sábado, abril 04, 2015

Três Pontos

Numa altura crucial da época, em que se estão a definir os apuramentos para as competições europeias, o essencial é fazer pontos e não permitir deslizes que possam comprometer os objectivos que os responsáveis da equipa e da SAD se propõe atingir.
No jogo com o Arouca outros resultado que não fosse o triunfo poria seriamente em risco o quinto lugar e podia ter péssimas consequências no moral da equipa agora que se avizinham dois jogos cruciais com Moreirense e Braga.
E por isso já nem se pede à equipa que jogue bem mas apenas que seja eficaz e conquiste pontos.
Assim fez neste jogo com o Arouca.
Em que teve o grande mérito de marcar um golo, numa das poucas oportunidades de que dispôs, e o enorme mérito de não sofrer nenhum face a um adversário que teve claramente mais oportunidades de marcar.
O Vitória continua longe do nível exibicional da primeira volta, isso é tão inegável como a convicção de que por várias razões não o voltará a atingir, mas acredito que ainda tem jogadores para se exibir a um nível superior ao que fez hoje.
Em que ofensivamente foi pouco acutilante, defensivamente denotou fragilidades em especial pelo seu lado esquerdo onde Alex nunca foi (também não é esse o seu lugar) um lateral esquerdo eficaz e em termos de construção de jogo pese embora a simultaneidade de Bernard,Otávio e André não conseguiu fazer uma ligação eficaz entre defesa e ataque.
Valeu que a equipa do Arouca foi consideravelmente perdulárias nas várias situações de golo de que dispôs e em que a má pontaria dos seus avançados e o acerto de Douglas evitaram golos que chegaram a parecer certos.
Ganhou-se e isso era o que mais importava.
Mas é preciso dizer, com todo o realismo, que para ganhar em Moreira de Cónegos e em casa ao Braga vai ser preciso jogar mais e melhor porque caso contrário corremos o sério risco de termos dissabores nesses dois jogos com os adversários geograficamente mais próximos.
Olegário Benquerença está no seu ultimo ano de actividade e é caso para dizer que ainda bem.
É mais um que anda a mais no futebol.
Já não se arbitra assim.
Depois Falamos

5 comentários:

luso disse...

Estamos numa fase da época em que o entusiasmo deveria estar nos píncaros, mas, no que a mim me toca, e julgo que à maioria dos adeptos, apenas esperamos o final da competição.
Os jogos estão a ser penosos, com o público muito dividido e sem paciência, os jogadores claramente com défice de confiança, e os adversários a aproveitarem todas estas condicionantes.
Esta coisa dos reforços do Porto está a arrasar-me emocionalmente. Jogadores sem categoria evidente, entram apenas para cumprir a tal exigência (acordo de cavalheiros, diga-se), que obriga a estar sempre pelo menos um em campo.
RV tem cumprido à risca essa condicionante, mas não há pachorra para aturar isto.
O jogo em si, foi como disse LC; salva-se o resultado, que é o que fica para a história.
Mas não é o que põe os adeptos felizes.

luis cirilo disse...

caro luso:
É como diz.
Há realmente um mal estar entre adeptos e equipa que tem a ver com vários factores dos quais a chegada dos emprestados não é seguramente o menos importante.
Mas é claro que não são só os resultados que põe os adeptos felizes. Agora há que ganhar em Moreira de Cónegos para depois receber o Braga com outro estado de alma

Luis Costa disse...

Meu caro,

Simplesmente foram mais 3 pontos caídos do céu, a exemplo do que aconteceu na ultima vitória.

Mas nem tudo é mau.

Tivemos mais uma tarde em que o escritor nos presenteou com mais uma tatica inovadora:
O 4x3x3, sem extremos !
O Otavio é um 10. E ou joga nessa posiçao ou não joga.
O Valente já demonstrou que é um avançado para jogar nas imediaçoes da area e não a extremo.

Além disso ainda colocou um extremo e LE . . . resultado, ficamos sem ambos . . . e em 90 minutos não conseguiu ver/corrigir isso !!

Ah grande RV, o que seria de nós sem ele !!!!

Anónimo disse...

Claro Sr Luis Cirilo

O nosso jogo mais importante é com o Braga, é o jogo da época...

luis cirilo disse...

Caro Luís Costa:
Foi uma vitória feliz face ao número de oportunidades criadas por cada equipa.
Mas a qualidade do nosso futebol( e o resto também advém daí) deixou muito a desejar.
Quanto aos jogadores:
Otávio não sei se é 10 ou 8. Sei é que não tem revelado os méritos necessários a ser titular.
Valente é claramente um homem de área porque tem instinto goleador. Nos flancos perde rendimento.
Claro que num plantel curto em flanqueadores por Alex a LE é um disparate. Ele é um bom jogador em zonas bem mais adiantadas onde a qualidade de passe e o acerto nos lances de bola parada fazem a diferença. Mas aí já entra o "mistério" Luís Rocha.
Mesmo enfraquecidos por um Janeiro absolutamente disparatado temos plantel para fazer mais e melhor. Porque não faz...não sei!
Caro Anónimo:
É sempre um jogo especial porque o SCB é o nosso rival. Mas nada decidirá, a nosso favor, em termos classificativos porque a diferença já é grande e espero que no próximo fim de semana não aumente.
Claro que se ganharmos ao Moreirense e o Braga perder em casa com o Penafiel (está-se mesmo a ver...)o jogo terá outros atractivos. Mas racional é pensarmos em ganhar para defendermos o quinto lugar.