sexta-feira, março 31, 2017

Futebol

Gosto muito de futebol.
De ver grandes jogadores e grandes equipas, de ver estádios cheios e adeptos a vibrarem no apoio às suas equipas, de ver provas de grande qualidade, golos fantásticos, dribles para história, defesas "impossíveis", arbitragens competentes e verdade desportiva nas competições.
Não gosto por tudo isso do actual futebol português.
Com excepção do Vitória e da selecção nacional.
Porque o futebol português é uma mentira cada vez maior, assente em poderes de bastidores que o desfiguram, centrado em três clubes perante os quais tudo e todos se vergam e com estádios cada vez mais vazios e adeptos (com excepções) cada vez mais afastados da modalidade por cada vez menos estarem dispostos a verem o seu dinheiro gastos em competições em cuja verdade estão longe de poderem acreditar.
Mas será que podia ser diferente?
Podia e devia.
Mas como se numa semana em que há um jogo (apenas um jogo...) importante para a disputa do titulo se assiste ao triste espectáculo que todos os dias nos entra pelas televisões dentro?
Se assiste à nomeação de um árbitro sem categoria nem condições parar arbitrar um jogo em que está uma equipa a quem nunca se cansa de fazer favores?
Se assiste ao histerismo da comunicação social em volta de um simples jogo de futebol, como se o futuro do país dele dependesse, extremado pelos cada vez mais inenarráveis programas de suposto debate em que os paineleiros de serviço (com uma ou outra excepção) em vez de debaterem futebol parece discutirem guerra assumindo o vergonhoso papel de incitadores das massas ao descontrolo e à intolerância para não dizer pior?
Se vê a PSP a ter de tomar medidas de segurança tão rigorosas que até parece que o país está em alerta vermelho perante uma ameaça terrorista?
Mas como, se vemos os dois clubes em compita a serem os primeiros a exaltar os ânimos e a exacerbarem a clubite cega dos adeptos em vez de fazerem pedagogia e procurarem desdramatizar o jogo "reduzindo-o" aquilo que ele de facto é?
O futebol português hoje é cada vez menos uma competição desportiva e cada vez mais o retrato de uma sociedade doente em torno de valores fundamentais como a tolerância, a educação, o respeito pelo próximo, a honestidade e a aceitação de quem pensa diferente.
E por isso não gosto dele.
Gosto do Vitória e apoio a selecção.
E chega.
Depois Falamos.

2 comentários:

Saganowski disse...

Prova da total inversão de valores daquilo que deveria ser um espectáculo e uma mostra de talento, dedicação, esforço e respeito pelo outro foi o que aconteceu ontem no jogo entre o Rio Tinto e o Canelas.
Aqueles senhores (estou a ser irónico, porque de "senhores" aqueles vândalos nada tem...) deveriam ser irradiados do futebol e proibidos de entrar em qualquer recinto desportivo deste mundo!

Em vez de andarem a discutir palermices em programas de opinião, era importante, de uma vez por todas, condenar estas atitudes e livrar os estádios deste tipo de gentalha! Isso sim, era importante. O resto, são "faits divers".

luis cirilo disse...

Caro Saganowski:
Há muito que esse clube devia ter sido impedido de disputar competições. Em Portugal há demasiada tolerância para com este tipo de comportamentos