quarta-feira, setembro 17, 2008

É fartar vilanagem...

O cartaz já é antigo mas a situação infelizmente continua actual !
Os portugueses são,seguramente,o povo mais martirizado da Europa em termos de uso de automóvel.
Combustiveis carissimos,seguros idem,portagens é o que sabemos,imposto automóvel uma autêntica barbaridade,entre outros factores que fazem do carro cada vez mais um luxo.
Em Maio,Junho,Julho com o petróleo a aumentar nos mercados até valores supriores aos 140 dólares por barril ,as gasolineiras que operam em Portugal faziam repercutir esses aumentos no preço dos combustiveis que chegaram a subir meia dúzia de vezes por mês.
De vez em quando,para tentar enganar,lá desciam uns cêntimos logo compensados por nova subida.
Um autêntico assalto legal ao bolso dos cidadãos !
Nas ultimas semanas o petróleo está em queda e hoje,no mercado de Londres por exemplo,estava a 92 dólares o barril.
Alguém deu por ela dessa abrupta descida nas gasolineiras ?
Qual quê,a BP segura da sua impunidade até aumentou a gasolina mais um cêntimo !
Isto é um verdadeiro escândalo !
Naõ existindo para mim a minima dúvida que estamos perante uma "cartelizaçao" proibida por lei mas praticada impunemente,com sobranceria e arrogância,pela GALP,BP,REPSOL e afins.
Que ainda se dão ao luxo de dizerem,como se fossemos todos um bando de ignorantes,que as descidas não se reflectem de imediato nos preços por causa das compras feitas antecipadamente,bla,bla.
Quem nos defende ?
O governo lava as mãos como Pilatos e põe o mais inofensivo dos seus ministros a dizer que espera (veja-se bem ,espera...) que as gasolineiras desçam os preços.
Como se o governo nada tivesse a ver com o assunto !
Na oposição o assunto parece não ser relevante.
Encantadas as gasolineiras enchem o saco !
Os portugueses,esses...gemem !
Depois Falamos

7 comentários:

Rui Osório disse...

Hoje até me meteu dó ver Manuel Pinho a falar sobre o aumento do preço da gasolina na bp, melhor a fugir da conversa para não entrar em choque com as petrolíferas, isto no dia a seguir a ter pedido as mesmas para tentarem baixar os preços em medida da "aparente" baixa do preço do petróleo. O homem não tem perfil para o cargo. Quanto a bp nem vale a pena falar, as mesmas desculpas de sempre... "neste negócio aonde temos pouca margem de lucro, temos que ajustar os preços face a variante de factores do mercado" bla bla bla, desculpem não percebi o resto, nem quis perceber, estou farto de explicações em que não explicam nada.

CASCAVEL disse...

Sinceramente ninguém entende o actual preço da gasolina.
Bem sabemos que o estado, através do ISP, fica com uma fatia, e bem grande, do preço que todos pagámos quando abastecemos os nossos carros.
Mas também todos sabemos que o preço do brent anda, esta semana, pelos USD 90 barril, quando em meados de Julho atingiu o seu máximo histórico com os USD 147 barril.
Nessa altura o preço do litro de gasolina custava €. 1,538 e actualmente, mesmo com esta descida vertiginosa, custa €. 1.458, ou seja, menos 8 cêntimos.
A pergunta, por tão óbvia, impõe-se: como é possível esta diferença do custo do litro de gasolina entre meados de Julho e os dias de hoje?
Um decréscimo de quase 50% no preço do barril de crude representa apenas, no litro de combustivel, uma descida de cerca de 10%.
De facto neste país andámos todos a ser positivamente roubados e, pelos vistos, ninguém faz nada.
O ministro da economia, qual "pobrezinho" a pedir à porta de uma Igreja, aparece nas televisões a implorar pela descida dos preços, a Autoridade da Concorrência diz que lá para finais de Setembro vai analisar novamente este assunto, da oposição (da direita à esquerda) nem uma palavra e, já agora, o que pensam as primeiras figuras da nação, o Sr. Presidente da República e o Sr. Primeiro Ministro, sobre este assunto????
É que até hoje, não me recordo de lhes ouvir uma palavra que fosse sobre este autêntico roubo perpetrado, dia após dia, ao bolso dos Portugueses.
Pobre país o nosso.

José Rialto disse...

Quando estes ministros deixarem de o ser, são os lugares em empresas como estas que os esperam.
Sempre assim foi e sempre assim será.
Estavamos à espera de quê?
Que eles cuspissem no prato que lhes há-de dar de comer?
Nem o mais imbecil de todos os imbecis o faria.
Quanto mais estes ratos da sociedade...

Anónimo disse...

Parecxe que a ASAE das gasolinas (autoridade da concorrência) é accionistas das petrolíferas. Só assim teremos uma explicação lógica, de outro modo não. O petróleo aumentou em dólares, NÃO EM EUROS!

FOMOS/CONTINUAMOS A SER ROUBADOS!

luis cirilo disse...

Caro Pantic:
Estamos de acordo.
Caro Cascavel:
Realmente há coisas incompreensiveis.Mas se o governo esta tão preocupado com o preço dos combustiveis basta-lhe diminuir o ISP !
Caro Jose Rialto:
Pois...Ai está uma boa explicação.
Caro Anónimo:
É verdade.Roubados e bem roubados

Anónimo disse...

É verdade, a cobardia do Governo é observável naquela ameaça titubeante do sr. ministro, que naturalmente não quer colocar em risco um lugar futuro no dito cartel. Que falta de pudor! mas há outras interessantes como a cobrança da "Quota de disponibilidade da água". no meu município já apresentei uma reclamação porque ainda por cima pago mais do que pagava pelo aluguer do contador. É infame! Julgo que era importantes olharmos todos para as nossas facturas (já agora para analisarmos a capacidade inventiva dos nossos administradores locais) e deviamos reclamar: massivamente, deixar os serviços jurídicos das CM loucos com a obrigatoriedade de resposta ao Livro Amarelo. Se não o fizermos a este (pequeno) propósito, desconfio que nunca teremos um país melhor.
Preciso ainda de desabafar outra coisa e pedir um conselho: a quem poderei eu pedir para não me incluirem nos pagadores da indeminização ao sr. Pinto da Costa? Não me apetece nada ter trabalhado tanto este ano para ver agora consumidos, uns cêntimos que sejam, com um pagamento compulsivo que me causa a maior repugnância. Alguém tem uma ideia?
Bom fim-de-semana.

Anónimo disse...

O governo nunca baixará o ISP, porque não pode prescindir da receita.
Mas antes de o criticarmos por isso, teíamos que esclarecer há quantos anos estão as actuais % de imposto, em vigor.

Por outro lado, convém termos sempre presente a cotação do dólar quando falamos da subida ou descida do petróleo.

Só aceito as críticas ao governo, depois de ponderados os pontos referidos