terça-feira, março 24, 2009

Guimarães


36 comentários:

Anónimo disse...

No meio está a capela de S. Miguel. O resto...não sei! O Cirilo corre já comigo!Ihihihihih! E já agora, com justa causa, devo dizer.

Identifiquei a capela de S. Miguel,o chefe das forças do bem. E nós precisamos de toda a ajuda para correr com os demónios que invadiram o PSD e Portugal.

Na Páscoa também vou estar numa freguesia de S. Miguel. Tenho de fazer uma novena, que isto por Lisboa está 'preto'. E há quem não tenha vergonha de trazer tal traste atrás...Rrrrrrrrrrrrr!

Unknown disse...

"Ivanhoe" de Richard Thorpe com Robert Taylor e Elizabeth Taylor.1952


Mas gosto mais da "Ladyhawke"(A Mulher Falcão" de Richard Donner com Michelle Pfeiffer e Rutger Hauer.1985

João Carvalho disse...

Não sei porquê, das muitas imagens de beleza excepcional que passam por este blogue, esta é a que me inspira mais ;-)

Anónimo disse...

Guimarães, marcou e continua a marcar a diferença, tem defeitos e virtudes mas, e acima de tudo, a MINHA TERRA, por mais terras que queira conhecer.
Como um pouco de ´´Nacionalismo`` nunca fez mal a ninguem por isso permitam-me que diga, É A MAIS LINDA DO MUNDO, o resto são conquistas e paisagem para passear!
Minha homenagem presto á fundadora da cidade conquistadora e me curvo perante tal nome, CONDESSA MUMADONA DIAS, que naqueles tempos e perante adversidades que não conseguimos sequer imaginar, fundou a cidade que hoje é GUIMARÃES e que tanto esgota de orgulho os seus filhos.
Temos, nós Vimaranenses, seus herdeiros, de continuar a ´´trabalhar`` para que Ela, esteja onde estiver, veja que o seu ´´trabalho`` tem a melhor continuidade, é uma responsabilidade de todos nós.

José Alves disse...

O topo do mundo.

Ernesto Paraíso disse...

Vá lá, finalmente uma imagem de Guimarães

;)

Unknown disse...

Lidos os comentários não posso deixar de referir "Nascimento de uma Nação",D.W.Griffith,1915.

SicGloriaTransitMundi disse...

O porquê desta foto é que desconheço...

Será para abrir um debate sobre a nova liderança e os projectos futuros para aquela casa?

Anónimo disse...

"Minha homenagem presto á fundadora da cidade conquistadora e me curvo perante tal nome, CONDESSA MUMADONA DIAS, que naqueles tempos e perante adversidades que não conseguimos sequer imaginar, fundou a cidade que hoje é GUIMARÃES e que tanto esgota de orgulho os seus filhos."

Se me é permitido subscrevo inteiramente e lá está ELA altaneira, numa praça que já foi bonita na sua simplicidade e que hoje está transformada num aborto que deveria envergonhar todos que nele intervieram, desde o autor, mandantes e executantes.

Oferecida à Cidade de Guimarães por um ilustre Português foi inaugurada pelo P.da República que no descerramento da estátua disse "nas suas costas um passdo glorioso e na sua frente um futuro que se espera grandioso".

Os responsáveis de agora resolveram voltá-la para o passado e talvez até tenham infelizmente razão.

Rui Osório disse...

Tenho que confessar que no dia de Carnaval fui ao Castelo, à tarde. Dei comigo a pensar que já nem me recordava como era o Castelo por dentro, fazia vários anos que já não fazia uma visita e fiquei espantado com a quantidade de pessoas que estavam lá. Outra coisa que fiquei espantado foi com as vertigens que me deram, da última vez que fui lá devia ser mesmo pequeno que não tinha a noção de como as torres são altas e os caminhos estreitos para a quantidade de gente que lá andava.
Aconselho a quem já não visita certos monumentos nossos há muito tempo, que o faça. É bom relembrar. Tal como muito gente vai para fora do país quando nem conhece metade da real beleza que temos em Portugal. Já agora, só estou à espera que as obras acabem no Castelo e no Paço dos Duques para umas fotografias, obras essas que se saúdam.

José Alves disse...

Imaginem,nem que seja por uns breves momentos,a imponente figura do nosso rei D.Afonso Henriques a subir aquelas escadas.
É um momento mágico.
Experimentem.

Anónimo disse...

...E o outro queria o teleférico da Penha até ao castelo...quem o f....

biba purtugali,biba.

José Alves disse...

O sonho alimenta a vida.

Dri disse...

Sem duvida que e uma imagem inspiradora....Que saudades de visitar o castelo.

Anónimo disse...

Caro Anónimo das 8.55pm, se me permite, alem de concordar plenamente com as suas palavras, mais direi: - É UMA VERGONHA, NO MINIMO, O QUE FIZERAM AQUELE LARGO, o porquê de tal aberregação, só no futuro o iremos saber.
Até pelo o que se construiu por baixo, quem já lá entrou, provavelmente conseguirá perceber melhor, as futuras aberregações para Guimarães.
Aliás não é a primeira vez que ABERREGNAM as nossas figuras históricas, mas parece que alguem tudo pode em Guimarães.

Anónimo disse...

que merda mais feia...a mais linda do mundo??!! ahahahahah...nunca devem ter saído desse buraco...labregos

SicGloriaTransitMundi disse...

Caro Anónimo das 2:48:

Segundo o dicionário online da Porto Editora, um labrego é um aldeão.

Ora, como Guimarães é cidade desde 23 de junho de 1853, de certeza que não devemos estar a falar da mesma localidade!

É que Guimarães é agora uma cidade moderna, industrial, animada, jovem, culta, desenvolvida, aberta para o exterior e com muito futuro!

O nosso Centro Histórico é Património Mundial da Humanidade e seremos Capital Europeia da Cultura em 2012.

Estamos servidos por uma grande rede de vias de comunicação, com acessos às principais auto-estradas do país, podendo chegar em poucas horas ao interior, ao sul de Portugal ou ao Norte de Espanha; temos acesso directo a Porto, Coimbra e Lisboa via CP todos os dias;estamos a 30 minutos e a 60 minutos de dois aeroportos internacionais (Porto e Vigo) e a cerca de 50 km do porto marítimo de Leixões.

Como vê, não vivemos em nenhum buraco, apenas damos valor ao sitio onde vivemos e à qualidade de vida de que podemos usufruir aqui...

Para falar assim, parece sofrer do mesmo mal de que nos acusa: você não deve sair do buraco onde vive há anos!

Aceite o convite daquele anúncio de televisão: "Vá para fora, cá dentro!" e venha visitar Guimarães!

Se não tiver medo de sair do seu buraco...porque para falar assim e assinar como "anónimo", isso é de quem tem medo, muito medo...

Anónimo disse...

Peço desculpa caro anónimo das 2.48, por ter dito ´´É A MAIS LINDA DO MUNDO``, o que realmente eu deveria ter escrito e queria dizer é que É A MAIS LINDA DO MUNDO E ARREDORES.
Penetencio-me pela descriminação.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Realmente....A fotografia abarca o castelo,a capela de s.miguel e o paço dos duques de Bragança.
Cara Maria:
Eu também.
Caro João:
Compreendo-te
Caro cb:
Inteiramente de acordo.
Caro José Alves:
Exacto.
Caro Ernesto Paraiso:
Não é a primeira
Cara Maria:
Também.
Caro Sic:
Quero lá saber disso.
Caro Anónimo:
Partilho da sua opinião quanto á praça. O arranjo ficou horrivel.Para ser simpático...
Caro Pantic:
Também gosto de voltar ao castelo de vez em quand.
Acho que qualquer vimaranense gosta.
Caro José Alves:
É de facto uma "visão" fortissima.
Caro Anónimo:
Não me lembro mas acredito.
Cara Dri:
Está aberto todos os dias menos á 2feira
Caro cb:
Já atras comentei que acho o arranjo horrivel.
Mas como da politica vimaranenses não falo...mais não digo !
Caro Anónimo:
Compreendo a sua frustração por não ser de Guimarães.
Mas com a inteligência que revelou no comentário ainda bem que não é.
Caro Sic:
Louvo-te a paciência de perderes tempo a responder a semelhante idiota.

luis cirilo disse...

Caro cb:
A mais linda é um conceito absoluto.

Anónimo disse...

...Alem de compreender a sua revoltante frustação.

Anónimo disse...

Claro que sim caro Luis Cirilo, mas a inveja que determinadas pessoas têm pelo sentimento que nutrimos pela nossa cidade e pelas ´´coisas`` que fazem parte dela, é alem de feio, pecado.
Então para não descer ao nivel, achei que um pouco de ignorancia/ironia seria o melhor, mas tem toda a razão, ABSOLUTAMENTE nem mais uma palavra.

luis cirilo disse...

Caro cb:
Deixe-os falar. o prazer,e a honra,de sermos de Guimarães ninguém nos tira.

Anónimo disse...

O tal anónimo, é mais um cobardeko, com dor de côto, muita dor de côto, e como ainda não foi decoberto o tal remédio para tal maleita, o melhor mesmo é fazer uma desintoxicação mental...

Anónimo disse...

Caro SicGloria TransitMundi:
Guimarães tem um verdadeiro record a nível de vias rodóviarias -é a unica cidade do mundo que tem auto-estrada a 300 metros do centro (leia-se Toural)!!!
É só entrar "no Matadouro", e saír no Algarve...

José Alves disse...

Para o "matadouro" precisavam de ir muitos,especificamente,os que não conhecem as suas origens,os que não são fieis ás suas raíses e os que renegam o colo onde choraram ou o ventre que os pariu.
Coitados.

luis cirilo disse...

Caro Lima segredo:
Invejosos é o que mais há.
Deixá-los com a sua infelicidade.
Caro bairrista:
É verdade.
E alguns bem podiam entrar no "matadouro",sairem no Algarve e ficarem lá...
Caro Jose Alves:
Pensamento profundo mas cheio de razão

freitas pereira disse...

Ela tem mil anos a minha bela cidade,
Tantos como o seu Castelo altaneiro;
Ela aparece gigante na claridade,
Como o seu Rei, Afonso o Primeiro.

Grande oceano de mil e mil corações,
Ela resiste ao desgaste do mundo;
Vitoriosa ela exalta as suas emoções,
Na derrota cala desespero profundo.

Tantos e tantos séculos caíram sobre ela,
Dispersados agora na poeira do tempo;
A sua alma brilhante como uma vela,
Ilumina ao longe o filho pródigo ausente

Esta alma que nas noites de densa neblina,
Adivinho errante nas velhas ruas e vielas,
Que véus esparsos , em cada esquina,
Escondem os seres como se fossem donzelas.

Os séculos e os séculos do velho burgo,
Que testemunha, mudo, o velho Castelo,
São o nosso velho sonho, que resta contudo,
Enquanto o novo se forja e são o novo elo.

luis cirilo disse...

Caro Freitas Pereira:
Gostei imenso.
E vou usá-los,se não se importar,para ilustrar um novo post com foto exclusiva do castelo.

freitas pereira disse...

Caro Luis Cirilo

Não sei se o meu grito de nostalgia merece tanta honra ! Mas pode utilizar como desejar.

Cumprimentos.

LR disse...

Uma linda foto, sem duvida!

LR disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro disse...

Conheço o autor da foto...

Parabéns pelo blog, profusamente ilustrado. De bom gosto... lol

;-)

PS: se precisar de mais imagens históricas, eu tenho um contacto privilegiado com o fotógrafo...

luis cirilo disse...

Caro Freitas Pereira:
Já utilizei e com todo o gosto.
Cara LR:
O Castelo de Guimarães é bonito de todos os angulos.
Por isso vou publicando algumas fotos dele.
Caro Pedro:
Eu,para lhe ser franco,nem sei onde arranjei a foto nem quem é o autor.
Caso contrário teria citado o respectivo nome em rodapé.
Agora aceito sempre com todo o gosto boas fotos.
Especialmente de Guimarães.

Pedro disse...

Viva,

Estava a brincar consigo. O autor da foto sou mesmo eu. E por acaso também tenho um "contacto privilegiado" com a utilizadora "LR"...

Se precisar de alguma sessão fotográfica ou de fotos de algum motivo vimaranense, já sabe, pode contactar-me que terei todo o gosto em me deslocar ao "Berço da Nação".

Um abraço

PS: meu email é pedro.a.tavares[at]sapo.pt

luis cirilo disse...

Caro Pedro:
Tem toda a razão.
Fui ao arquivo e realmente foi a LR que me mandou esta foto.
Como tem mandado outras igualmente excelentes.
Se eventualmente vier a surgir oportunidade...Depois Falamos