A falta pouco mais de um ano para as presidenciais começa a animar o "mercado" dos pré candidatos com vários deles a anunciarem que estão a reflectir sobre a possibilidade de avançarem ou não o que significa que estão a olhar para as sondagens para perceberem se são ou candidaturas potencialmente ganhadoras.
São os casos, até ao momento, de Marques Mendes, Gouveia e Melo e António José Seguro.
Curiosamente três candidatos da área do centro democratico, que vai do centro direita á esquerda moderada, e que são três potencais vencedores caso enfrentem o veredito das urnas.
Sendo mais ou menos certo que dificilmente haverá espaço para avançarem os três em simultâneo pelo que é bem possível que pelo menos um deles desista após terminar a reflexão deixando o confronto eleitoral para os outros dois.
Mas falta um ano.
E por isso a estes pré candidatos podem juntar-se outros quer da área do PSD quer da área do PS, que são as duas das quais sairá quase obrigatoriamente o vencedor, como também os inevitáveis candidatos da extrema esquerda que nem para levar a sério são porque apenas querem tempo de antena para venderem o seu "peixe" e depois ou desistem a favor do candidato de centro esquerda ou tem o resultado eleitoral ridiculo que cada vez mais caracteriza essas forças políticas.
Falta saber o que fará o Chega, e o peso político desse partido não pode ser subestimado porque não é indiferente ao resultado final apresentarem candidato próprio ou apoiarem o candidato de centro direita, mas essa é uma dúvida que só mais para diante será esclarecida.
Para já são estes os pré candidatos.
Outros virão e quem sabe se não aparecerá uma boa surpresa.
Na fotografia que ilustra este texto estão Pedro Passos Coelho e José Manuel Durão Barroso.
O primeiro tem-se mantido em silêncio sobre as presidenciais enquanto o segundo já declarou que não será candidato.
E cito-os apenas porque são duas personalidades em quem votaria sem a mínima dúvida, e com muita satisfação porque sei que qualquer um deles seria um excelente President da República, bem ao contrário dos pré candidatos já anunciados que neste momento estão bem longe de me captarem o voto.
Aguardemos pelos próximo capítulos.
E, quem sabe, pelos próximos pré candidatos.
Depois Falamos.
Sem comentários:
Enviar um comentário