domingo, julho 16, 2006

De Itália...O Exemplo !


Nós portugueses,latinos,europeus do sul,gostamos muito de apontar a Itália como um país onde nada corre bem,dominado pela Máfia,vitima de crónica instabilidade governativa,terra que fez dos Berlusconis e das Cicciolinas (por razoes diferentes é certo !!!) figuras politicas,enfim um País á beira do qual nem somos tão maus assim !
O problema é o confronto com a realidade: E nem falo da Itália campeã do mundo e do Portugal 4º classificado porque aí a diferença é práticamente...nenhuma.
Falo do funcionamento das instituiçoes,da justiça,nomeadamente a justiça desportiva.
Pouco mais de um mês atras foi descoberto um sistema de falsificação de resultados que envolvia clubes,dirigentes,arbitros,enfim agente varios ligados ao futebol.
Hoje,passado um mês e pouco,o maior clube de Italia,a Juventus,foi atirada para a 2ª divisão acompanhado de dois outros históricos,Lazio e Fiorentina.
O poderoso A.C.Milan foi tambem severamente castigado,os dirigentes e arbitros tiveram as punições correspondentes aos crimes praticados.
A´boleia de tudo isto regista-se curiosidade,agradável é certo,de o Inter de Luis Figo poder vir a ser proclamado campeão face aos castigos aplicados a Juventus e Milan.
Mas o que importa realçar é que num mês o caso foi resolvido.
Num mês !
Comparado com esse "caso Mateus" que por ai anda,ou com a tragicomédia do "Apito Dourado" constatamos que o futebol italiano é,de facto,diferente !
E não só o futebol...
Com evidente vantagem para eles !
Depois Falamos

Sem comentários: