terça-feira, novembro 26, 2013

Mais Vitória

Gosto muito desta placa em boa hora afixada numa parede do pavilhão do Vitória.
Desde logo porque é um justo reconhecimento a todos aqueles (atletas,técnicos, seccionistas e directores) que ao longo dos anos deram um importante contributo para o nosso palmarés de clube desportivo eclético e formador de jovens.
Depois porque confirma aquela que é ,desde há dezenas de anos, uma imagem de marca do nosso clube que importa preservar a todo o custo.
O ecletismo.
Que nos dá grandeza, palmarés, inserção na comunidade e permite retribuir através da prática desportiva de milhares de jovens ao longo dos anos todo o apoio que Guimarães e os vimaranenses sempre deram ao Vitória.
Da placa constam os mais diversos títulos:
Regionais, Nacionais e Mundiais obtidos por atletas e equipas do Vitória.
Numa variedade de modalidades que nos orgulha:
Hóquei em patins, voleibol, atletismo, andebol, natação, basquetebol, pólo aquático, kickboxing, judo e futebol de praia.
Dez ao todo.
Algumas já não se praticam no clube (como o saudoso hóquei em patins ,de que os vitorianos mais velhos falam com enorme nostalgia,ou o andebol que foi durante anos a segunda modalidade em praticantes) mas fazem parte da nossa História e o Vitória estar-lhes -á sempre grato pelo contributo que deram para o seu engrandecimento.
É inequívoco que esta ultima dúzia de anos foi a melhor de sempre em termos de conquistas fruto de uma aposta mais consistente nas modalidades e da chegada ao clube de duas que deram significativo contributo.
O basquetebol e o kickboxing que vieram juntar-se ao voleibol e à natação como as modalidades mais conquistadoras do Vitória.
Sendo certo, sem qualquer desprimor para as outras, que por razões de mediatismo e implantação nacional os títulos ganhos no basquetebol e voleibol tem especial importância para o clube.
Há mais Vitória para lá do futebol.
E isso é um orgulho para todos os vitorianos.
Depois Falamos

4 comentários:

Anónimo disse...

O Vitória também é "aqueles" que sofrem em segredo, não sendo associados, o coração aperta,
As mulheres para quem a bola deve...ser redonda, mas que adoram o clube

Muitos destes e destas, sairam da toca na noitinha de 26 de Maio, para soltarem as lágrimas vitorianas.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não tenho qualquer duvida que há muitas e muitos vitorianos que não são sócios (nalguns casos por não poderem)mas que gostam tanto do Vitória como os associados. O Vitória é de todos.

F. Machado Faria disse...

Face a alguns comentários deixados no facebook em relação a este post, venho aqui deixar a minha informada opinião. Digo e repito INFORMADA pois ao que parece muita gente emite opiniões baseadas no "diz que disse" ou simplesmente não conhecem quem pretendem julgar.
Como se sabe, o responsável por esta iniciativa e muitas outras que enaltecem outras modalidades para além do futebol, é o Pedro. Estou certa que o Luís lhe reconhece o valor devido pois em bom rigor foi o Luís que o levou para a direcção por acreditar no projecto que até então defendia e que com muito afinco tem tentado implementar. Pela primeira vez na história do Vitória foi votada a cooptação de um vice-presidente com unanimidade, o que revela valor pessoal e profissional de alguém que teve de tomar decisões difíceis e duras - assim o são todas as decisões que implicam cortes e consequências dos mesmos. Nunca deixou de dar a cara por nada nem a ninguém sabendo que só assim poderia e poderá andar de cabeça erguida na rua. Todos dentro das modalidades sabem que do Pedro só podem contar com a verdade mesmo que essa verdade não seja a que mais convém.
Lamento que determinadas pessoas continuem a insistir em manchar um percurso notável.
Vejo a dedicação todos os dias, infelizmente a qualquer hora do dia. Como mulher do Pedro só posso exprimir o orgulho que sinto mesmo sendo a pessoas mais crítica que o Pedro poderá apanhar pela frente. Não posso é ser injusta.

luis cirilo disse...

Cara F. Machado Faria:
Quando assumi a pesada responsabilidade de ficar como vice presidente para o futebol e para as modalidades fi-lo sabendo que se pudesse contar com o Pedro para trabalhar comigo ele me tiraria muitas preocupações e canseiras dada a competência, dedicação e lealdade que teria para com o clube.
O projecto desportivo para as modalidades, que foi sufragado pelos sócios no âmbito do programa geral da candidatura, foi em grande parte escrito pelo Pedro e esse foi um dos argumentos para o convencer a ficar como director geral das modalidades.
Onde comigo e agora como vice presidente tem feito um excelente trabalho resolvendo problemas, tomando decisões dificeis e impopulares, mas pondo sempre o interesse do clube acima de tudo.
Creio que sem o trabalho dele as modalidades estariam hoje numa situação bem mais complexa.
E por isso quando soube da decisão do presidente em o convidar para me substituir como vice presidente do clube fiquei muitissimo satisfeito.
Independentemente da amizade que construimos objectivamente considero que é a pessoa mais capaz para gerir as modalidades. Há quem não compreenda, quem critique, quem seja injusto.
É o risco que todos corremos ao servir um clube que é a nossa segunda família.