segunda-feira, maio 06, 2013

Escândalo.


Este será um dos maiores escândalos desportivos dos últimos anos se a federação portuguesa de voleibol quiser ser conivente com o infractor e lhe atribuir um titulo que não merece.
A história conta-se em poucas palavras.
Benfica e Sporting de Espinho disputavam a final do play off e no quinto set, o que decidiria o titulo dado o empate a 2-2, as equipas encontravam-se empatadas 13-13.
Serviço dos espinhenses e 14-13 a seu favor, ou seja, a um ponto de serem campeões nacionais.
Mas como tinham cometido um erro de formação, que não discutem, o ponto foi atribuído aos lisboetas que ficaram então á beira de ganhar.
Serviço do Benfica e...15-13.
Grandes festejos, abertura de garrafas de champanhe, o "milhafre" a esvoaçar no pavilhão da Luz, os adeptos a entrarem no terreno para festejarem com os jogadores.
Mas...há sempre um mas ( e neste caso que mas...) o Benfica tinha cometido exactamente o mesmo erro de formação que o adversário anteriormente e portanto em vez de 15-13 estava-se perante um 14-14 que os espinhenses prontamente reivindicaram perante os árbitros e a mesa.
Que lhes deram razão!
Pelo que o jogo devia prosseguir com o resultado em 14-14.
Eis senão quando os dirigentes do clube do regime ( e pelos vistos do regime em todas as modalidades) se recusam a reatar o jogo afirmando não haver condições para isso face aos festejos em curso e portanto auto proclamando-se campeões nacionais!
Isto nem na Roménia de Ceausescu.
É evidente que o Sporting de Espinho protestou o jogo.
E das duas uma:
Ou a federação lhe dá razão e manda repetir o jogo (ou até lhe atribui o titulo face á responsabilidade do Benfica na não existência de condições para imediato reatamento da partida) ou se se confirmar este título vergonhoso (ou deverei dizer limpinho na terminologia de Jorge Jesus?)os restantes clubes da primeira divisão devem repensar a sua participação em competições viciadas á partida e á chegada a favor do SLB.
À partida por um orçamento totalmente irrealista para a realidade da modalidade em Portugal.
À chegada por factos como este que remetem para uma certa forma de ditadura dos mais fortes.
Que vergonha!
Depois Falamos.

16 comentários:

RC disse...

O CD da FPV deve retirar a vitória e consequente o titulo ao SLB.

Unknown disse...

Isto é absolutamente irreal!!!Obviamente não passará incólume tamanha vergonha,recuso-me pensar o contrário.........................

José Paulo Cardoso disse...

Escandalo...!? Corrupção...!? Acho que o sr. Luis Cirilo não ouve os discursos do "orelhas" (presidente) e do seu cão de fila (director de comunicação)! O benfica luta pela verdade (dizem eles), não tem é culpa de todos o quererem favorecer (digo eu). Agora mais a sério: para mim é mais escandaloso porque já é um problema recorrente neste clube da capital. Já durante os jogos da fase regular este problema se sucedeu. Pressão constante sobre os elementos da mesa. Mas....vindo de quem vem, nada me espanta!

Anónimo disse...

o benfica é parte do problema. há depois uma classe profissional, a mais lamentavel deste pais, os jornalistas, que representam o pior que uma sociedade pobre e ridicula pode oferecer. ontem, apos mais uma entrada violenta do carlos martins, por detrás e com o piton enfiado na perna do adversário, vociferava um deles na antena 1, a nossas expensas, pois claro, "deus queira que o carlos martins não se tenha magoado"...!

Ricardo disse...

Não percebo qual é o mal!! Se os dirigentes d'«A Instituição» dizem que não havia condições, fica-se por aí!!!
Quando eu era puto e ia jogar à bola perto de casa, mesmo que a minha equipa estivesse a perder, e o jogo ainda não tivesse acabado, se a minha mãe chamasse por mim, como eu tinha levado a bola, o jogo acabava ali.
Foi exactamente o que aconteceu. A mãe de algum jogador chamou, acabou-se o jogo! Se as pessoas estavam a festejar, não se ia estragar a festa!!

Agora a sério, isto é ridículo de mais para ser verdade!

luis cirilo disse...

Caro RC.
Não me chocava nada que assim fosse.
Caro Ricardo:
Eu também. Mas já vi tanta coisa.
Caro José Paulo:
São os falsos moralistas que quanto mais "comem" mais querem "comer".
Caro Anónimo:
Tem toda a razão. São jornaleiros e não jornalistas.
Caro Paulo Ricardo:
Foi mais ou menos isso.
Se o titulo ficar no SLB creio que será o fim do voleibol enquanto modalidade credível. No minimo os outros clubes deviam recusar jogar com eles.

Anónimo disse...

Parece-me que com o título perdido da Liga ontem com o empate com o Estoril, com a derrota com o Chelsea na final da Liga Europa, resta-lhes da tripleta a Taça de Portugal e aí vamos ser nós os carrascos destes falhanços do clube do milhafre. A nossa equipa B ainda tem hipótese de se salvar da descida de divisão? Tem postado pouco ultimamente o L.Cirilo sobre uma equipa B que defendeu com unhas e dentes perante ataques de sócios desconfiados do projeto. Pose de derrotista?

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Acredito que a tripleta do SLB vai ser a tripleta do "quase".
Quanto à equipa B, um projecto essencial para o Vitória, creio que em condições normais (ou seja sem alargamentos ou desistências) estará condenada a descer.
Infelizmente.
Se tenho escrito menos sobre ela (e sobre a A também) não é por uma atitude derrotista mas apenas porque o projecto que defendi não é bem este e por isso creio competir a quem alterou o rumo fazer a defesa da nova realidade.

Anónimo disse...

Desde que saiu do VITÓRIA parece que nunca esta bem com nada.. não é o seu projecto mas é o projecto da lista que você defendeu e optou!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
É mentira que não esteja de acordo com nada. Ainda ontem na rádio renascença manifestei apoio á direcção no esforço que está a fazer para recuperar financeiramente o clube.
Quanto ao resto prefiro não dizer nada

Anónimo disse...

Para quem tanto defendeu o projeto da Equipa B, nesta hora difícil da descida de divisão, não acha que seria bonito da sua parte colocar aqui um post de apoio aos bravos jogadores que compõem o plantel? Não acha que devia apontar aqui os nomes dos causadores desta descida, que todos sabemos quem foram?

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Quanto aos jogadores eles sabem bem que sempre os apoiei.
Quanto aos responsáveis e já que está tão bem informado tem este blogue á sua disposição para os nomear.

Anónimo disse...

Falta-lhe coragem para dizer aqui que a culpa da descida de divisão foi do Rui Vitória e da sua equipa técnica, que apenas olharam para os seus interesses. O Luis Filipe bateu com a porta porquê? Mas falta de coragem já estamos habituados, porque até hoje não sabemos porque abandonou o Vitória e quem votou na sua lista.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Essa é a sua opinião. A minha não coincide. Quanto a faltas de coragem acho sempre piada quando aparecem anónimos a falar em coragem. É delicioso. Sabe, há mais de vinte anos que publico as minhas opiniões assinadas por mais polémicas que sejam. E de resto foi preciso mais coragem para sair do que seria necessário para ficar na direcção.

Anónimo disse...

Como cidadão anónimo, vimaranense e vitoriano, não vejo qual o interesse em colocar aqui o meu nome, até porque não me conhece e não sou uma figura pública. Colocar aqui o meu nome ou não, dá no mesmo. Apenas acompanho aqui os seus posts no blog, umas vezes concordo, outras não. Qualquer um pode inventar um nome, e como não tenho necessidade disso, assino como anónimo. Quanto à sua saída e sem sabermos o porquê, continuamos todos na dúvida e como é evidente, enquanto não der uma explicação plausível, está sujeito a comentários do tipo "tiro para o ar". A explicação mais batida que correu e corre em guimarães é que queria um lugar na SAD, mas como o Júlio Mendes o colocou de fora, bateu com a porta. Daí a sua falta de coragem para explicar a sua saída, porque a explicação não o favorece perante os vitorianos. Cumprimentos!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
As razões porque saí do Vitória são pessoais e profissionais como disse na altura.
As profissionais só a mim dizem respeito e as pessoais são...abrangentes mas nada tem a ver com lugares na SAD.
Aliás na altura em que saí a SAD ainda não estava constituida nem nunca o assunto dos administradores que representariam o clube foram debatidos em reunião de direcção.
De resto eu fui eleito pelos associados para a direcção do VSC e não para a administração da SAD.
Compreendo a curiosidade de muitas pessoas sobre a minha saída mas apenas lhe posso dizer que estou de bem com a minha consciência