sexta-feira, setembro 12, 2008

Tubarão

Foto:National Geographic

3 comentários:

Anónimo disse...

Este até parece simpático, nada de certos 'bichos' que aparecem em cardume para serem vistos nas Tv's. E que não largam o lugar da frente, mesmo quando são expulsos...

Dri disse...

Uma brilhante metáfora criada por Dudley Lynch e Paul Kordis do Brain Technologies Institute – do golfinho, da carpa e do tubarão, diz que existem três tipos de animais: as carpas, os tubarões e os golfinhos.
A carpa é dócil, passiva e que quando agredida não se afasta. Ela não luta mesmo quando provocada. Se considera uma vítima, conformada com seu destino. Alguém tem que se sacrificar, a carpa se sacrifica. Ela se sacrifica porque acredita que há escassez. Nesse caso, para parar de sofrer ela se sacrifica. Carpas são aquelas pessoas que numa negociação sempre cedem, sempre são os que recuam; em crises, se sacrificam por não poderem ver outros se sacrificarem. Jogam o perde-ganha , perdem para que o outro possa ganhar.
Nesse mar existe outro tipo de animal: o tubarão . O tubarão é agressivo por natureza, agride mesmo quando não provocado. Ele também crê que vai faltar. Tem mais, ele acredita que, já que vai faltar, que falte para outro, não para ele! O tubarão passa o tempo todo procurar vítimas para devorar porque ele acredita que podem faltar vítimas. Que vítimas são as preferidas dos tubarões? Acertou, as carpas. Tanto o tubarão como a carpa acabam viciados nos seus sistemas. Costumam agir de forma automática e irresistível. Os tubarões jogam o ganha-perde , eles tem que ganhar sempre, não se importando que o outro perca.
O terceiro tipo de animal: o golfinho. Os golfinhos são dóceis por natureza. Agora, se um grupo de golfinhos encontra uma carpa sendo atacada eles defendem a carpa e atacam os seus agressores.

Na sociedade vemos estes tres tipos de animais......

luis cirilo disse...

Cara Inês:
Pois,tambem os conheço.
Cara Dri:
Obrigado pela excelente explanação subaquática.
Gostei muito.