sábado, dezembro 04, 2021

Limpinho

Há que dizer, antes de mais, que foi um bom jogo de futebol intensamente disputado pelas duas equipas  que fizeram jus ao facto de ser um dos derbis mais importantes de Portugal.
Posto isto há que reconhecer a absoluta justiça da vitória do Sporting que foi a melhor equipa, a que melhor jogou e a que soube aproveitar algumas das oportunidades que criou para fazer três golos e dar ao marcador uma expressão compatível com o que se viu ao longo dos noventa e tal minutos que o jogo durou.
Entrando desfalcado de duas peças nucleares (Coates e Palhinha) o Sporting fez gala de não dar qualquer importância a isso e foi para cima do adversário desde o primeiro minuto transmitindo a clara sensação de que essa estratégia perturbara o Benfica que estaria à espera de uma entrada em jogo mais retraida por parte dos "leões".
O Sporting marcou cedo, num lance vistoso, voltaria a marcar pouco depois (golo bem anulado por fora de jogo), atiraria uma bole ao poste  e dominou sempre as operações perante um Benfica que nunca se entendeu com a agressividade (por vezes excessiva) dos jogadores leoninos da hora de defender nem com a rapidez e criatividade com que saiam para o ataque.
Na segunda parte o Benfica entrou melhor, conseguiu chegar à baliza leonina e uma ou outra vez com perigo como no lance em que Rafa atirou à barra mas o Sporting nunca se deu por achado e em dois lances de contra ataque, em que veio ao de cima o enorme talento de Matheus Nunes e o sentido de oportunidade de Paulinho , resolveu o jogo em termos definitivos revestindo-se de alguma justiça o tento de honra apontado por Pizzi.
Em suma um Sporting em grande plano, puxando dos seus galões de campeão e reforçando a candidatura ao bi campeonato face a um Benfica que parece claramente em crise de resultados e de confiança mas que ainda está em todas as frentes.
À décima terceira jorndada nada se decide mas quatro pontos de atraso para Sporting e Porto tem o seu peso.
Em termos individuais que grande exibição fez Matheus Nunes. 
As suas arrancadas semearam o pânico na defesa do Benfica e numa delas fez a assistência para o golo de Paulinho noutra fez tudo sozinho passando pela defesa do adversário como faca quente por manteiga  finalizando-a com um remate colocado a fazer o terceiro golo.
Começa a ser demasiado talento para a liga portuguesa e não acredito que fique muito mais tempo no Sporting.
Mas também Luís Neto, Pedro Porro e Ugarte assinaram belas exibições numa equipa que esteve toda ela muito bem.
Depois Falamos.

P.S. Confirmou-se que há jogos que é divertido ver na Benfica Tv.

Sem comentários: