domingo, abril 12, 2015

Rescaldo de Moreira de Cónegos

Quatro notas finais sobre o Moreirense-Vitória de má memória para os vitorianos.
1) Agora que o jogo já passou, e só para o ano haverá mais, devo dizer que não gostei mesmo nada da política de preços praticada pela direcção dos "cónegos" para este jogo.
Se sermos do mesmo concelho e haver imensos adeptos que sendo sócios de um clube também simpatizam com o outro (para além dos que são sócios de ambos) não significa nada para a direcção do Moreirense então o Vitória deverá levar isso em linha de conta para o futuro.
Colocarem bilhetes mais caros do que para o jogo com o Braga foi feio.
E o Moreirense tem mais a perder do que o Vitória com estas atitudes.
2) Aquando do jogo da primeira volta os responsáveis do Moreirense fartaram-se de falar da arbitragem.
Com óbvios exageros.
Desta vez calaram-se muito caladinhos porque a "encomenda" de terceiros lhes deu imenso jeito.
Acontece que um dos que falou então e se calou agora é presidente do Moreirense e já foi presidente do Vitória num tempo que nenhum vitoriano gosta de lembrar.
Ficaram-lhe tão mal as declarações da primeira volta como o silêncio de agora.
No que é apenas mais uma confirmação de que o Vitória não pode ter,nunca, presidentes que não sintam uma verdadeira e genuína paixão pelo clube.
E essa, ao contrário dos fatos que se fazem por medida, ou existe desde sempre ou... não existe!
3) Por questões disciplinares e de lesões o Vitória vai enfrentar o Braga com uma equipa severamente desfalcada.
Para uma equipa que não "assimilou" os empréstimos de Janeiro, que se viu desfalcada de peças importantes (Hernâni e Traoré), que tem jogadores nucleares em prolongada baixa de forma(Bernard é o exemplo mais flagrante mas não único) daria um jeito imenso ter no plantel opções como Defendi, Barrientos, Crivellaro ou Amorim.
Uma gestão desportiva totalmente errada,na reabertura do mercado, será sempre a principal responsável se o objectivo europeu não vier a ser atingido.
4) Os vitorianos, como sempre, disseram "presente" em Moreira de Cónegos. 
Apoiando a equipa de principio a fim sem hiatos nem assobios.
Não é neles, de certeza absoluta, que estão os responsáveis por esta deprimente segunda volta.
Depois Falamos.

20 comentários:

Anónimo disse...

O futebol é uma caixinha de surpresas e não raras vezes não tem a menor lógica. A lógica, contrariando a história, diz-nos que na sexta-feira o expectável passará por uma vitória mais ou menos tranquila do Braga. O coração não permite acreditar em tamanha afronta. A realidade poderá dar-nos (mais) uma valente bofetada ou uma alegria inesperada, que poderá ser o tónico para segurar o 5º lugar. Infelizmente, vejo um barco sem rumo e do outro lado vejo uma equipa a atravessar um momento fantástico, com futebol de alta rotação e elevado nível. Como se não nos bastasse, temos a defesa esfrangalhada e o melhor jogador no estaleiro. Quando penso na linha atacante deles que vem com uma média de 3 golos por jogo nos últimos 3 jogos e olho para a nossa defesa, tremo. Quando olho para a defesa deles, com duas torres impressionantes e imagino Tomané lá metido no meio, tremo. Nunca perdemos 2 vezes com eles em casa numa mesma época, mas também nunca tínhamos perdido em Moreira de Cónegos. Conquistará Rui Vitória mais uma "taça" para o palmarés?

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Na realidade há uma série de factores conjugados contra nós.
Desde a valia do adversário às nossas insuficiências várias.
Mas há sempre a esperança que o factor "derbi" possa alterar a lógica e nos permita um importante triunfo.
A ver vamos...mas sem grande esperança em boa verdade.

Anónimo disse...

Caro Cirilo,

Aproveitando a onda de antevisão do derbi, em caso de derrota ficaremos 13 pontos atrás deles, faltando disputar 15. Como não passa pela cabeça de ninguém que o Belenenses perca por menos de 3 com a casa-mãe, a dúvida passa pelo que fará o Paços, mas mesmo que vença os seus jogos, terminaria a 12. Isto para dizer que, em caso de triunfo, o Braga garante, não matematicamente, mas quase, o 4º lugar e pode ir preparando, numa primeira fase, a 2ª mão das meias-finais da Taça, mas também a mais que previsível ida ao Jamor. Não fomos capazes de os travar quando tivemos a possibilidade (e obrigação!), ao menos há que encurtar a distância para 7 pontos, tirar-lhes folga antes de jogaram com Belenenses e Paços, com Rio Ave no meio. Não aponto ao 4º lugar, porque me parece miragem, mas aponto ao 5º e a fazer-lhes a vida negra, para chegarem ao Jamor bem amassadinhos!

Lúcio

José Duarte disse...

A Associação de Futebol de Braga tem quatro clubes na 1ª. Liga, o que eu saudei logo que o Moreirense subiu de divisão.
Que o Moreirense não subiu para fazer fretes Vitória compreendo, e até, repudiaria se tal acontecesse.
Que o Moreirense ganhou 2-1, é um facto, nem contesto o resultado.
Que me custou muito ouvir os "olés" de umas badalhocas, após a cambalhota no resultado, custou.
Que a simpatia que nutria pelo Moreirense se esfumou, a partir deste comentário, esfumou.
Que podemos ter adversários à altura, como o Braga, é suficiente para nós; não vamos comprar mais adversários, já basta também o Gil Vicente, que a descer de escalão, como parece, é um rombo para a supra-citada Associação.
Logo, esperemos pelo próximo ano, para retribuirmos os "olés" às badalhocas, ou melhor, não retribuiremos nada tais "olés" porque correríamos o risco de emparelharmos com elas, e isso nós não queremos.
Nas bancadas vi os presidentes dos clubes e o presidente da câmara. Dos três, o que mesmo me apeteceu de ver ainda foi o nosso, porque um é desse Moreirense de caca, e o outro é comum, para o bem e para o mal.

Anónimo disse...

Se o Braga ganhar a Taça será que o Rui Derrota já pode ir embora? Afinal de contas passa a ser uma bandeira que perde boa parte do seu efeito...

José Duarte disse...

A 13 ou 33 pontos do Braga, não fico aflito; o que eu quero é assegurar a ida à Europa.
Acho que é darmos importância demais ao Braga, ou a outro qualquer, ficar abaixo dele; o nosso objectivo é aquele, e pronto.
Quem parece dar muito valor à questão dos l3 pontos ou mais de avanço, é o Sérgio.
Mas, o Sérgio é um puto, para fugir aos grandes mete-se connosco.
Deixá-lo.

Anónimo disse...

Á frente do Vitória, estão apenas e só as 4 (quatro) equipas melhores que o VSC.
São melhores, pronto.Melhor plantel, melhor orçamento.
Logo, o Vitória está no seu lugar.
Se o vai conseguir manter, não sei.
Logo se verá.
Portanto siga a marinha.
Lembro apenas, que na opinião de muitos vitorianos, no arranque da temporada, esta era uma equipa talhada para o meio da tabela.
Lembram-se?

JPO

Anónimo disse...

Passei por aqui apenas para o saudar, Sr. Luís Cirilo. Dizer-lhe que continuo a seguir atentamente os seus posts. Portanto, não está sozinho. O trabalho é que me tem posto a viajar para ganhar a vida lá fora.
Aproveito também para apresentar os meus parabéns pela coragem de não se esquecer do início das falhas no Vitória, embora seja escusado tanto croque. Não sei se o problema é da bola ou do fascínio gravítico do esférico pela nossa baliza ou pelo nosso meio-campo, mas neste momento a equipa está às aranhas porque falta quase tudo. Por isso, desde há dois meses que passei a desinteressar-me pelos jogos do Vitória para me poupar a esta fibromialgia diretiva contagiosa, tantas vezes repetida ao longo da nossa história.
Ainda se continua a falar na Europa por aqui. Só se for da Lua de Júpiter!? Face ao que tenho visto, já referido, a ainda com árbitros a expulsar treinadores quietos, calados e mudos, enfim, haverá apenas um ponto possível a defender em Coimbra, no último jogo. Com tudo isto somado, o que se vê e o que se deve estar a passar naquele balneário, não será possível defender o quinto lugar. Nem com doping se chega lá.
Mais vale nos irmos preparando para depois doer menos. Isto de jogar com os bolsos cheios e ordenados certinhos, dá nisto.
É triste.

