domingo, março 01, 2009

E era tão fácil...


Esta foto, repetida no blog(5.7.2008), respeita ao congresso de Guimarães do PSD.
Em Junho de 2009.
Nela se vê a militante de Gaia, Maria Manuel Pinto, a apresentar uma moção sobre a deficiência tendo em palco uma intérprete de linguagem gestual.
Sei bem,e a Maria Manuel Pinto muito melhor, o quão difícil foi conseguir fazer uma apresentação destas,absolutamente pioneira em congressos,naquela oportunidade.
Resistências quase tão grandes como as barreiras arquitectónicas que em tantos lugares dificultam a mobilidade aos deficientes.
Por fim deu-se um desenlace feliz fruto da convergência entre a persistência da Maria Manuel e a tolerância de Ângelo Correia ao tempo presidente do congresso.
Lá foi a moção,inovadora nos conceitos, apresentada com o recurso á interprete.
O teor da moção,precisamente porque inovador e votado a uma problemática pouco ou nada habitual em congressos, oferecia ao PSD um excelente conjunto de bandeiras na área da deficiência e da legislação a ela dedicada.
Bandeiras fáceis de levantar e que podiam contribuir para a resolução de problemas bem urgentes.
Infelizmente nada foi feito.
A não ser pela autora da moção que se fartou de esperar pelo partido com uma pequena equipa de colaboradores se dedicou a recolher as assinaturas necessárias á apresentação de uma petição no Parlamento.
Lembrei-me de tudo isto a propósito do discurso de abertura do congresso do PS feito por José Sócrates.
Porque a um canto do palco lá estava a intérprete de linguagem gestual.
Espero que o PSD não esteja mesmo á beira de perder esta bandeira da luta por melhores condições de vida para os deficientes.
E se assim não for tal dever-se-á exclusivamente a um pequeno grupo de militantes que acreditou na sua razão e na justiça da sua luta.
Porque o partido,esse,deixou andar.
Depois Falamos

6 comentários:

Flor do Vale disse...

Também reparei no recurso à linguagem gestual no Congresso do PS. E também me lembrei da intervenção da nossa companheira no Congresso de Guimarães. Mas parece que, infelizmente, pouca atenção se dá a um tanto que afecta tanta gente! Na comunicação, na mobilidade...É sempre bom relembrar estas coisas, caro Luis. Para que outros se "recordem" que já é tempo de fazer alguma coisa por estas pessoas. Deus nos livre da fatalidade mas poderá acontecer a qualquer um.

José Rialto disse...

"Língua gestual", meu caro Luís Cirilo.
O facto de ter uma gramática própria, faz dela uma verdadeira língua, e não apenas uma linguagem.

Mas a questão de fundo é mesmo a necessidade absoluta de se fazer alguma coisa pelo "ensino especial", e de não se ficar por estas palhaçadas eleitoralistas.

Um dia hei-de falar disso...

luis cirilo disse...

Cara Flor do Vale:
Se voltei a falar do assunto foi precisamente porque me parece uma causa de todos.
Alias,num aparte,o que mais me choca nos congressos do PSD (desde sempre entenda-se) é que são discutidas e aprovadas muitas moções e depois nunca mais se sabe o resultado prático dessa aprovação.
Algumas não terão grande interesse,é certo, mas outras bem podiam ser aproveitadas pelo partido porque contém ideias muito validas.
Como é o caso desta.
Caro José Rialto:
Tomei boa nota da oportuna correcção.
E acho que devias mesmo escrever sobre isto. Porque é um assunto que vale a pena

Dri disse...

Eu qnd vi tambem me lembrei... Diariamente trabalho com a Maria Manuel para levar esta petição emm frente e sei os entraves que esta tem encontrado no caminho.... mas a petição vai ser ouvida e vai ser posta em pratica.

Anónimo disse...

Ora, na S. Caetano só pensam em como re-eleger o Zé Pinto. Tinha sido decidido há muito e LFM e a ralé só complicaram. Daí as ameaças -e esssa história não foi toda contada, tenho a certeza.

Agora o grupo que inventou MFL tem o seu poder alicerçado em gangs criminosos que investiram dinheiro a pagar a uns coitados, que arranjaram uns outros coitados a quem pagam as quotas e os votos no partido e tb com uns tachitos pelas câmaras e freguesias.

O problema será para esse grupo quando acabar a 'mama' aqui por Lisboa. Os bacanos já estão a pensar emigrar para Mafra! -como se os saloios, deixassem esta ralé ir ganhar à terra deles. Os meus amigos da zona já prepararam os marmeleiros para o que der e vier. Os tipos nem sabem com quem se querem meter...

luis cirilo disse...

Cara Dri:
Tenho a certeza que sim.
Caro Anónimo:
Esperemos que Lisboa seja u grande sucesso para o PSD.
Apesar de algumas pessoas do...PSD