sábado, novembro 09, 2013

Classe !

Foto: www.abola.pt.
Já não é a primeira vez que o digo.
Orçamentos podem ganhar campeonatos mas não ganham jogos.
E a equipa de basquetebol do Vitória é um exemplo fabuloso dessa máxima como ainda hoje provou de forma absolutamente exuberante.
Não sei quais os orçamentos exactos das equipas do Vitória e do Benfica mas não direi grande asneira se admitir que o dos lisboetas deve ser mais de vinte vezes superior ao nosso.
Para mais do que para menos.
Acontece que dos três últimos jogos oficiais entre as duas equipas o Vitória ganhou convincentemente dois, o de hoje e a final da taça de Portugal, e perdeu um por quatro pontos na final da supertaça algumas semanas atrás.
O que prova a excelência do trabalho que Fernando Sá e os seus colaboradores vem fazendo no Vitória.
Que todos os anos, por razões financeiras, perde jogadores importantes(esta época ficou sem Ivan Almeida e André Bessa só a titulo de exemplo)mas consegue sempre refazer o plantel contratando jogadores acessíveis e fazendo equipas que mantém um nível competitivo elevado.
Hoje, diante ao campeão nacional, o Vitória esteve sempre á frente terminando cada um dos quatro períodos em superioridade face ao adversário e controlando perfeitamente o jogo mesmo quando de forma algo "artística" ficou privado de dois dos seus principais jogadores (curiosamente preponderantes no jogo defensivo face ás estaturas)por atingirem o limite de faltas na opinião do trio de arbitragem.
A superioridade foi de tal ordem que á entrada do ultimo período o Vitória vencia por 21 pontos de diferença marca que dificilmente mais alguma equipa logrará atingir face a este adversário nas provas nacionais.
Quero com isto dizer que o Vitória é candidato ao titulo?
Não.
Porque com as suas limitações orçamentais não pode competir com o Benfica na contratação de "determinados"(leia-se americanos)jogadores nem na qualidade média do plantel.
Mas pode , isso sim, dar grandes espectáculos de basquetebol e honrar imenso a camisola que os seus jogadores vestem!
E nisso, garanto, não há ninguém melhor que eles.
Depois Falamos

Sem comentários: