domingo, julho 09, 2023

Sugestão de Leitura

 Às vezes temos boas surpresas.
Um destes dias quando comprava no site da FNAC um livro de Antony Beevor apareceu-me como sugestão esta obra de Irmgard A. Hunt.
Achei o titulo sugestivo e o resumo que li despertou a minha curiosidade , que aliado ao preço (apenas 4.50 Euros) me levou a decidir comprar os dois livros.
O de Beevor e este.
Que basicamente são as memórias de infância da autora que nascida em 1934 em Berchtesgaden, o vale alpino onde Hitler e os altos quadros nazis tinham as suas residências de montanha, teve oportunidade de os ver por várias vezes e até por uma vez de contactar com o ditador.
São as memórias algo vagas do período antes da guerra mas já muito consolidadas no que concerne a esta e a tudo que ela envolveu desde a morte do pai, passando pelas dificuldades de toda a ordem que a família passou quando a Alemanha começou a recuar em todas as frentes até à ocupação americana da zona em que viveu desde o seu nascimento até à idade adulta.
É um livro poderoso nas memórias que evoca e no modo como a sua autora narra a forma como progressivamente se foi convencendo dos crimes cometidos pelo seu país e da falência da ideologia nazi.
Sem qualquer dúvida uma visão bem diferente do habitual sobre esse período negro da História da humanidade.
Vale bem a pena ler.
Depois Falamos.

Sem comentários: