quinta-feira, setembro 11, 2008

O PSD e os Afectos


Luis Filipe Menezes deu á Sic Noticias,na passada segunda feira,uma entrevista profundamente ideológica.
Com diagnóstico das situações,com ideias claras sobre as soluções,com propostas concretas para aplicar.
Podendo ou não gostar-se não se pode é negar que o anterior lider do PSD tem um pensamento politico estruturado sobre as várias áreas da acção política.
E durante 45 minutos,sem cábulas nem textos,disse ao país qual deve ser o caminho a trilhar pelo PSD e por Portugal.
Repito:gostando-se ou não das ideias apresentadas elas são um contributo importante para uma discussão que o partido tem de fazer mais cedo ou mais tarde.
E num partido de cujo ADN não constam os silêncios,os dogmas ou os tabus foi um sinal claro de que é possivel fazer diferente.
Mas nem é sobre a parte ideológica pura que este post se debruça.
É sobre um pequeno pormenor,que a esmagadora maioria nem terá notado,mas que faz toda a diferença.
Porque corresponde ele sim aquilo que faz do PSD um partido tão português e tão diferente.
Falava L.F.Menezes dos muitos quilómetros que tinha feito enquanto lider para estar próximo dos militantes quando referiu um problema de saúde súbito que tinha atingido o seu ex motorista a quem mandava um abraço e desejos de rápido restabelecimento.
É o PSD dos afectos no seu melhor.
O partido reformista mas também personalista com a preocupação das pessoas em primeiro lugar.
Luis Filipe Menezes sempre cultivou a afectividade como um valor importante do partido,como traço de união entre os militantes,como forma de se diferenciar de outras organizações politicas.
Não vejo nos actuais dirigentes,de Manuela Ferreira Leite a Aguiar Branco,de António Borges a Rui Rio a adopção de uma atitude igual.
Aproveitarem uma entrevista em directo (ou em diferido) na Sic Noticias para terem um gesto de afecto e consideração por um funcionário do partido com um problema de saúde.
E não se leia isto como uma critica que não o é.
São apenas diferenças de estilo e de visão social.
E de entendimento sobre o que é a matriz genética do PSD.
Depois Falamos

2 comentários:

Anónimo disse...

Cirilo:
Gostei dessa: «sem cábulas»...
Quanto ao facto dos AB's, MFL, ou RR terem palavras de apreço pelo motorista: para estes bacanos, o carro traz esse acessório!

Ouviram hoje o que um comentador de crime disse na SIC pelas 12:30? Sobre a responsabilidade política, tb do PSD na feitura de leis idiotas e apeladoras ao crime, MAS QUE ESSE PSD NÃO DIZ QUE VAI REFORMAR OS 'SISTEMA'. Ou seja há no PSD uma elite tachista que nos envergonha!

Anónimo disse...

O que ainda ninguém percebeu é porque razão tanto pensamento estruturado e tanta valia política decidiu andar 2 anos a fazer a vida negra ao líder do PSD, chegar ao lugar de líder e ir-se embora ao fim de 7 meses!!!!
Haja decoro...
PS: e afirmou que iria estar calado até 2009, o que será quando começar a falar...