terça-feira, setembro 09, 2008

O PSD e o Kosovo.

Não,não é sobre a "balcanização" do PSD que este post se debruça.
É sobre História e memória que convém andarem ligadas sob pena de se cometerem erros de dificil reparação.
Qualquer pessoa razoávelmente informada e com gosto pela História europeia sabe que a zona dos Balcãs foi,nos ultimos cem anos,um autêntico barril de pólvora onde inclusivê tiveram lugar algumas das mais devastadoras guerras que o continente conheceu neste periodo de tempo.
Foi por isso que a declaração unilateral de independência do Kosovo,sob inspiração americana e das potências dominantes da União Europeia,causou a maior preocupação em todos aqueles que conhecem a História europeia e,essencialmente,tinham noção do quanto humilhante era para a Rússia essa declaração.
Por outras palavras ficava de imediato pendente uma resposta russa.
E diz-nos a memória,e a História,que os russos não costumam usar punhos de renda nas suas retaliações.
A prova foi feita agora na Geórgia.
Onde as declarações unilaterais de independência da Ossétia do Sul e da Abecásia apanharam Estados Unidos e União Europeia com pouca moral para poderem contestar.
Porque toda a gente percebeu que era parte da resposta russa á provocação do Kosovo.
É por isso que em nome da memória,mas também da Verdade,importa relembrar agora a posição tomada pelo PSD liderado por Luis Filipe Menezes aquando da declaração unilateral da independência do Kosovo.
Recomendando ao governo a maior prudência na questão e defendendo o não reconhecimento da independência naquelas circunstâncias.
Caiu o "Carmo e a Trindade" nos bem pensantes do partido entre os quais alguns dos actuais dirigentes.
Que heresia horrivel não alinhar com os EUA e as potências dominantes da U.E. .
Podia lá ser.
O tempo e a História vieram provar que foi a posição mais correcta.
Porque assente em estudo da História europeia,em cultura civilizacional e em conhecimento das realidades no terreno.
Hoje um lider do PSD,que é sempre um potencial primeiro ministro,tem de ser um cidadão do mundo.
Que goste de ler,de estudar,de viajar e conhecer.
Não pode ser especialista numa ou duas áreas.
Tem,com base no atrás escrito,de ser capaz de se movimentar com á vontade em todas as áreas essenciais da governação.
Porque um mundo em mudança acelarada exige uma enorme capacidade de resposta em...tempo útil.
Tem de pensar,reflectir e simultâneamente agir.
Porque a reagir ninguém ganha eleições.
Depois Falamos

4 comentários:

Anónimo disse...

Claro que não me surpreendeu –MFL não tem ideias nenhumas sobre coisa nenhuma e enquanto ministra foi –vamos ser simpáticos- pouco competente. Quanto aos gang da «elite» que vivem entre a Lapa e Cascais comendo uns croquetes nas vernisages, nem sabe para que lado fica Arganil. Logo nem podem ajudá-la visto que as cabecinhas estão cheias do mesmo…

Sim porque os meus caros amigos MFL falou DUAS VEZES no dia 7 de Setembro –na universidade’ da JSD e na sessão solene do dia do Município de Arganil, onde foi eleita para presidente da Assembleia Municipal. O povo que a elegeu, já lhe andava a «jurar pela pele», dizendo e cito –‘aqui ela não vem sujar as suas ricas tamanquinhas’ e ‘ela despreza-nos’. Vendo que nem era tanto a oposição, mas o PSD, que fazia o comentário, MFL resolveu cumprir o seu mandato e lá foi à sessão solene. Também aqui o discurso foi no mínimo pobre. Lá disse que os homenageados –era dia de ‘latinhas’- eram boa gente e que o concelho estava no bom caminho. Qualquer presidente de junta com a 4º classe teria dito o mesmo.

Assim sendo não esperem mais do que ‘esta apagada e vil tristeza’. Com 2 intervenções num dia, a próxima será –daqui a 80 dias. No séc. XIX dava-se a volta ao mundo…

Anónimo disse...

peço desculpa coloquei este comentário no post errado

Unknown disse...

Muitíssimo pertinente a sua anàlise Caro Amigo.

Na realidade pode dizer-se que os ocidentais, e particularmente os EUA, que orquestraram a manobra que o louco de Tiblissi executou, ofereceram aos Russos a mais fantástica oportunidade de se vingarem das humilhações sofridas desde a queda da URSS. Eo que é importante é que é irreversivel.

A posição diplomática mais sensata aquando da independência do Kosovo, arrancada aos Sérvios, teria sido a que pôs em evidência. A historia da região impunha-a . Aliás a Espanha não procedeu de outra maneira . O problema do País Vasco também justificava plenamente a posição que tomaram.

Os leaders políticos que aspiram a governar no futuro, são obrigados a possuir a tal visão a longo prazo que os diferencia dum político qualquer.

J. de Freitas Pereira

luis cirilo disse...

Cara Inês:
O partido é dos militantes.E tem instrumentos e orgãos para discutir e rectificar caminhos e estratégias que não se revelem adequados.
Aguardemos...
Caro Freitas Pereira:
No ultimo paragrafo do seu comentário está o cerne do problema.
A tremenda falta de lideres com visão de longo prazo e libertos das tácticas á "la minuta".
Foram os primeirtos que construiram a União Europeia desde Adenauer.
São os segundos que a estão a destruir.