Quim Rolhas

Anónimo disse...

Eu, não sou daqueles que aprecio o facto do Moreirense ter subido e, ser bom eles estar na 1ª porque são do mesmo concelho.Aliás, tenho notado da parte desse clube, uma certa hostilidade para com o Vitória e o contrário para com o braga só para nos provocar. Por isso aquilo que deveremos fazer com essa gente é deixar de lhes dar importância e desejar que rapidamente retornem ao seu lugar que é aos distritais.

luis cirilo disse...

Caro Lúcio:
Para mim é evidente que o Braga ficará em quarto lugar. A diferença pontual é imensa e "este" Vitória tem é de se preocupar, e muito, com a defesa do 5º lugar. Mas claro que isso implica fazer tudo para lhes ganhar Por todas as razões.
Caro José Duarte:
É importante a Associação de Futebol de Braga manter os quatro clubes na 1ª Liga e por isso espero que o Gil Vicente ainda consiga alcançar a manutenção.
Quanto ao resto não vale a pena dar grande importância a meia dúzia de pessoas que não se sabem comportar. Há-as em todo o lado. Agora acho que o Vitória devia olhar com olhos de ver para alguns factos. Como o preço dos bilhetes. Foi lamentável o que o Moreirense fez.
Caro Anónimo:
Esperemos que isso não aconteça. O Braga ganhar a taça.
Caro José Duarte:
O lugar do Vitória tem de ser acima do Braga. Negarmos isso é negarmos a nossa essência. É que por esse caminho qualquer dia falamos da mesma forma em relação ao Belenenses,ao Maritimo, à académica, etc.
Caro JPO:
A questão não é essa.
É outra.
Até Dezembro apenas havia duas equipas melhores que o Vitória na Liga. Foram elas que melhoraram? É evidente que não. Fomos nós que pioramos por responsabilidade própria.
Caro Quim Rolhas:
Realmente já tinha estranhado a ausência dos seus comentários.
Quanto ao que afirma estou de acordo com duas excepções:
A primeira é achar que ainda podemos pontuar em casa frente ao Estoril.
Para além desse ponto em Coimbra. E compreenderá a tristeza com que o digo. A verdade é que a equipa não dá,neste momento, esperanças para mais. Oxalá esteja enganado.
A segunda tem a ver com os "ordenados certinhos". Não é o que consta.
Caro Anónimo:
Nisso não estamos de acordo. Eu acho que é bom o Moreirense estar na 1ª liga. Por várias razões. Uma delas é que é muit melhor ir ver um jogo a Moreira de Cónegos do que a Olhão,Leiria, Estoril, etc. Agora confesso que estou desiludido com alguns comportamentos da direcção do MFC.

Anónimo disse...

Ah, como eu gostaria de estar enganado, Sr. Luís Cirilo sobre o que disse, sobre o que penso e o que tenho entalado na garganta.
Contudo, eu também acho que o Vitória pode pontuar 1 ou 3 pontos com o Estoril porque vai jogar contra a pior equipa a jogar fora de casa nos últimos jogos. Acontece que, para espanto meu, eles ganharam ao Paços de Ferreira no passado fim de semana! Isso muda muita coisa. O Vitória não foi capaz de o fazer contra os pacenses nos dois confrontos.
Portanto, com um rendimento ao nível de Penafiel e Gil Vicente, nem sei se é justo defender um lugar europeu! O que é lá vamos fazer?
Quanto aos ordenados certinhos, e se não é isso que consta, também não me importo nada de estar desatualizado. É bem feito!

Quim Rolhas

Anónimo disse...

"Até Dezembro apenas havia duas equipas melhores que o Vitória na Liga. Foram elas que melhoraram? É evidente que não. Fomos nós que pioramos por responsabilidade própria."

Desculpe, Cirilo, mas não concordo em absoluto. A nossa queda foi abissal, certo, mas o Sporting estabilizou um pouco mais o seu futebol e do Braga nem vale a pena falar. Quem os viu e quem os vê. Se na Taça nos ganharam a jogar mal e nós no pico de forma, agora voltam a nossa casa uma equipa incomparavelmente superior e nós um farrapo do que éramos.

Rui Cordeiro da Silva disse...

Custa ver que há seis meses atrás éramos uma equipa que tinha toda a Europa de olho em nós, que tinha um treinador elogiado por meios de comunicação estrangeiros.
Hoje temos uma equipa que parece arrastar-se nos relvados, sem chama, sem garra e sem moral...

Parabéns ao Porto e ao Basileia, que nos compraram titulares indiscutíveis por tuta e meia, para estarem quase sempre sentados nos seus bancos!
E um obrigado ao Porto pelo excelente empréstimo de jogadores de banco que nos fizeram!

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Vamos ter esperança que apesar de tudo o Vitória consiga manter o lugar europeu. Ontem o Estoril ajudou e o calendário do Belenenses também pode ajudar. Mas temos de fazer fazer pela vida.
Caro Anónimo:
Na primeira volta empatamos com o Porto,fomos empatar a Braga e arrasamos o Sporting. Para além de outros bons resultados. A manter esse nível podíamos discutir o terceiro lugar ou, pelo menos, ficar no quarto. O nivel futebolistico de SCP e SCB não melhorou muito. O nosso é que piorou brutalmente.
Caro Rui:
Os outros(Porto e Basileia) fizeram o melhor na óptica deles. A nossa SAD é que fez péssimos negócios na óptica do Vitória.

Anónimo disse...

Será que o jogo com o Braga também vai ser giro? Giro era entrar com:

Douglas

Arrondel - Dénis - Moreno - Rocha

André - Cafu - Bouba

Tomané- Álvez - Valente

Haverá tomates para isso? Não. Vamos ter Planges e Samis. E no fim do jogo ainda vamos ver o Sami a abraçar os jogadores adversários, enquanto festejam a vitória, vale uma aposta?

Sabe quem não vai ao jogo? Sou eu. Nem este nem mais nenhum esta época. Para a próxima? Logo se vê. Agora sou adepto de basquetebol.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Duas concordâncias e duas discordâncias:
Concordo com a equipa e com o ser adepto do basquetebol.
As duas discordâncias são:
Vamos ganhar contra ventos e marés.
Devemos ir, sempre que podemos, ao estádio.
A equipa não tem culpa das "maldades" que lhe fazem

Anónimo disse...

Boa noite.

Concordando e discordando de muitos comentários aqui, devo dizer que não estamos a jogar um futebol atrativo
é verdade, mas também não estamos a jogar um futebol pobre, vejo muitas equipas que jogam pior. Temos de ter em atenção que nos jogos em que fomos ROUBADOS (tem que ser mesmo essa a palavra) estavamos a dominar completamente o adversário e a jogar aceitavelmente, mas infelizmente não nos deixam. Quebram a confiança dos jogadores.
Com isto já nos voaram pontos, e estes pontos faziam-nos falta para chegar a este derbi sem a pressão pontual, mas sim com a pressão de ganhar o derbi só por si só.
Independentemente destas "maldades" vou continuar a apoiar a equipa como sempre seja onde for e a acreditar pelo lugar europeu como sempre. Desistir só quando não der para mais...Esses falsos adeptos que vêm com o choradinho de dizerem que já não apoiam a equipa e que não acreditam nas competiçoes europeias deviam ter vergonha de dizer que são deste clube único!

Cumprimentos
Mendes

luis cirilo disse...

Caro Mendes:
Estou de acordo consigo nalgumas coisas. Por exemplo neste jogo estávamos a jogar um futebol agradável até à expulsão de Josué.
E noutros jogos não temos jogado tão mal como por vezes se parece fazer crer.Acontece que isso não tem tido reflexo nos resultados, por um lado, e soma-se-lhe as opções discutíveis por jogadores emprestados que não tem trazido mais valia à equipa.
Quanto a apoiar o clube sempre, e me qualquer circunstância,estamos naturalmente de acordo

lobo disse...

O vitória somos nos, por isso temos que tar sempre presentes,porque se não fossem os adeptos e o vitória era um clube banal

luis cirilo disse...

Caro lobo:
É indiscutivel que os adeptos fazem a diferença do Vitória para os outros clubes.
Mesmo quando andam desanimados como agora.