sexta-feira, maio 31, 2013

Um "Circo" Perigoso

A politica de "terra queimada" em relação ao governo legitimo da República e a outras instituições levada a cabo por uma esquerda radical com o apoio de alguns que não percebem o ridículo de que se cobrem, desde o patético Mário Soares ao "arrependido" Pacheco Pereira, tem levado o confronto para áreas que começam a ser perigosas.
Por um lado porque um PS à deriva e um Tozé (In)Seguro não tem sabido demarcar-se dessas formas de contestação e com isso retiram espaço a todos aqueles que não se revêem nas politicas do governo mas também não alinham na oposição abandalhada que se vai vendo por aí.
E esses são aquele eleitorado que decide eleições.
Por outro lado porque na ânsia tresloucada de derrubarem um governo legitimo, a qualquer preço, essas oposições desvairadas não hesitam nem por um momento em fragilizarem de qualquer maneira as instituições em que assenta a democracia.
São os insultos organizados aos membros do governo aonde quer que se desloquem.
São as criticas cada vez mais assanhadas, com a consequente repercussão de rua, ao Presidente da República que essas oposições gostariam de ver alinhar no combate ao governo como se ele fosse algum chefe de facção.
É agora, de forma cada vez mais preocupante, a forma como se quer transformar o Parlamento ( a casa da democracia) num "circo" em que vale tudo e tudo é permitido desde que renda uns minutinhos de repercussão mediática e mostre descontentamento em relação ao governo.
E isto é particularmente grave.
Porque podemos não gostar do governo, das politicas, dos deputados.
Mas o Parlamento merece todo o respeito.
Pelo menos daqueles que acreditam na democracia representativa e na importância de um espaço onde as mais diversas correntes de opinião, da direita á esquerda, tem assento em representação dos eleitores.
Eu sei que alguns dos partidos que estão por detrás do que se tem passado nas galerias apenas utilizam o parlamento na justa medida em que lhes permite dar expressão pública ás suas posições já que ideologicamente preferem outro tipo de regimes em que os parlamentos são apenas caixa de ressonância de governos ideologicamente totalitários.
Mas o PS é um partido democrático que se bateu sempre pela liberdade.
E por isso bem faria em se demarcar da palhaçada que alguns, com cada vez maior frequência, promovem nas galerias de S. Bento.
Depois Falamos.

P.S. Não se infira do atrás escrito que não respeito a indignação e o desespero de muitos que se manifestam contra as dificuldades com que os portugueses vivem. Mas lá está, a liberdade de cada um acaba onde começa a liberdade dos outros.

7 comentários:

José Paulo Cardoso disse...

Mário Soares!! Será que já se esqueceu do célebre fax de Macau? Do tráfico de diamantes? Da vergonhosa descolonização? E da forma como desonrou o seu país quando calcou a bandeira portuguesa!? Isto para não falar da forma como foi eleito presidente, ao "encomendar" uma agressão na Marinha Grande! Devia era ter vergonha, tanto ele como o, para mim, pior presidente da história da República, de seu nome Jorge Sampaio.

luis cirilo disse...

Caro José Paulo:
Em relação a Mário Soares é pena que na familia ninguém tenha o bom senso suficiente para o fecharem á chave em casa. Evitavam que andasse a fazer estas tristes figuras.
Jorge Sampaio,concordo, foi o pior presidente da democracia e tem as suas responsabilidades no estado do país.

Anónimo disse...

Mário Soares, cidadão português vivo numero 1. Apenas suplantado por D. Afonso Henriques.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
boa piada

Anónimo disse...

As tantas quando os proprios deputados começaram a dar o exemplo do civismo que deveria ser aquela casa...talvez mas somente talvez o povo possa assistir em silencio e sem se manifestar desta forma...

quem nao se lembra a um par de anos atras...um deputado laranja a oferecer porrada a um socialista??

Não lembro o nome do rosinha mas o laranjinha acho que era Jose Edurdo Martins...

Esse tipo de cenas ocorrem quase todas as semanas...mas ninguem fala

PS: Pior presidente da democracia foi o bacalhau seco, por cada motivo que vc diz que nao, eu PROVO com 2 que foi...mas isso seria discutir o sexo dos anjos...mas como disseram Einstein e Chabrol...a estupidez humana não tem mesmo limites

Anónimo disse...

Actualmente é muito mais fácil discutir o sexo dos anjos do que descobrir qual o "sexo" dalguns deputados...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Tem toda a razão. a estupoidez humana não tem limites.
Caro Anónimo:
Ora aí está uma grande verdade.