quinta-feira, novembro 21, 2013

Os 23 de P.Bento

A seis meses do inicio do mundial do Brasil é, naturalmente, um exercico especulativo tentar adivinhar quem são os 23 jogadores que Paulo Bento vai levar à competição.
Em seis meses acontece muita coisa, de lesões a abaixamentos de forma passando pela (pouco provável) aparição de novos talentos, pelo que para esta tentativa de antecipar quem serão os convocados teremos naturalmente de partir do principio de que não haverá lesões que impossibilitem presenças.
Especialmente num caso isso seria quase catastrófico...
Olhando para os jogadores em que PB tem apostado de forma consistente as coisas apontam para haver 16 ou 17 lugares "cativos" e meia dúzia em aberto.
No que toca a guarda redes creio que Rui Patrício, Beto e Eduardo estão garantidos.
Nas laterais há três jogadores que tudo indica terão lugar assegurado: Fábio Coentrão, Antunes e João Pereira.
Falta um segundo lateral direito deverá sair do lote Sílvio, Miguel Lopes, Cédric ou André Almeida.
Nos centrais julgo que dificilmente se fugirá de um quarteto constituído por Bruno Alves,Pepe,Ricardo Costa e Neto.
Os dois primeiros são indiscutiveis, o terceiro faz vários lugares e vai ao terceiro mundial o que em termos de experiência é importante, e Neto tem sido chamado e correspondeu quando jogou embora seja o elo mais fraco deste quarteto.
Á espreita estarão nomes como Sereno, Paulo Oliveira ou José Fonte.
No meio campo há três indiscutiveis.
Moutinho, Miguel Veloso e Raul Meireles.
Mas é o sector em que há mais vagas.
Ruben Micael, William Carvalho, Ruben Amorim, Josué, Adrien,Manuel Fernandes são alguns dos nomes que vão lutar pela presença no Brasil.
Na frente há também duvidas:
Sendo certos os nomes de Ronaldo, Postiga, Nani e Hugo Almeida há outros "interessados":
Varela,Danny, Licá, Vieirinha, Eder, Nélson Oliveira, Bruma, Ricardo e Quaresma se se confirmar o regresso ao FCP e portanto ao futebol de alta competição.
Grosso modo deve andar de volta destes nomes o quadro final dos 23 convocados.
Mas até Maio ainda corre muita água debaixo das pontes do nosso futebol.
Depois Falamos

P.S. Recuso-me pura e simplesmente a considerar, sequer, a possibilidade de incluir brasileiros apressadamente naturalizados nestas hipoteses de convocados.

6 comentários:

Anónimo disse...

É preciso não esquecer, que não fizeram mais que a sua obrigação.
Se efectivamente, esta selecção fosse mesmo boa, teria sido apurada na fase de grupos.
Isso não aconteceu.
Derrapou, falhou, inventou, e por vezes foi mediocre.

Logo, foi preciso recorrer á reciclagem, que acabou por correr bem.
No global, esta seleccão não convenceu ninguém.
Esperemos para ver.

Miguel Sampaio disse...

Boas

A mim nao me decepcionou. Alias, era o que eu esperava, como ja é tao normal. Esta nos no sangue, infelizmente, a mentalidade de facilitar quando somos favoritos e contra equipas muito acessiveis. Nao quero dizer com isso que aceito, ou tampouco fico despreocupado. Mas a verdade é que chegamos as fases finais e nunca, ou raramente, nos deixam envergonhados, salvo a excepçao da Coreia/Japao.. Ainda no ultimo europeu fomos a unica equipa que jogou e "encostou" a campeao europeia e mundial as cordas, perdendo so no penalties... Porque gostamos de jogar contra os melhores e somos melhores a jogar bom futebol do que a lutar contra muralhas e equipas fechadas. Somos a antitese da Holanda que faz apuramentos exemplares e nas fases finais sao uma enorme desilusao...


Quanto ao artigo, tambem me parece que o PB nao mudara muito, se bem que nao equaciono o Ricardo como uma possivel ida... é muito cedo e ele ainda tem que lhe dar muito... Sou da opiniao que o Adrien e o William Carvalho principalmente tem que ter mais oportunidades agora nos amigaveis, e o Eder tem que ser testado como titular e principalmente, jogar sempre em funçao de extrair o melhor do ronaldo. E isso é ter um avançado ou PL que abra espaços para ele poder aparecer e nao um que os tape ou prenda muito a bola... o Hugo Almeida fez um bom trabalho na Suecia nesse sentido...


Abraço.

Anónimo disse...

Anónimo de cima, és só mais um à espera que a coisa corra mal. Deixa lá os "ses". quando um objectivo é atingido no há lugar a "ses".
Eu quero ver se o comandante nos lidera ao título mundial qual vai ser o "se".........

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Genericamente de acordo. É uma equipa que só rende quando está em momentos verdadeiramente decisivos. E isso tem a ver com escolhas, com mentalização e com o treinador.
Caro Miguel:
A fase final correrá tão bem quanto acertadas sejam as escolhas para os 23. Sendo certo que tem toda a razão quando diz que as nossas selecções, ao contrário da Holanda, são bem melhores nas fases finais.
Quanto ao Ricardo é muito improvável que ele seja escolhido,é verdade, mas é um miudo talentoso que se habituou a surpreender-nos. E numa selecção aonda vão andre almeida ou andre gomes porque não o Ricardo?
É bem melhor que qualquer um deles.
O Adriem esse é uma vergonha não ser opção.
Caro Anónimo:
As coisas não são assim.
Atingir um objectivo é uma coisa mas fechar os olhos aos erros é uma coisa bem diferente.

Anónimo disse...

Se não fossem os "colossos" do futebol mundial, tipo Azerbeijão e Israel(...), Portugal seria apurado á primeira...
A selecção esteve muito longe de convencer.
Concordo com o tal anónimo dos se...

José Paulo Cunha Fafe)

luis cirilo disse...

Caro José Cunha:
É evidente que a selecção só se pode queixar de si própria. E dos pontos perdidos em casa com Israel e Irlanda. Por vezes dá a impressão que só levam a sério os jogos decisivos