hernani, Soudani, Baldé.
Se o Traoré rendeu 2 milhões, o João Pedro 1,5 milhões, o Soares 3,5 milhões, o André André 1,5 milhões e calculando "por baixo" que outros jogadores (Ricardo, Tiago Rodrigues, Hernani, Paulo Oliveira, Soudani e Baldé, por exemplo) tivessem sido vendidos, no mínimo, por 1 milhão, teremos um volume de vendas de 14,5 milhões.

Eu sei que alguns destes jogadores sairam antes de 2016, mas se em Outubro de 2016 se dizia em 2012 que o passivo era de 12 milhões e em 2016 de 10,8 milhões (http://www.guimaraesdigital.com/noticias/65592/vitoria-reduz-passivo-para-108-milhoes-de-euros-apesar-de-saldo-negativo-de-254-mil-euros), eu gostava de saber agora qual é esse valor e qual vai ser a razão de futuras vendas "em cima do joelho"...
Para abater o passivo não deve ser de certeza!

Anónimo disse...

3,5 Milhões pelo Hernâni como se falou na altura, ficando ainda com 2o % do passe não me parece mau negocio. Alias, a prova que não é o jogador que quer fazer dele é que depois de não se ter imposto no Porto, fez má época na grecia, e por ca voltou emprestado. Nenhum jogador do vendido pelo VSC foi revendido ainda, ou, exceptuando agora o Ricardo, 3 anos mais tarde, se impos claramente num grande clube europeu.

Anónimo disse...

Não é vardade, o Toze custou 400 000 euros como foi amplamente falado na altura nos jornais. E foi comprado ao Estoril.

luis cirilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
luis cirilo disse...

Caro H.M.:
não conheço os valores exactos desses negócios. Nem desses nem de nenhuns outros.
Caro Saganowski:
Com os jogadores que foram vendidos desde 2012 não só a questão do passivo devia estar resolvida como o investimento na equipa devia ser de outra ordem.
Mas estou como tu. Curioso por saber que argumentos vão justificar os próximos maus negócios.
Caro Anónimo:
Desculpe que me ria.Má época na Grécia? Fez 26 jogos, marcou oito golos e foi campeão. Se isso é mau vou ali e já venho.
3,5 milhões é bom? Tenho de me rir outra vez. Sabe por quanto vendeu o Braga o Rafa ao Benfica?
Quanto aos jogadores do Vitória imporem-se ou não nos grandes clubes europeus é mais uma razão para rir. Em que grande clube se impos o Oliver Torres? E o Porto pagou por ele vinte milhões.
Caro Anónimo:
Não sei quanto custou o Tozé. Mas de certeza que não foi comprado ao Estoril. ELe jogou lá mas por empréstimo do Porto. Foi ao Porto que foi comprado.

Anónimo disse...

O André André foi de borla para o porto e recebemos 50% do passe do toze. Ele estava no Estoril emprestado pelo porto. H.M.recebemos zero e pagamos zero por 50%.

JRV disse...

Caro Cirilo,

Umas notas a respeito do que foi sendo dito, pelo menos a respeito das saídas de jogadores do Vitória para contumil.

No último R&C da agremiação corrupta de contumil (que é público, coisa que infelizmente não sucede por cá), são evidenciadas, entre outras, as seguintes situações:
- a aquisição de andre por m€ 1,5 ao Vitória e à OnSoccer (como é público, o Vitória apenas detinha 50% dos direitos);
- a circunstância de o contumil deter 85% do passe de hernani (o Vitória terá tenha, no limite, 15% dos direitos).

Tudo o resto são especulações que resultam de uma vontade expressa de não informar e de uma opacidade que lesa a democracia e os interesses do Vitória.

De qualquer modo, não devemos ser inocentes ao ponto de pensar que as cedências feitas por contumil são gratuitas. Tudo o que é jogador vindo de lá, seja como for, tem um custo.

Isto para dizer que, dos valores que o Vitória teria a receber por hernani, duvido que sequer metade tenha sido recebida em dinheiro. O mesmo sucedeu com ricardo e t. rodrigues. Quanto a andre, o pagamento foi feito em géneros - 50% dos direitos de toze.

A transferência do francisco soares terá sido concretizada em moldes semelhantes, já que nem sequer constituiu um facto relevante para o clube adquirente.

Todos bons negócios, portanto.

Cumprimentos,

Luis Costa disse...

E o Bernard não rendeu 5 ou 6 milhoes?

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não terá sido bem assim. Mas a verdade é que nenhum dos negócios foi explicado com clareza.
Caro JRV.
É também essa a minha opinião. Os negócios recentes com o Porto foram todos eles ruinosos para o Vitória. Financeira e desportivamente.
Caro Luís Costa:
Ao que se sabe o negócio do Bernard terá sido, esse sim, um bom negócio para o Vitória. Mas só terei opinião definitiva quando souber quanto custou o empréstimo dele esta época.

Luis Costa disse...

Eu não disse se foi bom ou mau negócio. Apenas estava a tentar adicionar essa verba a outras mencionadas para tentar demonstrar que o problemas da dívida já devia estar resolvido e não andarmos a estória que precisamos anualmente de 2/3 por causa do PER

luis cirilo disse...

Caro Luis Costa:
Totalmente de acordo