segunda-feira, maio 13, 2024

Rescaldo

Um amigo, adepto do Braga e pessoa que gosto de ler e com quem gosto de conversar, dizia-me que o grande clássico do Minho começa uma semana antes e acaba uma semana depois tal a intensidade da rivalidade entre adeptos dos dois clubes. 
Assim é. 
E há casos em que se prolonga indefenidamente como naquela célebre arbitragem de Soares Dias na Pedreira que os vitorianos nunca esquecerão pelo roubo de Sé que constituiu. 
Não tencionava voltar a falar do jogo do passado sábado porque não é por se insistir na nossa razão que alguma coisa vai mudar. 
Mas depois de ler comentários atrás de comentários em murais vitorianos e no desse amigo braguista volto ao assunto apenas para deixar para memória futura dois factos indesmentíveis e que alteraram a verdade desportiva dos jogos entre ambos os clubes nesta época. 
Refiro-me a duas grandes penalidades que ficaram por marcar a favor do Vitória e que a serem assinaladas e transformadas fariam com que na última jornada a questão do quarto lugar ainda estivesse em aberto e não decidida com a ajuda de dois "colinhos" em dois jogos. 
Em Braga há um derrube a Jota Silva e em Guimarães a mão na bola a impedir o golo de Tomás Ribeiro. 
E é bom que aqueles que com toda a arrogância do mundo, e alguns com a falta da educação que os pais lhes deviam ter dado e não deram ou deram e não foram capazes de aprender, se vem gabar do avanço pontual do Braga em relação ao Vitória percebam de uma vez por todas que isso assenta não na verdade desportiva mas em favores dos árbitros e VAR desses jogos. 
Desses e doutros. 
E se para mim o dérbi acaba neste texto o que foi a actuação da arbitragem ao longo do campeonato em jogos do Vitória e do Braga é assunto a que voltarei depois da prova terminada.
Deois Falamos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Para memória futura fica apenas a vitória do Sp. Braga por 2-3. O resto são fait divers e angústias que levaremos para o caixão.. Foi só um jogo, siga a marinha e viva ao Vitória!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo
São também erros grosseiros do VAR, o mesmo nos dois jogos, que deram mais três pontos ao Braga e subtrairam esses três pontos ao VItória. Que juntos a mais uma dezena de pontos que os árbitros deram ao Braga falseiam a classificação do campeonato. Não são fait divers mas factos que geram as angustias quando se vê um futebol mentiroso