sábado, dezembro 18, 2021

Talento

Lewis Hamilton é seguramente um dos maiores pilotos da história da fórmula um e os seus sete títulos mundiais assim o atestam porque ninguém ganha sete campeonatos, mesmo em condições muito favoráveis, sem ter imenso talento.
Agora que as condições favoráveis existem isso é inegável.
Desde logo porque conta com o melhor carro e o Mercedes tem sido nestes últimos anos melhor ou até muito melhor que a concorrência permitindo aos seus pilotos, e nomeadamente a Hamilton, uma clara vantagem sobre a concorrência.
E depois a falta de concorrência que de facto dê outra competividade ao campeonato.
Agora com Max Verstappen, novo campeão mundial,  as coisas mudaram mas nos anos anteriores quase se pode dizer que Lewis Hamilton correu sozinho face à inexistência de quem com ele pudesse disputar o título.
Sebastien Vettel atravessa uma prolongada crise, Fernando Alonso já não é o piloto que ganhou dois mundiais (nem tem carro para isso), Kimi Raikkonen terminou esta época uma carreira que nos ultimos anos foi discreta e para lá destes três ex campeões do mundo existem pilotos prometedores ( Charles Leclerc, Lando Norris, Carlos Sainz, etc) mas que ainda não estão à altura de disputarem o título mundial.
E por isso quando olhamos para esta fotografia que nos lembra o tempo em que Senna, Prost, Mansell e Piquet disputavam nas pistas o triunfo nas corridas e no campeonato temos de concluir que a F1 evoluiu imenso na tecnologia mas andou para trás em termos da qualidade dos pilotos com a consequente inerência na falta de interesse de muitas corridas.
Sinal dos tempos e uma saudade sem remédio desses longos anos em que o talento dos pilotos era muito mais importante, em termos de decisão de corridas, do que a qualidade e a evolução tecnológica das máquinas.
Depois Falamos.

Sem comentários: