terça-feira, setembro 16, 2008

LFM X MRS


Ouvi com atenção, no passado domingo,a análise da situação política feita por Marcelo Rebelo de Sousa na RTP.
Concordando ou não com o formato do programa onde um político no activo tem 45 minutos semanais,sem contraditório,para expôr as suas ideias e fazer o que politicamente lhe convém e não negando a Marcelo a inteligência e a sagacidade que são comummente reconhecidas,é importante descodificar algumas das suas frases.
Pelo menos como eu as interpreto.
Quando MRS valoriza o reaparecimento de Luis Marques Mendes (com o lançamento de um livro) considerando que pode desviar as atenções de Manuela F.Leite e desvaloriza as declarações públicas de Luis Filipe Menezes de critica ao rumo do partido,é sinal de que está a pensar exactamente o contrário !
Não negando importância a Marques Mendes todos sabem, a começar por MRS,que ele por diversas razões não constitui qualquer tipo de ameaça a Ferreira Leite no actual contexto.
Como todos também sabem,novamente a começar por MRS,que já uma vez contra o poder,a comunicação social e os prognósticos dos comentadores (novamente a começar por Marcelo)Menezes ganhou o partido numa situação de crise despoletada pela inopinada saída de Marques Mendes da liderança.
É verdade,embora alguns não se recordem,que tambémMarques Mendes (na terminologia de MRS) atirou o "poder pela janela".
E daí que MRS não subestime a "ameaça".
Aliás ao considerar a ideia de um congresso no inicio do ano como "absurda" mais não faz do que admitir que o receio é real.
Ninguém ataca com tanta virulência uma hipotese que não se tema como concreta.
Se fosse tão absurda assim...nem falava nela.
Agora questão final: Tem Marcelo,que abandonou o partido a seis semanas de umas europeias,sem deixar lista de candidatos,estratégia e meios,moral para vir falar de quem saiu muito a tempo de tudo poder ser feito com a atempada preparação ?
Tem Marcelo,que nestes nove anos decorridos não se calou um minuto,autoridade para criticar quem se limita a manifestar a preocupação pelo rumo desalentador que o partido leva e as sondagens confirmam ?
Penso que não.
E por isso seria bom que aceitasse o desafio de Luis Filipe Menezes para um debate a sério sobre a situação no PSD.
Para que os militantes de uma vez por todas percebessem quem tem razão.
E para poder dizer olhos nos olhos tudo aquilo que se compraz a afirmar no programazinho semanal sem hipótese de ser contrariado.
Mas duvido...
Depois Falamos

7 comentários:

rei dolce disse...

Caro Dr.Cirilo,
um debate entre MRS e LFM!!
Qual o interesse disso para o país?! para o partido?!
nenhum dos dois é lider do partido.
cumprimentos.

Anónimo disse...

Com que então MM já apareceu? Todos os tubarões se juntam, agora que se vê que MFL não consegue nem fingir que vai liderar, com um mínimo de dignidade a campanha às eleições (mistificando os patetas). Até os 'irmãos' dos media já andam preocupados -assim não brincam. Queriam alguém que fingisse minimamente que amava o PSD, e saiu-lhes esta elite...

Debate entre dois militantes? -LFM/MRS- seria interessante, mas pareceria que eram mais dois a querer posicionar-se. Temos de deixar a 'elite' auto-descredibilizar-se tanto que nunca mais possam mostrar a cara em praça pública. Resta saber se ainda haverá PSD...

Rui Osório disse...

é só rir, este psd destrói-se a si próprio.

Luis Melo disse...

Caro Companheiro Luís Cirilo:

A análise, sendo sua, não me surpreende. Aliás, é coerente com o que sempre pensou.

MRS não é perfeito, todos sabemos, mas sê-lo-à LFM? Penso que também todos sabemos.

Concordará comigo quando digo que este Governo Sócrates não é suficientemente capaz para gerir e desenvolver o país.

Concordará comigo quando digo que é preciso construir uma alternativa credível ao PS. E só o PSD conseguirá fazê-lo.

Concordará comigo quando digo que é com MFL. Ganhou o partido hà uns meses. E os mandatos são para se cumprir.

Digo isto como diria em relação a LMM ou LFM. Mas esses, ninguém os mandou embora. Ninguém lhes interrompeu o mandato. Foram os próprios que duvidaram de si e provocaram eleições.

Está na altura de mudar. Mudar a mentalidade, mudar a atitude, mudar a estratégia, mudar a forma de fazer política, mudar Portugal.

Vamos todos mudar. Todos, obviamente, inclui também vossa excelência.

Abraço. Luis Melo

Luis Cirilo disse...

Caro Rei Dolce:
Ambos tem curriculum,experiencia,cultura e conhecimentos capazes de proporcionarem um excelente debate.Não só sobre o PSD como também sobre o país.
E em televisões que todas as segundas feiras nos intoxicam com debates sobre penaltys,foras de jogo e as barbaridades ditas pelos dirigentes,seria uma excelente lufada de ar fresco.
E olhe que estou certo que seria muito interessante.
Caro Anónimo:
O regresso de Luis Marques Mendes era apenas uma questão de tempo.É naturalmente bem vindo á politica activa se for essa a sua intenção.
Porque pese embora ter sido um lider que não teve sucesso é um militante com história e serviços prestados ao partido.
E o PSD precisa de todos.Caro Pantic:
Olhe que não,olhe que não...
Caro Luis Melo:
Estou de acordo consigo.
E também eu disposto a mudar.
Para melhor como é óbvio.Agora o que não podemos,porque o PSD nunca foi assim,é impedir as pessoas de se manifestarem com frontalidade.
Cabe aos lideres afirmarem-se e estou convicto que se a dra Manuela o conseguir virá um tempo de enorme convergência interna.

António Lopes da Costa disse...

Ambos saíram a tempo de preparar e de ganhar eleições. Acho que, para os portugueses, as ideias de Menezes e Marcelo são, neste momento, completamente irrelevantes.
Houve tempo para se fazer um debate sério e frontal, internamente. O que eu acho é que, independentemente de ter sido ou não feito, esse tempo acabou.
É tempo de falar do país e é isso que os portugueses querem que o PSD fale, a uma só voz, sem ruídos ou birrinhas.
A proposta de um debate é absurda e não interessa aos portugueses.
Sou, por isso, forçado a estar, pela primeira vez de acordo com o Rei Dolce e a sublinhar por baixo do que Luis Melo escreveu.

Um abraço

luis cirilo disse...

Caro António:
O seu post é a prova provada de que no PSD é sempre tempo de debater e de derrimir divergências.
No dia em que no seio do PSD as opiniões de Menezes e Marcelo não servirem para nada é sinal de que o próprio PSD estará com um problema seriissimo.
Porque sendo muito diferentes como pessoas,como politicos,na visão que tem do partido,são dois dos melhores quadros do PSD.
E,repito,para 2009 todos são necessários.
Um abraço