terça-feira, julho 25, 2006

Um Loureiro Diferente


Herminio Loureiro anunciou,ontem,a sua candidatura a presidente da liga portuguesa de futebol profissional.
Propõe-se,assim,substituir Valentim Loureiro á frente do organismo á tanto tempo que só Deus e o próprio devem saber quanto...
Não sendo um homem que tenha feito a sua formação desportiva no futebol(o que em bom rigor não tem qualquer inconveniente),sendo oriundo do basquetebol,Herminio Loureiro é um conhecedor do fenómeno desportivo,quer pelo seu trabalho enquanto deputado,quer pelo tempo em que ocupou o cargo de secretário de estado da juventude e desporto.
Tem assim uma visão global do fenómeno desportivo de que creio poderá tirar bom partido na direcção da Liga.
Importa aqui realçar que no desempenho das funções governativas,e no que ao futebol concerne,teve sempre uma posição muito equilibrada recusando ser o secretário de estado dos chamados grandes(SLB,FCP,SCP) e acompanhando a realidade dos outros clubes de muito perto e com a genuina preocupação de ajudar a resolver problemas.
Tem pela frente alguns desafios complicados.
O primeiro,que tem de ultrapassar para ser eleito,é vencer a tradicional desconfiança da "tribo" do futebol perante alguém que vem de fora.
Vejam-se as declarações sobre a matéria do "cómico" de serviço,Luis Filipe Vieira,para perceber algumas das objecções que lhe vão ser postas.
Depois de eleito,e citando Carlos Queiroz noutro contexto,tem de varrer a porcaria que existe na Liga.
Na direcção,na comissao disciplinar e naturalmente em tudo que represente a perpetuação do sistema existente.
Só valerá a pena,em minha opinião,enfrentar este duro desafio se fôr para fazer a revolução.
Porque, se um pouco ao seu estilo conciliador,preferir a evolução na continuidade rápidamente ficará igual aos que lá andam ou será tragado por um sistema cada vez mais insustentável e castrador da evolução e da verdade no futebol.
O futebol português precisa de verdade,de credibilidade,de novos protagonistas.
Herminio Loureiro pode ser um factor de mudança.
Com base em algumas horas de conversa de que me lembro bem,acredito que vá agarrar este desafio com a genuina vontade de fazer história.
Oxalá o consiga.
Depois Falamos

Sem comentários: