quarta-feira, novembro 06, 2013

Não!

Ciclicamente, especialmente quando a selecção está com dificuldades de se apurar para uma fase final ou há lacunas evidentes numa ou noutra posição, aparecem vozes a defender a naturalização de jogadores brasileiros para resolverem problemas à selecção portuguesa.
Sou totalmente contra.
Não por "sofrer" de nacionalismo exacerbado ou qualquer forma de xenofobia.
Mas por entender que as selecções nacionais (seja em que modalidade for) devem representar a realidade do desporto português e não serem artificialmente fortalecidas com vista a melhorarem ilusoriamente os resultados.
Se por absurdo se naturalizasse Roger Federer isso passaria a traduzir a verdade do ténis português?
Ou há uns anos a naturalização de Sergei Bubka passaria a representar a realidade do nosso salto à vara?
Oua de Michael Phelps a da nossa natação?
Entre muitos outros exemplos possíveis.
Portugal é um país onde os jovens nascem com talento para o futebol.
A selecção nacional é o topo da carreira de um futebolista e uma meta que todos devem desejar alcançar,mais cedo ou mais tarde,embora sabendo que estará sempre restrita umas dezenas de eleitos com a qualidade necessária a lá jogarem.
A selecção deve funcionar como um estimulo para os jogadores e como uma recompensa para os clubes que de dedicam á formação de jovens.
A naturalização de jogadores subverte por completo essa lógica e desincentiva os portugueses face á possibilidade de serem ultrapassados por atletas oriundos de outras paragens e que vem jogar por Portugal provavelmente por não poderem jogar pelas selecções dos seus países de origem.
Deco( um jogador genial) Pepe e Liedson (excelentes jogadores) foram exemplos recentes que espero não ver repetidos no presente e no futuro próximo.
Porque todos gostamos de vibrar com os feitos dos nossos atletas
Com a selecção do Euro 2oo4(onde Deco era caso isolado), com Carlos Lopes, com Rosa Mota, Fernanda Ribeiro, Joaquim Agostinho, Nelson Évora entre outros.
Por muito que nos custe dizê-lo a vibração nunca seria a mesma se fossem atletas de outras nacionalidades a competirem por Portugal ao abrigo de naturalizações motivadas pelo mau vício de tentar ganhar a qualquer preço.
Dir-me -ao que no futebol( e nas outras modalidades) há países maiores e mais fortes que o fazem com total à vontade como é o caso de França , Alemanha ou Espanha para citar três casos fáceis de exemplificar.
É verdade.
Mas no futebol, como em tantas outras coisas, nem tudo que esses países fazem é um bom exemplo!
E por isso acho, e acharei sempre, que as selecções nacionais devem representar a realidade e a a verdade do desporto respectivo no seu país despidas de qualquer preocupação de parecerem o que não são e de ganharem sem terem o mérito necessário para tal.
Depois Falamos

P.S. No Brasil há dezenas e dezenas(centenas talvez) de grande jogadores que nunca jogaram pela "canarinha". Ainda gostava de saber o que diriam os defensores das naturalizações se amanha paises onde não falta dinheiro como o Catar(que organiza o mundial de 2022), o Kuwait, o Dubai ou a Arábia Saudita desatassem a naturalizar por atacado dezenas desses talentos para representarem as suas selecções...

P.S (2) E, com algum exagero, não gostaria nada de saber que um qualquer Jorge Mendes um dia enviaria para a FPF um mail com a relação dos seus agenciados que era preciso naturalizar.
É que as naturalizações abrem a porta a uma imensidão de negócios...

Sem comentários: