segunda-feira, abril 20, 2015

Detalhes...


Em teoria há muitas diferenças entre estas duas fotografias.
E algumas semelhanças.
A principal é ambas as fotos se reportarem a jogos entre Vitória e Braga.
Depois o nela constar pelo menos um jogador(Alan) comum ás duas.
As diferenças é que são muitas.
A primeira reporta-se ao jogo da passada sexta feira e a segunda ao jogo de Dezembro de 2014 na primeira volta do campeonato.
Numa o jogador que conduz a bola é André  e na outra Bouba.
Os estádios não são os mesmos e o resultado dos jogos também não foi o mesmo.
Mas este texto é sobre a principal semelhança e a principal diferença que resultam das duas fotografias e que reside nos equipamentos usados pelas duas equipas.
O do Braga é sempre o principal.
Quer jogue na "Pedreira" quer jogue no D. Afonso Henriques.
O do Vitória não.
O que significa que em Braga se levam estes derbies tão a sério que para eles o equipamento principal é sempre o usado enquanto em Guimarães se dispensa a camisola branca num jogo em que ela não pode ser dispensável seja a que preço for.
Percebo que a politica de marketing imponha o uso de equipamentos diferentes(especialmente quando há mais que um equipamento alternativo...),mesmo quando o do adversário não obriga à mudança, mas há jogos em que isso não pode estar acima do orgulho em vestir a principal camisola.
Nunca vi, a titulo de exemplo, o Barcelona e o Real Madrid defrontarem-se sem vestirem os seus equipamentos tradicionais.
Ou Porto, Benfica e Sporting nos jogos entre eles apresentarem-se sem os seus principais equipamentos.
O Vitória tem de fazer o mesmo nalguns jogos.
E embora todos saibamos que é a Liga que no inicio de cada época define os equipamentos que cada equipa usa em cada jogo (normalmente o primeiro equipamento para os jogos em casa e um dos alternativos para os jogos fora consoante o clube que visita), sabemos também que os clubes podem alterar o definido desde que avisem a Liga com uma antecedência definida nos regulamentos.
Por exemplo, em 2012, o Vitória quis estrear o terceiro equipamento (a camisola branca com a cruz azul que tanto sucesso fez) nos jogos com o Braga em casa (equipa A) e fora (equipa B) que se realizaram na mesma altura.
Foi comunicado à Liga e estrearam-se os equipamentos sem qualquer problema.
E por isso espero que no futuro o Vitória antes de ir a Braga, Luz, Alvalade ou Dragão defina que o equipamento que vai usar nesses jogos é aquele de que a camisola branca faz parte.
Porque embora seja importante fazê-lo sempre há alturas em que o afirmar da nossa identidade é particularmente importante.
E, em boa verdade, já estou farto de ver o Vitória jogar de preto sem qualquer necessidade.
Nesses e noutros jogos.
Depois Falamos

P.S. Não sou , longe disso, contra o uso de equipamentos alternativos.
E espero que na próxima época o Vitória volte a ter um terceiro equipamento e jogue com ele um número razoável de vezes.

4 comentários:

Anónimo disse...

Black & White 4 Ever!!!!!!!!

Miguel disse...

Sei que o equipamento original do Vitória era com calções pretos, mas já tenho saudades de ver o Vitória a jogar sempre todo de branco! Não é à toa que somos os "branquinhos"!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Isso nem se discute

luis cirilo disse...

Caro Miguel:
Eu prefiro o actual equipamento. Mas o todo branco também é bonito e pode ser utilizado de vez em quando