domingo, julho 16, 2006

Fidalguia na Adega


Ao longo dos anos,pelas mais diversas razões,centenas de viagens na A1,de manha,de tarde ,á noite e quantas vezes de madrugada.
Muitas saidas na Mealhada,para ir á" Meta",ao "Virgilio dos Leitoes" ou a qualquer outro dos restaurantes especializados no dito cujo bacorinho.
De repente,baseado num guia gastronómico é certo,mas seguramente por inspiração divina,uma saida na Mealhada,estrada nacional 1,passa-se a Curia,Anadia e surge um cruzmento com uma placa a dizer Aguada de Cima !
Lá pelo centro da povoação,perto da igreja paroquial e em frente ao célebre "Vidal dos Leitões",um restaurante com um nome curioso: "Adega do Fidalgo".
Entra-se,é-se recebido com uma fidalguia que faz jus ao nome e a aventura gastronómica começa.
Azeitonas de grande qualidade,um pratinho de presunto de mérito inquestionável,broa com todos os requisitos,enfim um abrir o apetite e despertar os sentidos para o que vem a seguir.
Carne grelhada,de uma qualidade fantástica,importada das Asturias,tenra,deliciosa,sabendo a ...carne,acompanha de batatas bem fritas e de uma salada também ela muito bem elaborada.
É de comer e chorar por mais.
Oportunamente regada com um cerveja "Erdinger" de altissima qualidade.
Depois,bem depois,as sobremesas; rabanadas como nunca comi,aletria que é um verdadeiro "atentado" ao figado tal a concentração de ovos,um gelado da casa (Chama-se trapalhada mas não atrapalha nada...) magnifico,um final de refeição de extraordinária qualidade.
Mas a ultima surpresa ainda estava para vir: um café,da Delta,chamado "Belissimo" e que de facto é de uma qualidade ...Belissima.
Impossivel,pelo menos sem grande esforço,não tomar segundo.
Um templo da melhor gastronomia em Aguada de Cima ? Ou teria sido sorte ?
Segunda visita e a confirmação de tudo.
Leitão,muito melhor que qualquer leitão de qualquer restaurante da Mealhada,a mesma qualidade nas entradas e sobremesas,não há coincidências,José Bastos é o sumo sacerdote de um templo a pedir muitas visitas.
Até porque,a partir de Outubro há cozido á portuguesa,e todos os dias esperam prova o cabrito assado,o costeletão e uns fabulosos camarões tigre tamanho XXL,entre muitos outros petiscos e sobremesas.
Voltaremos.
Depois Falamos

1 comentário:

Rui Miguel Ribeiro disse...

"Virgílio dos Leitões"?!??