quarta-feira, abril 08, 2015

Podemos?

Não, não se trata do "Podemos" dos nossos vizinhos espanhóis que tanto ameaça baralhar o tradicional equilíbrio de forças entre PP e PSOE.
Aqui é um "podemos" no sentido de questionar se pode o PSD vencer as próximas eleições legislativas e continuar a liderar o governo.
Eu acho que...pode!
Mas para isso tem de fazer tudo bem feito até Outubro,quer no plano governamental quer no plano partidário, para que possa transmitir aos portugueses uma imagem de estabilidade, serenidade e convicção no caminho a seguir.
E fazer tudo bem feito significa também  fazer as listas de candidatos a deputados com rigor, critério e coragem.
Com quatro exigências básicas.
1) Escolher muito bem os cabeças de lista em todos os distritos. Gente que seja uma mais valia em termos de captação de votos, distrito a distrito, e que dê um incentivo extra aos eleitores para votarem PSD.
2)Todos os candidatos a deputados, mesmo o que vão em lugares não elegíveis, tem de ser mais valias eleitorais nos respectivos concelhos. Gente conhecida, com percurso cívico,profissional e político claro e transparente e que dê aos eleitores a garantia que é um "deles" que vai para o Parlamento.
3) Acabar com os "lugares cativos" em S.Bento. Por regra, que deverá ter algumas excepções, todos os deputados com três mandatos completos devem dar o seu lugar a gente nova.
Ser deputado não é profissão e é inaceitável a perpetuação de alguns no Parlamento legislatura após legislatura.
Naturalmente que as excepções deverão ser aqueles deputados que são uma clara mais valia parlamentar e política.
4) Dispensar os deputados "invisíveis" de integrarem as próximas listas. Entendendo-se como "invisíveis" aqueles que depois de eleitos "desaparecem" quase por completo dos seus círculos eleitorais, neles não efectuam nenhum tipo de trabalho e só lá aparecem a acompanhar membros do governo ou altos dirigentes do partido.
Aplicando-se estas quatro regras estou certo que será dado um passo importante para ganhar as eleições e transmitir as mensagens correctas aos eleitores.
Por si só não chegam...mas ajudam.
E as legislativas vão ser decididas voto a voto.
Depois Falamos

P.S. Há uma quinta regra nesta matéria.
A que obriga Pedro Passos Coelho a ter uma participação decisiva no processo de constituição de listas.
Eu sei que os PM tem mais que fazer e gostam pouco de intervir nestas questões.
Mas tem de ser!

Sem comentários: