quinta-feira, dezembro 28, 2006

Ultima Etapa


Aos 34 anos o melhor jogador português pós Eusébio,e um dos melhores do mundo da ultima duzia de anos,parece estar a caminho da sua ultima etapa como profissional de futebol
Com um percurso recheado de êxitos,na selecção nacional,Barcelona,Real Madrid e Inter de Milão,Figo parece ter decidido terminar a sua carreira na Arábia Saudita.
A exemplo do que fizeram ao longos dos anos outras grandes figuras do futebol mundial.
Consciente de que o seu tempo como futebolista de eleição está a esgotar-se,e não querendo(nem precisando)seguramente arrastar-se pelos relvados,conseguiu ainda assim a proeza de aos 34 anos se ir tornar no futebolista mais bem pago do mundo durante os seis meses de contrato com o clube saudita.
Um milhão de euros/mês é de facto uma quantia que explica tudo,a troca de Italia pela Arabia Saudita,do Inter por um clube desconhecido,do futebol do país campeão do mundo por um futebol de quinta categoria.
E Figo,grande profissional de futebol,foi sempre um grande gestor financeiro da sua carreira.
O que uma vez mais comprova.
Contudo,e compreendendo plenamente a sua opção,não deixo de ter alguma pena (ok,futebol e sentimento tem cada vez menos a ver) de ver tão genial jogador dar os ultimos toques num futebol sem expressão e num clube sem história.
Mas o profissionalismo é isso mesmo.
Como o próprio Luis Figo já tinha demonstrado ao trocar o Barcelona pelo Real Madrid por uma "simples" questão de dinheiro.
Muito dinheiro no caso.
Depois Falamos

2 comentários:

Rui Miguel Ribeiro disse...

A ser verdade, é um erro crasso. No Inter, Figo ainda podia ganhar tudo: Scuddetto, Champions, Taça de Itália e pisar os grandes palcos mais 6 meses. Depois podia para a Arábia Saudita, Qatar, ou Bahrain encharcar-se em petro-dólares. Assim, deixa a meio um grande projecto desportivo e sai do estrelato "pela esquerda baixa".
Enfim, pelo menos não sai às marradas como o outro.

Rui Miguel Ribeiro disse...

Felizmente lá se decidiu a ficar no Inter. Agora o Sporting, Amanda, bem pode tirar o cavalinho (ou o leãozinho) da chuva: o Figo não é o Rui Costa, ou, para usar um exemplo hoje citado neste Blog, o Pedro Mendes. Eu quase me atreveria a dizer que o Figo é tão sportinguista quanto eu: NADA!