quarta-feira, dezembro 20, 2006

José Mourinho


José Mourinho é daquelas personalidades que não deixa ninguém indiferente.
Desperta paixões,gera ódios,provoca invejas.
Tenho uma enorme admiração por ele.
Considero-o um dos melhores treinadores do mundo e aquele que tem todas as condições para se tornar no técnico mais vitorioso da história do futebol.
Penso que liderada por ele a selecção nacional teria vencido o Euro 2004 ,e no Alemanha 2006 talvez a história fosse bem diferente.
Dá-me um enorme gozo um treinador português ter chegado a Inglaterra,a pátria do futebol,e ter desatado a ganhar,ganhar,ganhar !
Diverte-me o ar dos ingleses,a sua indignação,a irritabilidade que o irreverente Mourinho lhes provoca.
Quis o destino que o Chelsea volte a encontrar o Porto na Liga dos Campeoes.
Se é verdade que Josè Maria Pedroto foi o ideólogo da "desprovincianização" do Porto,Mourinho foi o brilhante maestro do mais espectacular ciclo de vitórias do F.C.Porto ao longo da sua história.
E também,já agora,aquele que potenciou o maior encaixe financeiro de sempre de um clube luso em transferencias de jogadores.
Ricardo Carvalho,Deco,Paulo Ferreira,Maniche,Costinha,Derlei nunca teriam valido o que valerem sem o trabalho de Mourinho.
Merecia bem uma estátua no átrio principal do Estádio do Dragão !
Ao invés,no ano em que ganhou a Liga dos Campeões (apetecia-me fazer aqui uma profecia á Bella Guttman,mas enfim...) na gala anual de atribuição dos prémios "Dragão" deram o prémio de treinador do ano ao técnico do...basquetebol !
Depois disto,e doutras coisas que se sabem,ainda se admiram de nunca mais ter dirigido a palavra a Pinto da Costa.
De facto a ingratidão,para não chamar pior,é um defeito terrivel.
Em Fevereiro,aqueles que gostam do futebol e sabem ser gratos para além das cores clubistas,lá estarão a prestar mais um tributo a Mourinho.
Aplaudindo-o como merece.
Os outros,os ingratos,podem assobiar á vontade.
Se quiserem até em apitos multicolores...
Depois Falamos

Sem comentários: