quinta-feira, maio 23, 2024

Fim

Chegou ontem ao fim o programa "4àGRANDE" no portal zerozero.pt.
Iniciado em Junho de 2020, terminado em Maio de 2024, com quase duzentos programas emitidos foi desde o primeiro momento uma aposta inovadora do zerozero ao conceber um modelo em que os comentadores eram adeptos do Vitória , do Sporting de Braga e do Boavista (estando lá nessa qualidade de adeptos e não em representação formal dos clubes) prescindindo de ter comentadores afectos a outros três clubes como é vulgar na restante comunicação social.
E por isso ao longo destes anos falou-se essencialmente de Vitória, Braga e Boavista (também se falou dos outros três mas apenas quando jogavam com estes três), da seleção nacional muitas vezes e de futebol nacional e por vezes internacional numa variedade de temas e temáticas que acredito interessantes para os seguidores do programa.
Mas tudo tem um fim e cumprido um ciclo de quase cinco éocas desportivas chegou a hora de terminar.
Creio que no tempo certo porque todos os ciclos tem um início e um fim e o ciclo do "4àGRANDE" estava cumprido com tudo que trouxe de inovação e de diferença em relação a tudo que se vê noutros orgãos de comunicação social.
Espero que o bom exemplo do zerozero frutifique noutras paragens porque quanto a este portal, com o qual tenho o gosto de colaborar há muitos anos, sei que a sua filosofia de tratar a todos de forma isenta e igual vai continuar em futuras iniciativas e futuros programas.
Restam pois os agradecimentos.
Desde logo ao Humberto Ferreira que me convidou para o programa e que foi o moderador da esnagadora maiorias das emissões.
E nas suas ausências ao Igor Gonçalves que foi um substituto à altura.
Depois aos meus colegas de painel que com mais ou menos discussões, mais ou menos momentos de humor e boa disposição, com grandes convergências numas matérias e "terríveis" divergências noutras (especialmente quando os nossos clubes jogavam) foram excelentes parceiros de momentos bem passados.
O José Pedro Pais e o Rui Garrido Pereira do Boavista, o Jorge Sequeira, Fernando Parente e João Miguel Fernandes do Sporting de Braga (peço desculpa se me está a falhar alguém que tenha estado esporadicamente num ou noutro programa) ficarão sempre na boa memória de uma experiência em que gostei de participar e onde acredito que todos soubemos representar os nossos clubes na qualidade de adeptos transmitindo uma imagem civilizada e construtiva do que pode e deve ser o debate futebolístico acima da "clubite" de que todos inevitavelmente sofremos.
Um agradecimento final para o Pedro Teixeira de Carvalho, o Vasco André Rodrigues, a Célia Magalhães e o Vasco Ribeiro (um vitoriano dos quadros do zerozero) os adeptos vitorianos que me substituiram em programas em que não pude estar presente.
E a palavra final sobre o "4àGRANDE" é mesmo esta.
Valeu a pena!
Depois Falamos.

Sem comentários: