terça-feira, novembro 19, 2013

Nike vs Lacatoni

  
 Publiquei este texto no site da Associação Vitória Sempre

Sou de um tempo, o que não é grande vantagem, em que os equipamentos dos clubes incluindo o Vitória eram de produção artesanal sem qualquer marca de artigos desportivos a fornecê-los.
Feitos em confecções da região, no nosso caso, eram totalmente brancos ou com calção preto (como gosto mais) apenas se usando a camisola preta alternativa quando defrontávamos o Farense e poucas mais ocasiões.
Não havia marcas, nem publicidade nos equipamentos, nem nome nas camisolas.
Depois as coisas foram-se modificando, muito em especial depois do Mundial de 1974 na Alemanha, com as marcas a aparecerem em força no futebol e a vestirem praticamente todas as equipas que disputam competições profissionais e não só.
O Vitória não fugiu a essa regra.
E muitas passaram pelo clube.
Adidas, Le Coq Sportif, John Smith, Kappa, Olympic, Umbro, Hummel entre outras de que não me recordo até chegarmos à Lacatoni.
Que é portuguesa, é da região, fornecia em boas condições para o clube mas foi sempre uma mal-amada dos adeptos por razões várias.
Desde a qualidade das camisolas, ao design das mesmas, passando pelo equipar clubes desde a I liga até aos distritais.
Pessoalmente, e talvez saudoso de magníficos equipamentos do passado das marcas acima referidas, nunca fui um entusiasta da Lacatoni e sempre manifestei o desejo de ver o Vitória um dia vestir Nike a maior marca mundial de artigos desportivos e que equipa alguns dos melhores clubes e selecções do mundo inteiro.
Portugal e Brasil, Barcelona e Manchester United, são apenas dois exemplos do afirmado.
Quis o destino, e a vontade dos homens, que a época passada marcasse o final da ligação do Vitória á Lacatoni e o início de um contrato com a …Nike.
Mas o destino por vezes é irónico.
A Lacatoni (e a Pop) fizeram na despedida os equipamentos mais bonitos que a marca forneceu ao Vitória durante os anos de ligação ao clube: as camisolas branca e preta eram francamente bonitas e a branca com a cruz azul da fundação da nacionalidade (não por acaso muitos adeptos chamavam-lhe a camisola do Afonso Henriques) foi o enorme sucesso que se sabe.
A acrescentar a isto ainda fizeram uma camisola para a final de taça que também ela era lindíssima.
E onde está a ironia?
Está no facto de a desejada Nike ter entrado no clube com três camisolas…fraquinhas.
A branca ainda se tolera mas a preta é francamente feia e a dourada das competições europeias é também ela decepcionante.
Sei que são produtos de catálogo por não ter existido tempo para mais.
Mas não era esta Nike que eu “sonhava” ver equipar o Vitória mas sim a Nike que faz equipamentos fabulosos para as grandes equipas e selecções que todos conhecemos e admiramos.
Ao que me dizem na próxima época será bem diferente.
E aí a Nike produzirá equipamentos com desenho exclusivo e não produtos de catálogo capazes de traduzirem uma efectiva ligação entre o clube e a região e susceptiveis de entusiasmarem os adeptos a comprá-los.
Porque ao preço que hoje custa uma camisola convém que para além do gosto do adepto em usar algo idêntico aos jogadores sinta também que compra algo que lhe agrade do ponto de vista estético.
Para já os equipamentos não cumprem esse desiderato.
De registar positivamente, isso sim, que a chegada da marca americana já provocou significativas alterações para bem melhor na decoração das duas lojas do Vitória que tem agora um aspecto muito mais atractivo e agradável à vista.
Espera-se, há já algum tempo, é que essa mudança seja complementada com uma diversidade muito maior do merchandising disponível (da Nike e não só) porque nessa matéria da Lacatoni para a Nike não houve qualquer evolução.
E uma loja do Vitória onde não se vendem bolas com o símbolo do clube, onde não há bonés paras o sol com o emblema do Vitória, onde a linha infantil (segmento de mercado a que os grandes clubes dão a máxima prioridade) é incipiente não está a cumprir cabalmente as suas funções nem a dar ao Vitória o contributo exigível.
E estes são apenas três exemplos de muitos que poderiam ser dados.
De qualquer forma já “temos” a Nike a equipar o Vitória e isso é extremamente positivo.
Porque a nós Vitória o que serve estrategicamente são as parcerias com marcas de referência a nível mundial.
Dá-nos dimensão.
E obriga-nos a sermos cada vez mais exigentes connosco próprios

10 comentários:

Anónimo disse...

o problema para lá das marcas está no nosso marketing. Pouco criativo e pouco imaginativo. Há dezenas de produtos que podiam vender-se nas nossas lojas. Mas tinham de trabalhar muito mais para isso ser possível. E deve ser tudo gente muito ocupada a começar por quem neles manda.
Ricardo Lemos

Anónimo disse...

Por acaso eu acho que p MKT do Vitoria nunca esteve tao bem como está agora.

Anónimo disse...

Dizer que a nivel de produtos nao mudou nada da lacatoni para a nike, demostra um total falta de veracidade ou de ignorancia da parte do sr. cirilo. Mas eu compreendo.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Concordo que há muito mais produtos passíveis de serem vendidos nas lojas. Mesmo assim acho que o marketing está a fazer um trabalho interessante.
Caro Anónimo:
É provável que tenha razão.
Caro Anónimo:
Não compreende nada. Nem sequer o significado do termo "diversidade". Porque se compreendesse veria que a Nike tem o que a Lacatoni tinha. Diversidade e qualidade são coisas muito diferentes

Anónimo disse...

O feio, não existe, é uma utopia.
Não há bonito nem feio, apenas se gosta ou não.

"Que seria do amarelo, se todos gostassem do vermelho"...

Viva o calção preto e a camisola branca, sempre, nem que sejam comprados no "Martins Chapeleiro".

João Oliveira disse...

Caro Sr.Cirilo,

Discordo quando diz que são "fraquinhas".A branca é bonita,a preta ainda mais e a amarela então de topo.Mas isso é a minha opinião,e deve ser tratada como tal...uma opinião.Aceito a sua,mas como diz,e bem,que esta 1ª época é "genérica" em termos de equipamentos,é assim que a Nike trabalha e nós só temos que aceitar e tentar fazer o melhor com isso.Já muito devemos agradecer por uma das maiores marcas (se não a maior) de desporto a nível mundial se "interessou" pelo nosso clube.

Quanto à falta de material nas lojas do Vitória,concordo,poderia haver mais diversidade,mas não sabemos se será provocado pela própria Nike ou foi o clube que o assim decidiu.Como costuma dizer: "Depois falamos..."

Cumprimentos

ar disse...

Pessoalmente eu tenho a camisola preta da LACATONI com o simbola no meio e a dizer o regresso do rei e digo que ainda vou algumas vezes com ela aos jogos em casa e é das mais bonitas que o vitoria teve. Em relação ao equipamento desta época não me seduz.Só por ser da Nike? ehh.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Desse ponto de vista...amen.
Caro João Oliveira:
"fraquinhas" para a Nike bem entendido.
Aguardo com expectativa a próxima época. Quanto ás lojas creio não haver acordo de exclusividade porque há lá produtos que não são da Nike.
Caro ar:
Eu também tenho uma razoável colecção de camisolas do clube. As minhas preferidas são as Adidas da década de 90, as 3 John Smith, uma ou outra Le Coq e a da final da taça deste ano que vesti no Jamor. Religiosmaente guardada
e que nunca voltarei a vestir.

Francisco Guise disse...

As Adisas, sem dúvida nenhuma.
Tenho duas.
Uma oferecida pelo Paneira e autografada e outra oferecida pelo Paiva.

A mais bonita de todas, sem dúvida alguma;
A primeira da Kappa.

luis cirilo disse...

Caro Francisco:
Esperemos que a Nike nos surpreenda com as camisolas mais bonitas de sempre. Mas não vai ser fácil.