domingo, setembro 14, 2008

Répteis e Cª...


Pacheco Pereira tem uma coluna semanal,na revista "Sàbado",apropriadamente denominada "A lagartixa e o jacaré".
E apropriadamente porque em termos alegóricos faz uma perfeita simbiose da forma de estar na politica do seu autor.
Que como o jacaré ataca de surpresa vindo de onde menos se espera,abocanha e nunca mais larga a vitima,e é absolutamente incapaz de travar um combate frontal em terrenos idênticos para predador e presa.
Joga sempre na vantagem de se mover num meio onde quem é atacado não tem a mesma facilidade de movimentação.
Tem também um notável instinto de sobrevivência a exemplo da lagartixa que para sobreviver não se importa de prescindir de partes de si própria (normalmente a cauda mas não só...) que posteriormente regenera reaparecendo novinha em folha.
Pacheco,qual lagartixa,também prescindiu do marxismo,do leninismo,do esquerdismo,do soarismo,do cavaquismo,do barrosismo,sempre em nome da sobrevivência da sua carreira politica e dos proventos enquanto comentador.
É uma notável mistura das caracteristicas de dois répteis, lagartixa e jacaré,que povoam a Terra há milhões de anos.
Pois este distinto inscrito no PSD,e conselheiro próximo da lider,resolveu esta semana num daqueles programas em que vai debitando teoria,criticar a câmara de Gaia.
Com uma argumentação pobre,notória falta de argumentos e sobra de acinte e má fé.
Não farei aqui a defesa minima do que foram os três mandatos de Luis Filipe Menezes em Gaia.
A obra está á vista e as votações dos gaienses atestam sobejamente a satisfação popular.
Por mais que a vontade do povo cause nauseas nestes intelectuaizinhos de meia tigela !
Registo apenas que se o ilustre inscrito tinha vontade de criticar um municipio podia muito bem ter escolhido uma câmara socialista.
O que em altura pré eleitoral seria sempre um pequeno serviço prestado ao partido no qual se inscreveu vá-se lá saber porquê.
Por exemplo a Câmara de Lisboa onde se vai jogar muito do futuro próximo da politica em Portugal.
Mas sobre Lisboa não tem Pacheco opinião tão critica como sobre Gaia.
Pior: quando Jorge Coelho abandonou o programa "Quadratura do Circulo" foi Pacheco um dos responsáveis pela escolha de ...António Costa para o substituir.
Ou seja,o futuro candidato do PSD a Lisboa bem pode agradecer a Pacheco Pereira o facto de António Costa ter,pelo menos,uma hora semanal de televisão com todas as vantagens inerentes.
É assim que este inscrito serve o partido que tão generosamente lhe tem dado tanto.
De uma coisa pode Pacheco ficar certo: O PSD vai voltar a ganhar Gaia por muito que isso lhe desagrade.
Fico apenas curioso de saber que Câmara vai ajudar Pacheco a ganhar.
Como de costume desconfio que ...nenhuma !
Depois Falamos


6 comentários:

Anónimo disse...

Réptil... é forte...

Rui Osório disse...

pacheco nasceu para criticar, é como aqueles treinadores que nunca foram grandes jogadores mas dão grandes treinadores, na política nunca há-de ser mais do que o que é, um bom critico daqueles que dão jeito ao tipo de programas de tv em que participa, Quanto a Menezes não sei porque se queixou da guerrilha interna, quando agora faz precisamente o mesmo com Ferreira Leite e não estou a defender a líder, nem sequer do psd sou, só estou a constatar o que vejo.

Anónimo disse...

Adorei,adorei,adorei.
É um alivio ver alguém ter a coragem de tratar esse oportunista da forma como ele merece.
Esse senhor só arranja problemas ao psd e aos lideres do psd (a ferreira leite que se ponha a pau)porque o que lhe interessa é o que ganha como critico de televisao e jornais.espero que depois de se ter manifestado contra o tratado de Lisboa não venha a ter como prémio o lugar de deputado europeu.
Voto no psd desde sempre (votei a primeira vez em 1991)mas se esse inscrito com o muito bem lçhe chama for na lista pela primeira vez não darei o meu voto ao psd.
Nesse senhor não votarei nunca porque ele está sempre a fazer malao partido.nao pode ser premiado

Anónimo disse...

O Cirilo ainda acaba na barra do tribunal -por insulto e difamação dos bichos. A Sociedade Protetora dos Animais está atenta a estes casos de atentado ao bom nome dos quadrúpedes.

Fora isso, considero o PP mais um incapaz e inconsequente: veja-se o discurso que escreveu à 'tia' Manecas -uma tristeza; a anterior direcção do PSD não prestava (sic), mas veja-se a oposição que faz ao PS; e claro António Costa tem o apoio da Maçonaria, ou seja, todos os que são membros, ou querem algo do sistema, vão apoiá-lo de qualquer modo que estiver ao seu alcance -PP é um boyzito do sistema.

Pois e ao contrário de Luis Filipe Menezes que conquistou uma câmara socialista, que virou o município de alto a baixo, PP não só não ganhou coisa alguma, como quando o põem a gerir, os resultados são brilhantes: em Lisboa a estratégia deste "#%$&»" e amigos foi perderem 2/3 dos votos e entregar a CML ao 'irmão' Costa! Ainda vou votar nos 'comunas', se estes "#$%&= continuarem por aí.

The Melg@ disse...

O PSD é a maior porcaria até hoje criada em Portugal. Fora o velho PPD rural, bombista, saloio, conservador, radical e nazi.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
É ! para os repteis...
Caro Pantic:
Grande treinador só se for de bancada.
Porque em todos os cargos partidários em que esteve não deixou saudades.
E não fora passar o tempo a criticar o próprio partido (uma raridade) nem como comentador tinha o sucesso que vai tendo.
Cara Susana:
Vamos com calma.
Acredito que,apesar de alguns erros,a direcção do PSD ainda esta no seu perfeito juizo.
Por Pacheco,sequer na lista,era um suicidio politico.
Cara Inês:
Ambos sabemos mais do que aquilo que escrevemos.
O peso de PP na direcção de Ferreira Leite ,se nao for combatido,levará o partido a desgraças equivalentes ás que ele protagonizou no passado.
E ninguém quer isso.
Caro Melga:
Escolheu bem a alcunha.