sábado, dezembro 25, 2021

Planear

O meu artigo desta semana no zerozero.pt

Deixando de lado a péssima opinião que tenho sobre a forma como Liga e Sport-Tv tratam o futebol em geral e os clubes ( com 3 excepções) em particular não quero ainda assim deixar de fazer mais um reparo à falta de sensibilidade de ambas para o problema em crescendo, como a pandemia, ds dificuldade de acesso dos adeptos aos estádios.
Como é sabido com o recrudescer do covid-19, e ainda por cima com uma variante altamente contagiosa, tornou-se obrigatório que o acesso aos estádios seja apenas facultado aos espectadores que apresentem um teste negativo numa das opções permitidas por lei.
Como é igualmente sabido assiste-se a nível nacional a enormes dificuldades para as pessoas realizarem testes verificando-se que em muitos locais de venda os auto testes estão esgotados , os pontos de testagem são insuficientes gerando longas filas e são muitas as farmácias que não realizam testes por razões de ordem diversa.
Se a isso acrescentarmos que a apresentação de teste é obrigatória em muitos outros sítios, de lares de terceira idade a restaurantes passando por espectáculos de vária ordem, é previsível que a dificuldade em realizar testes se vá intensificar quando em simultâneo eles são necessários em cada vez mais locais.
Daqui se conclui que o vulgar espectador de futebol tem de planear com antecedência a realização dos seus testes de molde a poder efectuar a respectiva marcação nas farmácias onde ela é permitida ou organizar a sua vida de molde a no dia do jogo do seu clube, ou quando muito de véspera porque os testes tem a validade de dois ou três dias conforme antigénios ou PCR, poder efectuar o teste respectivo.
Quero com isto dizer que é completamente inaceitável que a sport-tv , com a cumplicidade da LPFP mais que não seja por inacção, não tenham já programado meia dúzia de jornadas para que as pessoas possam organizar-se com tempo e poderem ir ao estádio ver o seu clube.
Mas não.
Apenas está programada a próxima jornada e não se sabe quando as jornadas seguintes serão disputadas o que impossibilita por completo que o adepto possa marcar os seus testes com a antecedência necessária.
Pode  parecer uma questão menor mas não é.
Porque num tempo em que os clubes vivem dificuldades económicas de toda a ordem, em que ainda não recuperaram de uma época jogada à porta fechada sem bilhética nem receitas de publicidade comparáveis com as anteriores à pandemia, em que perderam muito dinheiro em cotas e em lugares anuais que não venderam e que nalguns casos serão irrecuperáveis, todas as receitas por diminutas que sejam fazem diferença caso não sejam realizadas.
Eu até percebo que perversamente a Sport-tv prefira pessoas em casa no sofá a consumirem publicidade televisiva do que nos estádios a darem-lhes a animação e a cor que apenas os adeptos proporcionam mas não entendo que a LPFP assista calada a este disparate que terá como inevitável consequência as bancadas terem cada vez menos adeptos com tudo que isso traz de negativo ao futebol.
E por isso aqui fica esta crítica que é simultaneamente um alerta.
Se querem , com todas as dificuldades e cuidados que a pandemia lhes põe , espectadores nos estádios ao menos facilitem-lhes a vida em termos de planeamento e permitam que desde já e até , pelo menos, ao fim de Janeiro cada adepto saiba o dia e a hora em que o seu clube vai jogar para poder organizar a sua vida de forma a poder ir ao estádio.
Se não querem...então continuem a marcar jornada a jornada e depois não se admirem de verem as bancadas despidas de público e a tristeza de em casa na televisão se ouvirem treinadores e jogadores a falaram, a gritarem , a proporcionarem um eco nas bancadas vazias que é uma ode á tristeza em que o futebol se pode tornar.

Sem comentários: