sexta-feira, março 20, 2009

Quem não se sente...

Imagem: http://d-afonsohenriques.blogspot.com/

Este blog não é sobre futebol.
Mas é intrinsecamente vitoriano.
E nele se escreve amiude sobre futebol.
A imagem acima faz parte de uma campanha lançada pelo blog D.Afonso Henriques,ele sim totalmente dedicado ao Vitória,no sentido de os vitorianos deixarem de comprar os jornais referidos enquanto continuarem a tratar de forma discriminatória os clubes "não grandes".
A essa campanha se tem associado outros blogues vimaranenses e vitorianos irmanados na justa indignação daqueles que rejeitam um país futebolistico a três cores.
A essa campanha gostosamente me associo aqui no Depois Falamos.
Ciente de que a campanha,por si só,nada resolverá.
Mas ficarmos quietos é que não resolve nada de certeza absoluta !
Depois Falamos

22 comentários:

José Alves disse...

Com toda a minha sinceridade,caro Luis Cirilo,estou cada vez mais convencido de que será muito dificil conseguirmos fazer algo digno de registo.
É um prazer comentar e ler os comentários dos vitorianos,mas começa para mim,a ser penoso constatar ao longo deste tempo que parece que as pessoas fogem a aprofundar,a discutir e a apoiar formas de contestação a toda esta mediocridade e centralismo que rodeia o futebol.
Parece-me que todos nós só queremos falar,nada mais do que isso,contestando muitas coisas muitas vezes até demais e dentro do nosso próprio clube,porque quando se trata da necessidade de contestar quem a nivel nacional despreza sistemáticamente o Vitória,todos nós emitimos a nossa opinião e damos logo o caso como perdido.
Começo a não assimilar que se conteste tanto para dentro e se fuja tanto á contestação para fora.
O mesmo tempo que se perde a contestar podiamos usá-lo para criar um movimento nacional de repúdio pelo fascismo no futebol.
Mesmo assim ainda tenho alguma esperança de sermos nós,os vitorianos,os primeiros a avançar nesta ingrata cruzada contra o sistema.

Anónimo disse...

Mil vezes apoiado! A começar já hoje, já agora, não comprem os três pasquins ditos desportivos.Afinal não custa nada.Para os víciados nos ditos cujos, basta ir á net, eles estão lá. Pf passem a palavra.

luis cirilo disse...

Caro José Alves:
Compreendo a sua desilusão.
Mas desta vez deixo-lhe eu um desafio:Proponha uma metodologia de acção para dar corpo a toda esta insatisfação.
Por algum lado tem de se começar.
Caro Anonimo:
Não comprar é um primeiro passo necessários mas que por si só nada resolve.
É preciso mais.

José Alves disse...

Caro Luis Cirilo
A metodologia de acção para dar corpo a toda esta insatisfação é muito simples:

-É enviar tantos mails quantos forem possiveis por cada vitoriano empenhado em fazer ouvir a sua,nossa,voz.

-É alguém dizer aqui,perante todos,que acabou de anular a assinatura da Sport tv,não por dificuldades económicas,mas sim pela simples questão de estar solidário com a revolta que tem sido patente nos meios vitorianos por um futebol sem fascismo e pela plena consciência de que a maior parte dos proveitos deste canal,vão para os cofres dos clubes super,hiper,mega protegidos do costume.

-É alguém dizer e assumir que votar nas próximas eleiões é legitimar a roubalheira total e absoluta da qual temos sido os principais alvos,nos ultimos 34 anos,aceitando de plena conciência os patrocinios especiais dados por empresas publicas para a construção de centros de estágio ou publicidade nas camisolas dos três tarolas,que não deixa,contudo,de ser paga por todos nós.

-É algum sobre dotado escrever um documento que se poderia chamar o "Manifesto da revolta contra o fascismo no futebol",que apaixonasse de imediato todo e qualquer sócio ou adepto de um qualquer clube que não fosse um dos três infelizes,motivando-o para se juntar a uma luta clara e inequivoca contra os poderes instituídos desde há muitos anos no nosso futebol.
Se eu tivesse um site,neste momento,chamar-lhe-ia:
É tempo de acordar...

José Alves disse...

A web vitoriana é sem qualquer duvida digna de respeito,mas talvez fosse mais util haver só um blogue ou só um site,pois isso iria concentrar as opiniões de todos os vitorianos presentes na nossa blogosfera num unico sitio onde podiamos coordenar com mais facilidade atitudes a tomar e a assumir em conjunto.
Ou isso,ou uma comunhão na luta por ojectivos comuns a toda a familia vitoriana divulgada por todos estes meios de comunicação de que dispomos actualmente,que são todos os sites e blogues predominantemente vitorianos.
Tem havido nos ultimos tempos essa tendência e é primordial que assim continue.
Não podemos é deixar estes assuntos cairem no esquecimento.

luis cirilo disse...

Caro Jose Alves:
estou de acordo com as suas propostas.
E continuo a achar que é preciso organização para sermos eficazes nos protestos.
Quanto á blogosfera penso de forma diferente; quanto mais melhor.
Porque na diversidade se gera uma enorme corrente de opinião.
Mas se o clube não quiser estar activo no apoio tudo será muito mais dificil.

José Alves disse...

Caro Luis Cirilo
Está de acordo com as minhas propostas?
Já anulou a assinatura da Sport tv?
Será que pensa não votar nas próximas eleições nacionais?
Apesar de serem assuntos que só a si dizem respeito,não posso deixar de pensar que a sua tomada de posição nesta matéria poderia ser o motor de arranque para uma melhor eficácia nos nossos protestos.
Por solidariedade.
A organização desta contestação caberá,como é lógico, aos sites e blogues vitorianos na tal comunhão absoluta em torno dos mesmos objectivos e sem qualquer preconceito ou individualismo.
Toda a blogosfera vitoriana é necessária e altamente útil ao futuro do clube sempre que todos se unam na intênção de construirmos uma contestação que não poderá ter fim até conseguirmos os nossos objectivos.
Não acho que seja tão importante quanto isso o clube estar activo no apoio a esta contestação.
O clube somos nós,por isso precisámos apenas de nós,e se a nós conseguissemos juntar alguns sectores de outros clubes do nosso tamanho,encantados.
Temos de ser muitos a dizer:
-Não compro jornais nacionais
-Não assino a sport tv
-Não votarei nas eleições nacionais

luis cirilo disse...

Caro José Alves:
Jornais desportivos deixei de comprar.
Sporttv sou e continuarei a ser assinante.
Porque gosto muito do futebol inglês,espanhol e italiano.
Bem como da Fórmula 1!
Agora não contribuo para os shares das transmissões nacionais.
Voto e votarei nas eleições nacionais por uma questão de convicção e por não acreditar que esse boicote tivesse influência.
Penso que o essencial, e realizável,das suas propostas é organizar e dar visibilidade aos protestos dispersos na blogosfera vitoriana.
E para isso já estão a ser dados os primeiros passos.
Vai ver que dentro de alguns dias haverá boas novidades.

José Alves disse...

Caro Luis Cirilo
Já andei pela internet para tentar saber os montantes pagos pela Sporttv a todos os clubes da Liga,mas não consegui ainda obter qualquer dado referênte a este assunto.
Lembrei-me então de vir aqui solicitar a sua ajuda para conseguir obter estes valores que serão importantes para a minha análise quanto á equidade existente por parte deste canal em relação aos clubes.
Gostava de saber de que forma é dividido o bolo construido com os pagamentos dos assinantes deste canal,a parte que vai para o trio,a parte que é paga ao Vitória,
e a parte que é paga aos restantes clubes.
Tenho medo de constatar que a sporttv se pode limitar a dar ao Vitória o produto que recolhe dos seus assinantes no nosso concelho,ficando tudo o resto completamente gratuito para este canal.
Ou pior ainda,a possibilidade de parte do dinheiro pago pelos assinantes do nosso concelho irem para os cofres dos três respectivos.
Acho que não,seria ridiculo estarmos a ajudar a sustentar quem diáriamente nos escraviza,quem diáriamente se mantém num nivel superior por estar simplesmente montado em cima de nós.
Para tirar estas duvidas,peço mais uma vez a sua ajuda.
Obrigado.

luis cirilo disse...

Caro Jose Alves:
Teno pena mas não faço a minima ideia.
Sei,isso sim,que nos tempos de Pimenta Machado chegavamos a receber mais de meio milhão de contos/ano pelos direitos televisivos.
Depois,ainda com Pimenta mas já em fase final e de grande turbulência interna ( e com a equipa fora da Uefa) a verba desceu um bom bocado (cerca de 350.000 contos/ano).
Actualmente não sei.

José Alves disse...

À história que aqui contei dos direitos de transmissão televisiva do futebol, explorados ilegalmente há 20 anos por um intermediário, veio o leitor Hugo Pereira contestar dizendo que "se os contratos do intermediário Olivedesportos com os clubes são assim tão maus, por que é que os clubes não os denunciam, já que têm toda a razão para o fazer?" Eis uma boa questão.
Mas o certo é que, talvez por inépcia ou cobardia, por receio de confrontos com alguém poderoso e influente como Joaquim Oliveira, o tema é tabu. Muitos se lembrarão da guerra impiedosa e sem quartel movida a Vale e Azevedo, após a denúncia do famoso contrato do Benfica. E compreende-se. Mas também por comodismo e por preguiça. Para que é que os 'nossos' dirigentes de clubes hão-de ir bater-se num mercado complicado se o omnipresente Oliveira lhes põe tudo em cima da mesa pelo preço 'certo' e ainda lhes empresta dinheiro sem juros, imposto de selo e outras chatices? Talvez não pague muito, mas todos vão dobrando a espinha, à excepção do Benfica (canal, não às renovações, etc.). Os números são arrasadores. A Olivedesportos paga por ano ao conjunto de todos os clubes da Liga portuguesa 45 milhões €, uma cifra irrelevante a nível europeu e até tendo em conta as diferenças de 'escala' de país para país. Na Liga alemã o conjunto dos clubes cobra 490 milhões de direitos, na Liga espanhola 570 milhões, na Liga francesa 560 milhões, na Liga italiana 740 milhões e na Liga inglesa 1100 milhões. Em Portugal, o clube a quem Oliveira mais paga, o Benfica, recebe 7,5 milhões/ano, o FC Porto e Sporting andam pelos 6,5 milhões, mas em 2008 Oliveira abriu os cordões à bolsa e subiu para 8,6 milhões/ano o contrato com o FC Porto. Todos os outros se ficam entre os 2,5 a 1,5 milhões ou menos do que isso. Sem invocar os números esmagadores dos grandes europeus, diga-se que, por exemplo, que Tottenham (51 milhões), Valência (56 milhões), Werder Bremen (51 milhões) recebem sozinhos mais do que todos os clubes da Liga portuguesa juntos! Mas o negócio da China do sr. Oliveira já não é explorar à margem da lei os pobrezinhos clubes nacionais, a publicidade estática ou a venda de resumos e jogos para as TV estrangeiras. A sua Olivedesportos já detém 50% da Sport TV e cobra aos seus 600 mil assinantes uma mensalidade de 23,99 €. São apenas 180 milhões € anuais de assinaturas, sem as quais não se pode ver futebol na televisão. Ó sr. Pereira, veja-me este negócio: o homem, só de assinaturas para a Sport TV, cobra quatro vezes aquilo que paga aos clubes pelos direitos que lhes esforrica! Como o dinheiro é fácil…

Correio da Manhã


Rui Cartaxana

Caro Luis Cirilo
Peço desculpa pela ocupação,talvez selvagem,do seu espaço,mas como deve compreender não podia deixar de passar o texto na integra,pode ser chato mas é bem elucidativo do poder para comer migalhas que todos temos.

luis cirilo disse...

Caro Jose Alves:
Não peça desculpa pois foi um comentario muito oportuno.
e que demonstra como somos pequeninos.

José Alves disse...

Voltando ao assunto,o que eu temia é uma realidade incontornável á qual nenhum vitoriano pode fugir.
Aplicando uma regra de três simples aos numeros do Rui Cartaxana,isto é,se para 10 milhões de habitantes há 600 mil assinantes para 150 mil habitantes do nosso concelho haverá 9 mil pagantes que multiplicados por 23,99€ dá a quantia de 215.910€ por mês,que multiplicando por doze meses por ano dá a belissima soma de 2.590.920€.
Exactamente,e segundo o mesmo Rui Cartaxana,o máximo que será pago pelo dito cujo canal aos clubes menores.
Ou seja:
OS vitorianos é que metem no bolso destes senhores o dinheiro com que estes pagam ao Vitória impondo todas as suas exigências e distribuindo os seus fabulosos lucros da maneira que bem lhes convém e como todos sabemos.
Esta conclusão é para mim terrivel.
Saber que há nove mil vitorianos que contribuem activamente nesta ditadura que nos atrofia e revolta a todos.
Prestámos vassalagem a quem tentámos combater.

Está errado.

luis cirilo disse...

Caro Jose Alves:
Ora ai está uma das pouquissimas coisas em que estou de acordo com a estratégia do Benfica.
Criou um canal de televisão próprio e no final dos contratos com a sporttv passará a ser senhor absoluto das suas transmissões.
Porque não seguir o Vitória por aí também ?
Eventualmente associando-se a outros clubes da sua dimensão ?
Porque ,tem você toda a razão,é escandaloso o dinheiro que o sr Oliveira anda a ganhar á nossa custa

José Alves disse...

...e que sai do nosso bolso,do bolso dos "unicos",do bolso dos que "aconteça o que acontecer são Vitória até morrer".
(Menos quando estão em causa as nossas próprias comodidades,aí as coisas podem não ser bem assim.)

José Alves disse...

O Vitória neste momento só pode seguir por um caminho construido com o caracter e a atitude de todos,presidente,direcção, treinadores,atletas e essencialmente dos sócios que podem muitas vezes ser mais preponderantes para o clube do que os próprios presidentes em exercicio.

luis cirilo disse...

Caro José Alves:
É o que acho também.
E acredito que esse caminho está a dar os primeiros passos

José Alves disse...

Não creio,meu caro,não creio.
Creio que estamos apenas a enviar algumas mensagens ao cérebro,que por sua vez as há-de enviar um dia ás pernas que por sua vez hão-de um dia encetar os primeiros impulsos que se reflectirão no primeiro passo.
Tanta treta para dizer que estámos ainda,e lamentávelmente,muito crús.

O caminho é longo e a vontade é pouca.

luis cirilo disse...

Caro José Alves:
Olhe que não,olhe que não...

Rui Rodrigues disse...

O josé alves é um grande vitoriano mas parece muito ansioso por resolver tudo de uma vez.é preciso calma até para não perturbar a equipa na fase final do campeonato

luis cirilo disse...

Caro Rui:
Ansiosos andamos todos para que as coisas corram bem ao Vitória.
Depois do final de época é preciso darmos u salto qualitativo

José Alves disse...

Caro Rui Rodrigues
Estamos de acordo.
Tem toda a razão,a equipa precisa de calma.
Mas nós não.
De calma deviamos estar nós cheios.
No que me toca,sinto que ter uma vida pessoal preenchida não deve ser o limite.
Muito menos enquanto permitirmos que o Vitória seja relegado para segundo plano num país que tem toda a obrigação de nos respeitar pela história que temos no futebol.
Para mim,português que não goste de Guimarães é seguramente um português de merda.
Português que não simpatize com o Vitória,não passa de um aborto frustrado.

Morte intelectual aos mouros.
E aos sarracenos.