sexta-feira, novembro 08, 2013

Gelo!

Os jogos acabam no fim diria o senhor de La Palice se no seu tempo se jogasse futebol.
Nas competições europeias quando não se pode ganhar o empate é um bom resultado costuma dizer José Mourinho.
Nestas duas frases se sintetiza a história de um jogo que teve, para os vitorianos, um fim completamente gelado mas não totalmente inesperado.
Porque "este" Bétis não só foi melhor que de Sevilha como teve no jogo um ligeiro ascendente que se traduziu em ter criado mais situações de perigo junto da nossa baliza do que o Vitória que em todo o jogo apenas teve um lance de golo (cruzamento de Tomané e Maazou ligeiramente atrasado para o toque final) junto da baliza adversária.
E por isso aquela "distracção fatal no ultimo minuto do prolongamento (os jogos acabam no fim...) acabou por traduzir a realidade de uma equipa que não soube reconhecer que já não podia ganhar e a que faltou a matreirice suficiente para segurar um empate(quando não se pode ganhar o empate é bom...) que lhe abria outras perspectivas de apuramento para os 1/16 avos de final.
De resto temos de reconhecer que a nossa realidade é esta.
Um plantel relativamente limitado para uma competição a este nível ,a que a ausência de dois jogadores (Marco Matias e Malonga) parece fazer uma mossa superior aquilo que seria expectável, face a clubes como Bétis e Lyon detentores de outras realidades financeiras.
E a reforçar isto bastará atentar que nos quatro avançado utilizados  dois deles vem de equipas B(Tomané e Plange) e o outro(Ricardo) do Vizela,ou seja, habituados a patamares competitivos totalmente diferentes!
Sendo certo que Tomané ainda deu um ar da sua graça efectuando o cruzamento mais perigoso do Vitória em todo o jogo.
Creio que, apesar de tudo, o Vitória não merecendo ganhar o jogo também estava longe de o merecer perder e ainda por cima daquela forma tão ingrata e sem qualquer tempo para ainda tentar correr atrás do prejuízo.
Quanto a jogadores gostei de um triângulo quase "mágico" constituído por Paulo Oliveira, Abdoulaye e Leonel Olimpio que rubricaram três grandes exibições e "disfarçaram" bem a superioridade bética em especial na segunda parte altura em que os espanhóis atacaram de forma mais intensa.
Para além deles apenas Barrientos esteve bem muito em especial quando se conseguia libertar do "exílio" nos flancos e vinha para o meio acelerar o jogo e dar-lhe algum esclarecimento.
Os outros estiveram  abaixo do que seria necessário incluindo os suplentes utilizados cujo contributo (talvez Tomané devesse ter entrado mais cedo) não trouxe nada de novo à equipa quando ela tanto precisava de um "abanão" que a levasse a render o que está ao seu alcance.
E agora?
Agora o apuramento continua a depender de nós mas é evidente que está muito mais difícil a partir deste resultado de hoje.
Vai ser necessário ganhar os dois jogos que faltam.
O que não sendo impossível também não é fácil considerando até que Lyon e Bétis empataram em Rijeka.
Duas notas finais.
Uma para o "inferno branco" que não o foi apesar dos 22.000 espectadores (havia mais 600 mas eram espanhóis) presentes no D.Afonso Henriques. E tanto a equipa precisava do ambiente de outros jogos até de menor importância.
A outra para a excelente arbitragem do árbitro italiano Mazzoleni.
Classe, autoridade, uma permanente atitude de deixar jogar que só enriqueceu o espectáculo.
É pena por cá não se arbitrar assim.
Depois Falamos

14 comentários:

Emanuel disse...

Boa noite... Dentro do possível...

Caro Sr. Cirilo, não podia estar mais em desacordo. O Vitória hoje perdeu, e perdeu muito bem. Porque para se ganhar jogos, é preciso jogar um futebol minimamente decente. Que é tudo o que o Vitória não faz! Aliás, aquilo que temos visto deste que Rui Vitória pegou na equipa-já lá vão quase 3 anos- é absolutamente PATÉTICO! Não há uma jogada com princípio, meio e fim, é só chutão para a frente, e corre Maazou. Que , para nosso azar e do treinador, hoje mostrou claramente que não está a 100%.

O resto, é fé em Deus. Só que a sorte não dura sempre, Um dia acaba. E a do RV, parece que acabou...

E não é verdade que sejamos tão fraca equipa assim. O treinador, é que com a sua mediocridade , tolhe a equipa! Como é que explica que jogadores como o Addy e Plange, que não teem qualidade para jogar, nem na primeira liga, quanto mais no Vitória, sejam sempre titulares? Sobretudo o Addy! E depois, o cavalo passa à porta de todos, e não se tem qualquer tipo de problema para apostar na prata da casa. O tanas! Conversa para enganar lorpas!

Se RV gostasse do Vitória, como diz que gosta, e se fosse o homem de princípios que muitos dizem que é, fazia a malinha, e ia à vidinha dele! Estou muito grato por nos ter dado o nosso maior troféu, mas a paciência tem limites! O que vi hoje, foi inacreditável demais para ser verdade!

Só espero é que o presidente tenha uma conversa muito séria com esse senhor! Mas, se calhar convém o RV ficar. Não se vá contratar um treinador que tenha a espinha direita, e não aceite a constante subserviência em relação aos corruptos da invicta!

Desculpem o desabafo, mas estou mesmo farto disto!

Emanuel

Publicar este post, pois foi corrigido

Anónimo disse...

Nota para os tristes incidentes, à tarde no centro de guimarães e no pós-jogo, nas imediações do estádio.
Onde autênticas milícias de "ultras" perseguiam adeptos do bétis, batendo em velhos, crianças,...

Sei que isto foram retaliações ao que se passou em Sevilha, mas violência tem de ser sempre criticada e não apenas quando os nossos são vítimas.

E depois os que bateram em Sevilha não foram os que foram vítimas em Guimarães.
Pagam sempre os justos pelos pecadores e é uma tristeza que não acaba.

Não se pode ser hipócrita ou assobiar para o lado.
Tem de se afastar os criminosos e os vãndalos do estádio.

Eu quero poder ir ao futebol e hoje não posso.

Tenho dito.

Anónimo disse...

Em resposta ao Emanuel:

A leitura que faz de RV não é diferente do que a que conheço por alguns dos seus colegas de profissão.
É muito limitado em várias vertentes
da sua profissão.
É um técnico aceitável para equipa pequena, pois é simpático e motivador, mas tudo o que vá para além do pontapé para a frente e do contra-ataque ou transição rápida é pedir demais.

O guimarães pode não estar na mó de cima nem ter muito dinheiro mas é um clube demasiado interessante e motivador para qualquer treinador.
Tem gente, tem sangue, tem peso.
É uma raridade em Portugal, fora do universo dos gigantes, e também com a excepção de Braga.

Há bons treinadores por aí.
Uns empregados, outros desempregados, mas há aí por onde escolher.
Não quero deixar nomes. São fáceis de encontrar.

Curioso, ou talvez não, relacionar a manutenção de RV com a "subserviência" aos "corruptos" da invicta.
É que RV, lampião de gema, veio para guimarães com o baptismo dos maiores inimigos de quem acusa nesse comentário.
É uma simples e infeliz bitaitada, mas que diz muito, uma coisa posso dizer é que o Vitória nunca foi mais subserviente a alguém do que aos corruptos lampiões nos últimos anos.
Páginas que mancharão para sempre a história do clube e que nunca encontrarão paralelo.

Outra coisa também posso garantir.
BAncadas de sócios do Vítória nunca serão disponibilizadas para adeptos do fcp como o foram alarvemente para os lampiões virem arrogantemente passear a sua suposta ditadura em guimarães.


Enquanto houverem muitos benfiquistas camuflados de vitorianos nunca seremos a força que sempre pensamos ser.
É uma realidade que temos de assumir.

E um facto inquestionável.

Que quer ser lampião que vá para o caralho de lisboa e que nunca mais volte.

Nota final: a violência hoje, alem de feridos, provocou viaturas incendiadas e outras com ficaram sem rodas e todas partidas.
Lamentável.
Isto tem de acabar.


Mas tal como muitas outras coisas, ninguém quer.

E cirilo assobia. Claro. PAra o lado

ar disse...

Ate poderia comentar o jogo de ontem mal terminou , mas prefiro a frio dizer o seguinte!
O Vitória não está bem,se repararmos nos 3 últimos jogos (Maritimo,gil vicente e agora Bétis)as exibiçõers foram confrangedoras a todos os níveis.
Ontem foi mesmo o descalabro,nao exagero na palavra, uma equipa que joga em casa com a necessidade de vencer ter um comportamento daqueles durante os 90 minutos não podemos querer passar á próxima eliminatória. Uma equipa que fisicamente está de rastos (imcompreensivel)!,que por azar dos diabos, o único jogador que está em boa forma (Marco matias) nos fez tanta falta.
ter uma chance (?) de golo em 90 minutos não é tolerável.
E o nosso adversário era assim tao forte? Não era meus amigos!

Mas vejo outras coisas alarmantes!
Vejo um Douglas que não tem estado concentrado (em Barcelos e ontem foi a mesma coisa),um Tiago Rodrigues em péssima forma,o Addy com as perdas de bola e passes errados,um Mazzou com medo,um Ni Plange desastrado e medíocre.Ontem para espanto meu so gostei do Olimpio e pasme-se do Barrientos que sou um critico feroz do seu jogo inconsequente!
Será que so eu vejo que o Ricardo não tem nível para jogar nesta equipa?
Ao contrário de alguns não quero a cabeça do Rui Vitória pois digo sem duvida nenhuma que é o homem certo para este barco, que passou por muitas tempestades e agora em mar mais calmo deve colocar a bussola com o norte necessário para o levar a bom porto!
Ontem a direção (e bem) decidiu oferecer os convites para o jogo, mas penso que domingo não devem estar mais de 10000 vitorianos a assistir ao jogo!
Relativamente aos incidentes temos todos de lamentar profundamente os de cá e os de sevilha,onde tudo foi provocado.
Os sócios nesta altura de grande crise nacional, estão a fazer um grande esforço a acompanhar a equipa para todo o lado , mas isso poderá ser alterado se os resultados não se inverterem.
FORÇA VITORIA.
Força Vitória.

Anónimo disse...

Além de tudo, Vitória até morrer...

Hoje é um dia difícil, o dia em que me sento e penso no que aconteceu ontem, o que me deixa um pouco perturbado. Não é pelo resultado ou pela falta de qualidade de alguns jogadores, mas sim pelo empenho, a falta de entrega demonstrada por alguns jogadores que vestem de rei ao peito é algo descomunal. Não existe aquele espirito de entreajuda e solidariedade entre os companheiros de equipa que tanto nos habituaram o ano passado. Penso no caminho que temos de caminhar como diz o nosso treinador, e fico apreensivo pois é difícil entender até que ponto jogadores como Nii Plange continuam a ter lugar na equipa do nosso Vitória. Nem tanto pela falta de qualidade, mas desrespeitar o rei que transporta ao peito e os companheiros de equipa é algo que me atormenta.


Vitória Sempre, amanhã falamos..

Pedro disse...

Caro Cirilo, o melhor do jogo foi claramente o árbitro! Que classe! Quanto ao Vitória, bem, jogou aquilo que nos tem habituado. A nossa táctica é igual à do futebol popular: chutão para frente e siga!! É fácil numa altura destas por tudo em causa, mas a verdade é que desta vez não consigo vislumbrar desculpas para tão pobre futebol. O Vitória não joga nada e não é de agora. Não há princípios básicos de jogo, nada!! Infelizmente....

Abraço,
Pedro

Anónimo disse...

As meias-verdades, quando não simples mentiras, que por aqui papagueiam são tão frágeis quanto grosseiras e de uma ma educação.

BASTA ler esta[Em resposta ao Emanuel: opinião é esta tudo dito,como vive(m)esta gente..

luis cirilo disse...

Caro Emanuel:
Temos de ter sempre o cuidado de não nos deixarmos levaqr pelas emoções do momento ao comentarmos resultados negativos.
Rui Vitória tem dado muito ao clube e não é uma derrota que põe isso em causa.
Caro Anónimo:
A violência é sempre condenável.
Caro Anónimo:
Sobre Rui Vitória acho que já basta de disparates.
Quanto ao eu assobiar para o lado tenho de informá-lo que não sendo policia não trato de questões de ordem pública.
Caro ar:
Não vou entrar em detalhas quanto á equipa mas direi que há sinais de alerta a que Rui Vitória deve estar atento.
Até porque tem alternativas no grupo de futebolistas profissionais do clube.
Quanto à violência é algo que se lamenta mas é de foro policial e há autoridades para tratar disso.
Caro Anónimo:
Conforme disse em resposta anterior existem de facto sinais de alerta, individuais e colectivos, que indiciam a necessidade de alterar algumas coisas. Até porque vamos entrar numa fase em que errar é a morte do artista.
Caro Pedro:
O árbitro fez de facto um excelente trabalho. Especialmente na forma como deixou jogar.
Quanto ao resto acho que estamos todos preocupados.
Caro ANónimo:
Cada um é responsável pelas opiniões que emite.

Anónimo disse...

Boa noite, eu como adepto do futebol sempre respeitei e valorizei o vitória, por ser um caso ímpar no desporto e futebol nacional.
É bonito ver um conjunto alargado de pessoas que defendem o clube da sua terra ao invés de irem atrás dos grandes, porque sim e porque sim, eram precisos muitos mais vitórias.
Muitos mais.

Como adepto do meu clube, não tenho grandes simpatias, recordações, do vitória e de guimarães.
Sendo certo que não há inocentes em clube nenhum e anjos muito menos, o vitória tem tido sempre uma falange de vândalos que espalha o terror e o ódio por esse país fora e não só, a lista de clubes que têm nos adeptos de vitória inimigos é por demais extensa. Interminável diria.

O Vitória tem culpa por nunca ter tido uma política que os exterminasse ou esvaziasse, ao invés, estimula-os e apoia-os, tal como quase todos os outros clubes diga-se.
É uma hipocrisia.
Eu se fosse responsável teria vergonha na cara e não dormiria descansado por cada ferido que surgisse neste fenómeno degradante.
Desta feita foram espanhóis, um dia destes serão outros, aqui ou acolá.

Eu não vou ao futebol, nem a estádios, onde estejam presentes claques ou grupos de vândalos e criminosos.
Por isso é muito raro ir ao futebol.
Pagar fortunas para levar com pedras na cabeça ou passar por sufocos, não obrigado, não é um programa que me alicie.

A qualidade do futebol já por si é medonha em geral, isto só mata o futebol, mas quando alguém acordar como por norma funciona neste país...será tarde demais.

Em guimarães cada vez menos gente vai à bola.
Em todos os sítios menos gente vai à bola.
Muitos dos que ainda vão é à borla, veja-se o benfica que destribuiu dezenas de milhares de bilhetes para o último jogo da champions em casa, e aquilo estava longe de estar cheio.
Esclarecedor.

Que dirigentes temos?
Que futebol queremos?
Que politica desportiva pretendemos?

Certo é que com toda esta gente que lá tem andado não vamos a lado algum.

O resto das pessoas têm de se educar e encaminhar.
É preciso quem tome as rédeas e saiba o que fazer e como.

Há muita gente de valor e com saber em Portugal. Com paixão. Projectos. Vontade.
Mas essas não andam de cartão partidário na mão, nem lambem os pés a ninguém, são proscritas pelos demais parasitas acéfalos.

Gostava de ver um País com pluralidade, gosto pelo desporto em geral, os cidadãos a apoiar as suas gentes e os clubes das suas terras.
Gostava de ver um combate total à violência e ao banditismo.

Gostava que as claques que existissem não fossem um ajuntamento de narcotraficantes, ladrões e parasitas da socieadade, mas sim amantes do desporto e da sã convivência.

Utopia?

Não acredito, mas se todos continuarem a fechar as portas para um caminho decente, muitos que continuem a ir ao futebol, só o farão enquanto não forem parar ao hospital por via disso.

Este fim de semana há um benfica-sporting e um vitória-porto, para a taça, teoricamente confrontos lindos e históricos.
Adorava ir aos 2 jogos.
Adorava ver os 2 estádios cheios.
Adorava assistir a 2 festas de promoção a esta modalidade.

Nenhum estádio estará cheio, não vou a algum estádio porque temo violência nos 2 estádios, enfim.

É triste.

E há muitos culpados por isso

Anónimo disse...

O Vitória pode ficar apurado, com mais 4 pontos.E só fazer as contas.

nortenho vimaranense disse...

Estou totalmente de acordo com o que o Emanuel escreveu. O futebol do Vitória desde que o Rui Vitória pegou na equipa é pontapé para frente, sempre com desculpas na construção da equipa..... Não conseguem construir uma jogada com principio, meio e fim. Jogadas de perigo não existem, oportunidades de golo nem vê-las. O Rui Vitória é dos piores treinadores dos ultimos tempos, aliás se pode constatar pela classificação do ultimo ano, foi a pior classificação do Vitória desde a epoca de 2003/2004. Eu por mim falo, mas penso que o afastamento dos sócios do vitória ao Afonso Henriques é essencial devido ao mau futebol que o Vitória pratica, sou sócio com lugar anual, comprei o Pack para a Liga Europa e tenho as cotas pagas até Junho de 20014 e só fui ver dois jogos em casa, porque é sofredor ver o Vitória a jogar, sem qualidade, só pontapé para a frente....

Anónimo disse...

Caro Anónimo das 8.39

Na primeira parte dos seus comentários, faz algumas observações bastante tendenciosas, à cerca dos adeptos do Vitória.
Não posso de modo algum concordar que sejam os de Guimarães os piores no que respeita à violência, porque infelizmente arruaceiros há em quase todos os clubes, basta ver o que se tem passado durante estes últimos anos com adeptos do Braga, Benfica ,Sporting e Porto, para apenas me referir a estes. Lembrar-se-à concerteza da vergonha de uma final no Jamor em que mataram um Homem com um verylith, e não estava lá nenhum adepto do Vitória.
Como adepto, gostava que acabasse a violência dentro e fora dos recintos desportivos, e nisso estou de acordo consigo, concordo também com a última parte do seu comentário, porque o desporto deve ser visto da mesma maneira quer ganhando ou perdendo.
Não se esqueça também, que os nossos adeptos têm sido vítimas de violência por tudo quanto é lado, e aqui poder-se-à aplicar aquele aforismo, se "quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha".
Não sou apologista da violência, mas atendendo ao que aconteceu em Sevilha, era previsível o sucedido em Guimarães, as forças de segurança estavam avisadas, e por isso, terão a sua quota parte de responsabilidade.
Cps
S. Guimarães

Emanuel disse...

Em resposta ao anónimo das 02h49.

Boa noite.

Meu caro concidadão, em primeiro lugar , devo dizer que concordo com tudo o que escreveu em relação aos tristes acontecimentos de 5ª feira.

Agora, não posso é deixar de dizer que não se deveria dar importância a gente que não tem nem a coragem, nem a dignidade de assinar aquilo que escreve.

Ponto 2. O "Guimarães" é o raio que o parta! Tenho- e os outros vitorianos também- enorme orgulho na minha cidade, mas o nome do clube é Vitória Sport Clube. Por isso, respeitinho, ok?

3º Ponto- não sei qual é o seu problema em revelar a sua preferência clubística, pois toda a gente percebeu que é adepto do agremiação mafiosa, conhecida por FCP. Talvez tenha vergonha de ter um presidente, que se este país não fosse uma república das bananas, deveria estar atrás das grades! E nem ouse sequer dizer que essa casa de maus vícios, ganha também no exterior, porque se ganha, é porque,também, mas não só, com as consecutivas conquistas que fez internamente, conseguiu encaixar dinheiro das presenças imorais na champions que lhes tem permitido contratar os jogadores de nível que teem contratado.

4º ponto- Quanto à triste cedência dos lugares de vitorianos a benfiquistas, tem razão, mas vamos ver se não acontecerá com o seu clube. Sinceramente, não acredito, porque a direção sabe que se corremos com um, corre-se com outro. Mas quer mais subserviência nojenta, do que ser encomendado um castigo-justo diga-se- muito conveniente a um dos melhores Gr deste campeonato, e as constantes "lesões" do Abdoulaye, no dia ou na véspera de jogos com vocês e o silêncio triste e patético da direção do Vitória?

Cuidado com o que diz, meu caro porque em Guimaraes a esmagadora maioria, não gosta de se pôr de quatro!

Emanuel.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Devo dizer que subscrevo a sua reflexõ na quase totalidade.
Porque são pontos de vista que também perfilho.
Quanto aos adeptos do Vitória,como doutros clubes que tem muitos adeptos, há uma pequena minoria não representativa da generalidade que de facto trilha caminhos reprováveis. Mas esse é um problema que estravasa o clube e o futebol. E que compete ás autoridades resolver.
Caro Anónimo:
Pois pode. Mas tem de os fazer.
Caro nortenho vimaranenses:
Não partilho do seu ponto de vista quanto ao futebol do Vitória e quanto ao Rui Vitória.
Até porque a classificação do ano passado se tornou pouco relevante face à conquista da Taça.
Caro S.Guimarães:
Lembra, e bem, que os vitorianos são mal tratados em muitos lados, até pela PSP, porque a sua devoção ao clube gera invejas e incompreensões. E por isso quando se analisa o fenómeno da violência ligado a claques do Vitória também tem de se levar isso em linha de conta.
Caro Emanuel:
Não vale a pena discutir com um anónimo.
Que ainda por cima disfarça tão mal ser alguém que vive em Guimarães e é adepto do FCP