terça-feira, setembro 16, 2008

Maquiavel em Democracia

Oferecido por um amigo, atento a estas coisas da política ,este livro de Edouard Balladur revela-se um verdadeiro achado.
Escrito numa linguagem simples,directa e profundamente pragmática é um verdadeiro manual de actuação para os politicos que desejem ter sucesso (que são quase todos...),vencer eleições e governarem bem.
Balladur,ex primeiro ministro e um dos politicos mais respeitados de França,traduz nesta obra toda a experiência adquirida em mais de 5o anos de vida politica.
Atentemos em dois pequenos excertos do livro:

"...Nada é mais grave para quem pretende estar á frente dos destinos de um povo do que parecer fora de moda.Isso ameaça o seu prestigio e credibilidade...".

"...Mas é necessário não desiludir demasiadamente os partidários fieis e não lhes dar a sensação de menor importância,considerando o seu apoio como devido e automaticamente garantido em quaisquer circunstâncias.A decepção e o vexame podem ser catastróficos,se não se tiver isso em conta.As pessoas detestam ser desprezadas...".

É de facto enriquecedor o pensamento político traduzido neste livro por Edouard Balladur.
Falando do que sabe.
Vale a pena ler.
Depois Falamos

3 comentários:

Anónimo disse...

Os excertos são maquiavélicos -só miragens. É uma pena que a democracia seja gémea da demagogia.
Vou ler -talvez aprenda qualquer coisa. O problema será se há indignidade para certas coisas. A Ver Vamos...

Anónimo disse...

é uma pena que a democracia só existe na teoria na pratica não passa da escravatura . que democracia parvo é esse que existe , isto não democracia , onde nos escolhemos quem decide por nos, temos que banir

luis cirilo disse...

Caros Anónimos:
É a democracia que temos. Como dizia alguém o pior de todos os sistemas exceptuando todos os outros